11290
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Quebra cabeça de funções!

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Plano cartesiano, leitura de tabelas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina



Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)




Objetivos específicos

Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Conceito-chave

função afim

Conhecimentos prévios

Plano cartesiano, leitura de tabelas.

Recursos necessários

  • Peças do quebra-cabeça impressas
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 MINUTOS

Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Relacionar a função com a tabela

Discuta com a turma:

  • Qual operação está sendo realizada com x para chegar no valor de y?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Jogo Quebra-cabeça de funções

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 11 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina



Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)




Objetivos específicos

Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Conceito-chave

função afim

Conhecimentos prévios

Plano cartesiano, leitura de tabelas.

Recursos necessários

  • Peças do quebra-cabeça impressas
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 MINUTOS

Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Relacionar a função com a tabela

Discuta com a turma:

  • Qual operação está sendo realizada com x para chegar no valor de y?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Jogo Quebra-cabeça de funções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 11 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.

Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.

Discuta com a turma:

  • Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
  • Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
  • Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12, 13 e 14)

Orientação: Atividade Individual.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Tabelas, gráficos e funções, representam a mesma coisa?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano