Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: No slide 3, projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, questione os alunos sobre exemplos de conjuntos e como é possível representá-los.
No slide 4, peça que, individualmente, os alunos leiam os conceitos apresentados. Em seguida, no slide 5, apresente para os alunos o exemplo aplicado, relacionando com os conceitos apresentados anteriormente. Aproveite para discutir com os alunos sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de representação, explorando suas limitações e possibilidades.
Propósito: Retomar o conceito de representação de conjuntos
Discuta com a turma:
- Dada a definição de conjuntos apresentada, quais exemplos de conjuntos podemos destacar?
- Quais as formas que você conhece para representar um conjunto?
- Existe somente uma forma de se representar um conjunto?
- O que significa a ideia de listar elementos?
- O que é definir uma propriedade de um elemento?
- Quais principais diferenças em cada tipo de representação?
- Quais as principais semelhanças em cada tipo de representação?
- É possível listar as vantagens e limitações de cada tipo? Encoraje as alunos que o façam atrave? de exemplos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: No slide 3, projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, questione os alunos sobre exemplos de conjuntos e como é possível representá-los.
No slide 4, peça que, individualmente, os alunos leiam os conceitos apresentados. Em seguida, no slide 5, apresente para os alunos o exemplo aplicado, relacionando com os conceitos apresentados anteriormente. Aproveite para discutir com os alunos sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de representação, explorando suas limitações e possibilidades.
Propósito: Retomar o conceito de representação de conjuntos
Discuta com a turma:
- Dada a definição de conjuntos apresentada, quais exemplos de conjuntos podemos destacar?
- Quais as formas que você conhece para representar um conjunto?
- Existe somente uma forma de se representar um conjunto?
- O que significa a ideia de listar elementos?
- O que é definir uma propriedade de um elemento?
- Quais principais diferenças em cada tipo de representação?
- Quais as principais semelhanças em cada tipo de representação?
- É possível listar as vantagens e limitações de cada tipo? Encoraje as alunos que o façam atrave? de exemplos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: No slide 3, projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, questione os alunos sobre exemplos de conjuntos e como é possível representá-los.
No slide 4, peça que, individualmente, os alunos leiam os conceitos apresentados. Em seguida, no slide 5, apresente para os alunos o exemplo aplicado, relacionando com os conceitos apresentados anteriormente. Aproveite para discutir com os alunos sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de representação, explorando suas limitações e possibilidades.
Propósito: Retomar o conceito de representação de conjuntos
Discuta com a turma:
- Dada a definição de conjuntos apresentada, quais exemplos de conjuntos podemos destacar?
- Quais as formas que você conhece para representar um conjunto?
- Existe somente uma forma de se representar um conjunto?
- O que significa a ideia de listar elementos?
- O que é definir uma propriedade de um elemento?
- Quais principais diferenças em cada tipo de representação?
- Quais as principais semelhanças em cada tipo de representação?
- É possível listar as vantagens e limitações de cada tipo? Encoraje as alunos que o façam atrave? de exemplos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos representem a relação quantidade de passageiros e preço de passagem sem fazer nenhuma intervenção. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.
Propósito: Desenvolver o conceito de relação de conjuntos através de diagramas.
Discuta com a turma:
- Quais informações devem estar contidas na representação de um problema?
- Quais as dificuldades em representar este tipo de situação neste problema? Existe alguma dificuldade que pode aparecer em outros tipos de problema? Quais?
- Quais as principais vantagens e dificuldades as representações apresentadas pela turma?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Apresente aos alunos a resolução por meio de tabela, evidenciando a relação entre as variáveis e destacando a apresentação das informações.
Após discutir sobre o uso da tabela na representação de uma função no slide 7, passe para o slide 8 e explore com os alunos sobre a representação por meio de diagramas. Dê um destaque para a organização e interpretação dos dados a partir do diagrama de flechas.
Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre conjuntos.
Discuta com a turma:
- Quais são as vantagens na representação das variáveis por meio de uma tabela?
- Quais são as desvantagens na representação das variáveis por meio de uma tabela?
- Esta solução foi parecida com a solução apresentada pelos alunos? Quais são as principais similaridades e diferenças?
- Quais as principais semelhanças e diferenças nas representações por meio de tabela e diagrama de flechas?
- É possível interpretar todos os dados do problema de maneira clara?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Após discutir sobre o uso da tabela na representação de uma função, explore com os alunos sobre a representação por meio de diagramas. De um destaque a organização e interpretação dos dados a partir do diagrama de flechas.
Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre conjuntos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais semelhanças e diferenças nas representações por meio de tabela e diagrama de flechas?
- É possível interpretar todos os dados do problema de maneira clara?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Deixe que os alunos observem o exemplo apresentado e, em seguida, faça a leitura da situação apresentada.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como os elementos se relacionam? O que é sucessor?
- Todos os números do conjunto A tem um elemento respectivo em B? (Explore o conceito de imagem)
- Todo elemento do conjunto B é imagem de A? Quais não são?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça a leitura do conceito apresentado juntamente com os alunos, observando o exemplo dado no slide anterior. Discuta com os alunos sobre diferença entre os conjuntos, evidenciando a associação entre o contradomínio e o conjunto imagem.
Propósito: Sistematizar as aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- De que forma os conjuntos se relacionam?
- Dê um exemplo em que o conjunto imagem é idêntico ao contradomínio.
- Qual a relação entre o contradomínio e o conjunto imagem?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre conjuntos.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre domínio e contradomínio? Como o conjunto imagem está inserido nesta relação?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.
Discuta com a turma:
- Quais as possibilidades de representação dos conjuntos apresentados? Mostre aos alunos que é possível representar os conjuntos domínio, contradomínio e imagem de diferentes formas.
- Discuta sobre as melhores maneiras de se representar um conjunto de acordo com o número de dados.Existe alguma restrição para os valores a serem utilizados nos conjuntos domínio, contradomínio e imagem?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Professor, recomenda-se a leitura do artigo, em especial a Atividade II : O lúdico associado à resolução de problemas e jogos no ensino e aprendizagem de funções: uma abordagem diferenciada escrito por Adriana Eleutério Souza.