11929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

POR: Juliana Nair dos Santos Silva 25/02/2019
Código: CIE2_04V&E02

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Plano de Aula de Ciências para 2º Ano do EF sobre O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Fichas do jogo “Quem é que é” disponíveis em materiais complementares. Computadores para pesquisa ou livros, revistas, jornais e outros materiais que possam proporcionar aos alunos informações sobre animais (nome, habitat e curiosidades).

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Dê início à aula perguntando aos alunos quem cuida de algum animal em casa. Após alguns alunos partilharem quais são seus bichinhos de estimação, anote exemplos no quadro e questione se eles são domésticos ou silvestres. Se os alunos não souberem do que se trata o termo “animais silvestres”, diga que vão descobrir ao longo da aula. Dentre os que sabem, a maioria dirá que os animais citados são domésticos, faça este registro no quadro também e qualquer outro que possa ser diferente. Mencione, por fim, que haverá retomada dessas anotações antes do término da aula.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Passe aos alunos o trailer oficial do filme Amazônia, disponível no link indicado abaixo. Caso a escola não possua um meio de passar o vídeo, você poderá contar aos alunos a história do macaco Castanha: trata-se de um animal silvestre (macaco-prego), que nasceu e foi criado em cativeiro (na cidade) e quando vendido para um circo, durante seu transporte, acabou caindo na Floresta Amazônica. Lá aprende a viver com os animais que não conhecia, enfrenta muitas dificuldades e aventuras para ter uma vida como a de outros seres que nasceram nesse ambiente natural. Após passar o trailer (ou contar a história) peça que os alunos reflitam sobre essas dificuldades. Será que o macaco Castanha conseguirá sobreviver? E se um macaco que nasceu na floresta fosse retirado do seu ambiente natural e levado para a cidade, como seria? Quais as dificuldades neste caso? O objetivo neste momento é que eles comecem a entender as diferenças entre os animais silvestres (ou selvagens), nascidos em ambiente natural, sem interferência do ser humano, e os animais domésticos, que já passam por cuidados e intervenções humanas há muitas gerações.

Link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8SiwtoK2H8w

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ampliando a discussão do vídeo apresentado na seção Contexto, indague ao alunos quais as principais diferenças entre os animais domésticos e os animais silvestres, levando em consideração principalmente o modo de vida (nicho ecológico) de cada um bem como os instintos de sobrevivência. Com base nesta questão darão início à pesquisa para elaboração do jogo, na etapa seguinte, Mão na massa. No fim da aula, espera-se que os alunos tenham concluído esta resposta.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A primeira parte do jogo é marcada pela pesquisa que os alunos farão sobre os animais: quem são, como são, onde vivem, se são domésticos ou silvestres e curiosidades que possam apresentar. Divida a sala em duplas e forneça materiais variados aos alunos, como computador com acesso à internet para sites de busca (seguem links abaixo como sugestão), livros, revistas e até jornais, de acordo com a disponibilidade da sua escola. Deixe que os alunos anotem todas as informações que julgarem pertinentes e, em seguida, oriente-os na produção das fichas para o jogo “Quem é que é”. As fichas base estão disponíveis nos materiais complementares, basta imprimir o número de cópias correspondente ao número de animais do jogo [Frente (carta 1): características dos animais; Verso (carta 2): imagem do animal]. Os alunos poderão ter contato com diversos animais de sua região e também com espécies de outros biomas. É importante que neste momento, caso os alunos optem por descrever animais exóticos, este conceito seja introduzido.*

*Obs: O tema animais nativos e exóticos será mais bem trabalhado no plano CIE2_04VE06.

Links para pesquisa:

  • Geral

https://www.google.com.br/

  • Zoológico virtual:

http://virtualzoo.herokuapp.com/

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/os-animais

  • Animais dos ecossistemas brasileiros

http://euamomeusanimais.com.br/conheca-seis-animais-pantanal/

https://www.auroraeco.com.br/blog/top-10-animais-da-amazonia/

https://www.infoescola.com/biomas/fauna-da-caatinga/

https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/

  • Animais domésticos e silvestres

http://animais.mundoentrepatas.com/animais-domesticos.htm

Livros:

Kindersley, D. Enciclopédia animal. Editora Ciranda Cultural: São Paulo, 2004. P. 160

Baron, E. C. Minha primeira enciclopédia de animais. Editora Girassol. Coleção Descobrindo o mundo: São Paulo, 2004. P. 133

Lebrun, S. Riffard, C. Animais domésticos. Editorial Presença. 2015. P. 32.

Títulos de revistas:

Bicharada

Meu PET

Terra da Gente

Mão na massa select-down

Orientações: A segunda parte do jogo será a finalização do tabuleiro com a formulação das regras*. A ideia norteadora consiste no duelo entre dois participantes (ou dois times com número maior de jogadores envolvidos), cada um com o deck de 10 a 15 cartas (jogador ou time A com as cartas de número 1 e jogador ou time B com as cartas de número 2). O objetivo é adivinhar os animais por meio da descrição de suas características, semelhante ao jogo “Cara a cara”, mas, neste caso, um lado estará com a imagem e o outro com ficha técnica. Vale ressaltar que esta é a ideia norteadora, mas, como os alunos são os protagonistas desta criação, novas facetas do jogo poderão surgir, fato que enriquecerá muito a aula. Finalize com uma rodada breve, a fim de adivinharem um ou dois animais apenas para teste do jogo. Posteriormente à aula, os alunos poderão jogar, e a escola terá este material para uso de outras turmas também.

*O modelo de tabuleiro e documento base para transcrever as regras elaboradas pelos alunos encontra-se nos materiais complementares.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para sistematizar o conteúdo trabalhado é importante retomar a Questão disparadora e ouvir dos alunos o que acham. Direcione a discussão para um resumo a fim de pontuar as principais características dos animais domésticos e silvestres, considerando ainda a anotação do início da aula sobre os animais de estimação das crianças. A classificação feita de acordo com os conhecimentos prévios deles estava correta? Se sim reforce, caso contrário reflitam em conjunto para que eles possam ressignificar o raciocínio daquele momento. Comente também sobre os animais do filme e os escolhidos para o jogo, priorize em seus exemplos espécies brasileiras, da fauna da região onde vivem. Fale das características adaptativas de sobrevivência e da importância de viverem seguros em seu lugar de origem e, por consequência, da nossa responsabilidade em cuidar dos meios urbano, rural, campos e natureza selvagem onde habitam. Caso os alunos tragam casos pessoais ou de familiares que possuem animais silvestres em cativeiro, como papagaio, jabuti e outros, explique sobre a comercialização correta, uso de anilhas que identificam se o animal já nasceu em criadouro reconhecido pelo Ibama e não foi retirado indevidamente da natureza, sofrendo, muitas vezes, até maus tratos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Fichas do jogo “Quem é que é” disponíveis em materiais complementares. Computadores para pesquisa ou livros, revistas, jornais e outros materiais que possam proporcionar aos alunos informações sobre animais (nome, habitat e curiosidades).

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Dê início à aula perguntando aos alunos quem cuida de algum animal em casa. Após alguns alunos partilharem quais são seus bichinhos de estimação, anote exemplos no quadro e questione se eles são domésticos ou silvestres. Se os alunos não souberem do que se trata o termo “animais silvestres”, diga que vão descobrir ao longo da aula. Dentre os que sabem, a maioria dirá que os animais citados são domésticos, faça este registro no quadro também e qualquer outro que possa ser diferente. Mencione, por fim, que haverá retomada dessas anotações antes do término da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Passe aos alunos o trailer oficial do filme Amazônia, disponível no link indicado abaixo. Caso a escola não possua um meio de passar o vídeo, você poderá contar aos alunos a história do macaco Castanha: trata-se de um animal silvestre (macaco-prego), que nasceu e foi criado em cativeiro (na cidade) e quando vendido para um circo, durante seu transporte, acabou caindo na Floresta Amazônica. Lá aprende a viver com os animais que não conhecia, enfrenta muitas dificuldades e aventuras para ter uma vida como a de outros seres que nasceram nesse ambiente natural. Após passar o trailer (ou contar a história) peça que os alunos reflitam sobre essas dificuldades. Será que o macaco Castanha conseguirá sobreviver? E se um macaco que nasceu na floresta fosse retirado do seu ambiente natural e levado para a cidade, como seria? Quais as dificuldades neste caso? O objetivo neste momento é que eles comecem a entender as diferenças entre os animais silvestres (ou selvagens), nascidos em ambiente natural, sem interferência do ser humano, e os animais domésticos, que já passam por cuidados e intervenções humanas há muitas gerações.

Link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8SiwtoK2H8w

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ampliando a discussão do vídeo apresentado na seção Contexto, indague ao alunos quais as principais diferenças entre os animais domésticos e os animais silvestres, levando em consideração principalmente o modo de vida (nicho ecológico) de cada um bem como os instintos de sobrevivência. Com base nesta questão darão início à pesquisa para elaboração do jogo, na etapa seguinte, Mão na massa. No fim da aula, espera-se que os alunos tenham concluído esta resposta.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A primeira parte do jogo é marcada pela pesquisa que os alunos farão sobre os animais: quem são, como são, onde vivem, se são domésticos ou silvestres e curiosidades que possam apresentar. Divida a sala em duplas e forneça materiais variados aos alunos, como computador com acesso à internet para sites de busca (seguem links abaixo como sugestão), livros, revistas e até jornais, de acordo com a disponibilidade da sua escola. Deixe que os alunos anotem todas as informações que julgarem pertinentes e, em seguida, oriente-os na produção das fichas para o jogo “Quem é que é”. As fichas base estão disponíveis nos materiais complementares, basta imprimir o número de cópias correspondente ao número de animais do jogo [Frente (carta 1): características dos animais; Verso (carta 2): imagem do animal]. Os alunos poderão ter contato com diversos animais de sua região e também com espécies de outros biomas. É importante que neste momento, caso os alunos optem por descrever animais exóticos, este conceito seja introduzido.*

*Obs: O tema animais nativos e exóticos será mais bem trabalhado no plano CIE2_04VE06.

Links para pesquisa:

  • Geral

https://www.google.com.br/

  • Zoológico virtual:

http://virtualzoo.herokuapp.com/

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/os-animais

  • Animais dos ecossistemas brasileiros

http://euamomeusanimais.com.br/conheca-seis-animais-pantanal/

https://www.auroraeco.com.br/blog/top-10-animais-da-amazonia/

https://www.infoescola.com/biomas/fauna-da-caatinga/

https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/

  • Animais domésticos e silvestres

http://animais.mundoentrepatas.com/animais-domesticos.htm

Livros:

Kindersley, D. Enciclopédia animal. Editora Ciranda Cultural: São Paulo, 2004. P. 160

Baron, E. C. Minha primeira enciclopédia de animais. Editora Girassol. Coleção Descobrindo o mundo: São Paulo, 2004. P. 133

Lebrun, S. Riffard, C. Animais domésticos. Editorial Presença. 2015. P. 32.

Títulos de revistas:

Bicharada

Meu PET

Terra da Gente

Orientações: A segunda parte do jogo será a finalização do tabuleiro com a formulação das regras*. A ideia norteadora consiste no duelo entre dois participantes (ou dois times com número maior de jogadores envolvidos), cada um com o deck de 10 a 15 cartas (jogador ou time A com as cartas de número 1 e jogador ou time B com as cartas de número 2). O objetivo é adivinhar os animais por meio da descrição de suas características, semelhante ao jogo “Cara a cara”, mas, neste caso, um lado estará com a imagem e o outro com ficha técnica. Vale ressaltar que esta é a ideia norteadora, mas, como os alunos são os protagonistas desta criação, novas facetas do jogo poderão surgir, fato que enriquecerá muito a aula. Finalize com uma rodada breve, a fim de adivinharem um ou dois animais apenas para teste do jogo. Posteriormente à aula, os alunos poderão jogar, e a escola terá este material para uso de outras turmas também.

*O modelo de tabuleiro e documento base para transcrever as regras elaboradas pelos alunos encontra-se nos materiais complementares.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para sistematizar o conteúdo trabalhado é importante retomar a Questão disparadora e ouvir dos alunos o que acham. Direcione a discussão para um resumo a fim de pontuar as principais características dos animais domésticos e silvestres, considerando ainda a anotação do início da aula sobre os animais de estimação das crianças. A classificação feita de acordo com os conhecimentos prévios deles estava correta? Se sim reforce, caso contrário reflitam em conjunto para que eles possam ressignificar o raciocínio daquele momento. Comente também sobre os animais do filme e os escolhidos para o jogo, priorize em seus exemplos espécies brasileiras, da fauna da região onde vivem. Fale das características adaptativas de sobrevivência e da importância de viverem seguros em seu lugar de origem e, por consequência, da nossa responsabilidade em cuidar dos meios urbano, rural, campos e natureza selvagem onde habitam. Caso os alunos tragam casos pessoais ou de familiares que possuem animais silvestres em cativeiro, como papagaio, jabuti e outros, explique sobre a comercialização correta, uso de anilhas que identificam se o animal já nasceu em criadouro reconhecido pelo Ibama e não foi retirado indevidamente da natureza, sofrendo, muitas vezes, até maus tratos.

O MUNDO ANIMAL: ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES

2º ano

Objetivos de aprendizagem

Diferenciar animais domésticos de animais silvestres; selvagens (livres e em cativeiro). Conhecer espécies de animais domésticos e silvestres bem como as características do ambiente em que vivem; Exercitar a pesquisa em grupo e produzir materiais lúdicos sob a luz de informações científicas.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-los ao ambiente em que eles vivem.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes