Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Regina
Habilidade da BNCC
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)
Objetivos específicos
Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Conceito-chave
função afim
Conhecimentos prévios
Plano cartesiano, leitura de tabelas.
Recursos necessários
- Peças do quebra-cabeça impressas
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 MINUTOS
Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Relacionar a função com a tabela
Discuta com a turma:
- Qual operação está sendo realizada com x para chegar no valor de y?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido:18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 11 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.
raio x
Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)
Orientação: Atividade Individual.
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?
Materiais Complementares:
raio x
Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)
Orientação: Atividade Individual.
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?
Materiais Complementares:
raio x
Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)
Orientação: Atividade Individual.
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?
Materiais Complementares: