Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.
Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.
Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.
Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e auxilie os alunos no aprendizado da utilização básica da interface do GeoGebra.
Propósito: Apresentar o aplicativo gráfico GeoGebra.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem do uso de uma ferramenta tecnológica para a construção gráfica?
Atividade Principal
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.
Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
- É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenções. Caso algum aluno apresente dificuldades no uso do aplicativo GeoGebra auxilie-o com a ferramenta.
Propósito: Desenvolver a análise do gráfico da função com auxílio de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças em construir um gráfico através do aplicativo ao invés do papel?
- É possível construir qualquer tipo de gráfico utilizando o GeoGebra?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
- A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
- Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
- A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
- Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 11 ).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Aproveite para discutir com os alunos sobre a influência dos coeficientes angular e linear e estimule os alunos a expor suas conclusões a respeito da análise dos gráficos.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos no uso dos recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Qual a facilidade que o recurso tecnológico trouxe na solução do problema?
- A comparação dos diferentes gráficos é facilitada pelo recurso tecnológico?
- Quais informações sobre o gráfico são possíveis obter com a utilizando o GeoGebra?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade enfatizando as possibilidades de uso da tecnologia na discussão e análise do gráfico da função. Aproveite este tempo para questionar os alunos sobre sua experiência com o uso deste recurso.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais outras possibilidades de uso de tecnologia na Matemática?
- Você conhece outro recurso tecnológico que seja utilizado no estudo da Matemática?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções. Caso os alunos não tenham acesso ao Geogebra é possível construir os gráficos em uma folha quadriculada e realizar as mesmas análises. Neste caso, será necessário um tempo maior para a execução da atividade.
Propósito: Examinar a habilidade na construção do gráfico com auxílio do programa GeoGebra e da interpretação do gráfico da função.
Discuta com a turma:
- O uso das tecnologias é importante no estudo da função?
- Baseado no exercício, a partir da observação de vários exemplos, podemos estabelecer generalizações apropriadas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar