11997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Elementos de convencimento em propagandas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre elementos de convencimento em propagandas

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano (PL 02) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado da aula constante no PL 01 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo, etc.

Preparação para a aula: Para essa aula projete ou imprima as duas propagandas trabalhadas no INPUT da unidade e imprima as sete propagandas trabalhadas no OUTPUT. Faça a impressão em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos. Se você optar por confeccionar cartazes na atividade de OUTPUT, você também deverá providenciar sete cartolinas.

Propagandas input

Propagandas output

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com as manchetes acima para que eles possam refletir sobre qual será a temática da aula. Caso não seja possível projetar o slide, você pode elaborar um cartaz com as manchetes.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para os dizeres das manchetes que fazem referência tanto à temática das mulheres quanto ao gênero propaganda. Mostre o slide do context antes de apresentar o objetivo, pois isso possibilitará aos alunos utilizarem a estratégia de previsão (prediction) como estratégia de pré-leitura.

Sugestões de perguntas:

  • By reading the headlines, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: women and ads; female representation, stereotype, etc)
  • What are the keywords of each one of the headlines? (Espera-se que os alunos respondam algo como: headline 1: ads, female representation; headline 2: advertisements, sexist, men, women; headline 3: women, advertising; headline 4: advertising, idealised, women. Os alunos podem acrescentar outras palavras que eles julgarem convenientes. O importante é que não ultrapassem o limite de 4 palavras e que os termos relacionados a mulher e propaganda estejam presentes. Além disso, como pré-requisito para essa aula, é necessário que os alunos tenham conhecimento da estratégia de leitura utilizando palavras-chave e que saibam fazer uso dela).
  • We are going to read some texts. Based on the headlines, what kind of text do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements. No entanto, se eles responderem algo como: news, peça para que eles tentem prever o texto que será lido por meio das palavras-chave que eles elencaram. Dessa forma, provavelmente, eles remeterão à propaganda)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Analisar duas propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como o gênero propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais.

Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos façam a análise das duas propagandas coletivamente. Para mais informações acerca das propagandas selecionados, consulte o guidelines for the teacher.

Sugestões de questionamentos:

Advertisement 1

What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a male shoe, a male brand)

What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: A catchphrase (Keep her where she belongs) and a naked, young, blond, beautiful woman. Se os alunos não se atentarem, nesse ponto é importante você mostrar como a figura da mulher tem funcionado como recurso persuasivo para convencer o leitor a adquirir um produto. Ela aparece em propagandas masculinas, femininas, de produtos alimentícios, dentre outros, ou seja, a imagem da mulher é um poderoso recurso persuasivo das empresas publicitárias)

How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: she is represented as a person who is nothing; who must obey men; who is inferior to the men; as an object)

Advertisement 2

What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo: the ad is advertising BIC brand)

What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a beautiful woman, modern woman, four catchphrases (Look like a girl. Act like a lady. Think like a man. Work like a boss). Aqui é interessante - caso os alunos não percebam - você chamar a atenção para o machismo/sexismo presente nas frases de efeito de ambas as propagandas. Esse aspecto aproxima a propaganda 1 da propaganda 2, ou seja, mantém o sentido de mulher como ser inferior ao homem. Embora a mulher da propaganda 2 não esteja objetificada como na propaganda 1, os dizeres da propaganda, ou seja, as frases de efeito, também a inferiorizam. Outro aspecto importante a se destacar é que a imagem da propaganda 2 produz um dizer sobre a mulher que vai de encontro às frases de efeito )

How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: beautiful, young, slim, modern, business woman)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Analisar propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como reconhecer a propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais

Orientações: Fizemos uma seleção de sete propagandas utilizando mulheres enquanto recurso persuasivo. Para cada propaganda selecionada, fizemos uma ficha técnica, constando as principais informações acerca dela, de modo que os alunos tenham um melhor embasamento para a análise/leitura que irão realizar. Divida os alunos em grupos de 4 e entregue para cada grupo uma propaganda impressa com sua respectiva ficha técnica.

A análise/leitura será feita tomando por base os questionamentos trabalhados no INPUT. Cada grupo deve ler a propaganda e a ficha técnica correspondente a ela e fazer uma apresentação oral para a classe, respondendo aos seguintes questionamentos:

When and where was the ad produced?

What is the ad advertising?

What persuasive resources were used?

How is the woman represented in the ad?

Tomamos o cuidado de escolher propagandas de países variados, para que os alunos possam construir a representação feminina de uma maneira mais ampla e observar o uso de recursos persuasivos por parte de produtores de diferentes países. As propagandas sugeridas para análise e as fichas técnicas podem ser acessadas aqui. Ao final das apresentações, peça para os alunos votarem naquela que eles julgarem mais persuasiva e justificarem essa escolha.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer uma leitura autônoma e consciente das propagandas

Orientações: Faça questionamentos aos alunos e depois que eles responderem oralmente, mostre a eles um slide com o resumo da aula. Sugerimos dois questionamentos.

What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read an advertisement; to understand the message that is implicit in the ads; to identify persuasive resources; to analyze women’s representation in the ads.

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: inference, prediction, genre identification, background knowledge, key-words

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano (PL 02) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado da aula constante no PL 01 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo, etc.

Preparação para a aula: Para essa aula projete ou imprima as duas propagandas trabalhadas no INPUT da unidade e imprima as sete propagandas trabalhadas no OUTPUT. Faça a impressão em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos. Se você optar por confeccionar cartazes na atividade de OUTPUT, você também deverá providenciar sete cartolinas.

Propagandas input

Propagandas output

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com as manchetes acima para que eles possam refletir sobre qual será a temática da aula. Caso não seja possível projetar o slide, você pode elaborar um cartaz com as manchetes.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para os dizeres das manchetes que fazem referência tanto à temática das mulheres quanto ao gênero propaganda. Mostre o slide do context antes de apresentar o objetivo, pois isso possibilitará aos alunos utilizarem a estratégia de previsão (prediction) como estratégia de pré-leitura.

Sugestões de perguntas:

  • By reading the headlines, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: women and ads; female representation, stereotype, etc)
  • What are the keywords of each one of the headlines? (Espera-se que os alunos respondam algo como: headline 1: ads, female representation; headline 2: advertisements, sexist, men, women; headline 3: women, advertising; headline 4: advertising, idealised, women. Os alunos podem acrescentar outras palavras que eles julgarem convenientes. O importante é que não ultrapassem o limite de 4 palavras e que os termos relacionados a mulher e propaganda estejam presentes. Além disso, como pré-requisito para essa aula, é necessário que os alunos tenham conhecimento da estratégia de leitura utilizando palavras-chave e que saibam fazer uso dela).
  • We are going to read some texts. Based on the headlines, what kind of text do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements. No entanto, se eles responderem algo como: news, peça para que eles tentem prever o texto que será lido por meio das palavras-chave que eles elencaram. Dessa forma, provavelmente, eles remeterão à propaganda)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Analisar duas propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como o gênero propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais.

Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos façam a análise das duas propagandas coletivamente. Para mais informações acerca das propagandas selecionados, consulte o guidelines for the teacher.

Sugestões de questionamentos:

Advertisement 1

What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a male shoe, a male brand)

What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: A catchphrase (Keep her where she belongs) and a naked, young, blond, beautiful woman. Se os alunos não se atentarem, nesse ponto é importante você mostrar como a figura da mulher tem funcionado como recurso persuasivo para convencer o leitor a adquirir um produto. Ela aparece em propagandas masculinas, femininas, de produtos alimentícios, dentre outros, ou seja, a imagem da mulher é um poderoso recurso persuasivo das empresas publicitárias)

How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: she is represented as a person who is nothing; who must obey men; who is inferior to the men; as an object)

Advertisement 2

What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo: the ad is advertising BIC brand)

What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a beautiful woman, modern woman, four catchphrases (Look like a girl. Act like a lady. Think like a man. Work like a boss). Aqui é interessante - caso os alunos não percebam - você chamar a atenção para o machismo/sexismo presente nas frases de efeito de ambas as propagandas. Esse aspecto aproxima a propaganda 1 da propaganda 2, ou seja, mantém o sentido de mulher como ser inferior ao homem. Embora a mulher da propaganda 2 não esteja objetificada como na propaganda 1, os dizeres da propaganda, ou seja, as frases de efeito, também a inferiorizam. Outro aspecto importante a se destacar é que a imagem da propaganda 2 produz um dizer sobre a mulher que vai de encontro às frases de efeito )

How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: beautiful, young, slim, modern, business woman)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Analisar propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como reconhecer a propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais

Orientações: Fizemos uma seleção de sete propagandas utilizando mulheres enquanto recurso persuasivo. Para cada propaganda selecionada, fizemos uma ficha técnica, constando as principais informações acerca dela, de modo que os alunos tenham um melhor embasamento para a análise/leitura que irão realizar. Divida os alunos em grupos de 4 e entregue para cada grupo uma propaganda impressa com sua respectiva ficha técnica.

A análise/leitura será feita tomando por base os questionamentos trabalhados no INPUT. Cada grupo deve ler a propaganda e a ficha técnica correspondente a ela e fazer uma apresentação oral para a classe, respondendo aos seguintes questionamentos:

When and where was the ad produced?

What is the ad advertising?

What persuasive resources were used?

How is the woman represented in the ad?

Tomamos o cuidado de escolher propagandas de países variados, para que os alunos possam construir a representação feminina de uma maneira mais ampla e observar o uso de recursos persuasivos por parte de produtores de diferentes países. As propagandas sugeridas para análise e as fichas técnicas podem ser acessadas aqui. Ao final das apresentações, peça para os alunos votarem naquela que eles julgarem mais persuasiva e justificarem essa escolha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer uma leitura autônoma e consciente das propagandas

Orientações: Faça questionamentos aos alunos e depois que eles responderem oralmente, mostre a eles um slide com o resumo da aula. Sugerimos dois questionamentos.

What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read an advertisement; to understand the message that is implicit in the ads; to identify persuasive resources; to analyze women’s representation in the ads.

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: inference, prediction, genre identification, background knowledge, key-words

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano