Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a relação de proporcionalidade ou não entre duas grandezas.
  • Distinguir a proporcionalidade direta ou inversa entre duas grandezas.
  • Expressar, por meio de uma expressão algébrica, a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
  • Representar no plano cartesiano os gráficos correspondentes à variação de proporcionalidade entre duas grandezas (direta ou inversamente proporcionais).
  • Identificar em situações problema a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
  • Modelar por meio de uma expressão algébrica ou graficamente uma situação-problema contextualizada que envolva a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
  • Resolver problemas que envolvam a proporcionalidade entre duas grandezas (direta ou inversamente proporcionais).
  • Elaborar problemas que envolvam a proporcionalidade direta entre duas grandezas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

A habilidade EF08MA12 implica a exploração de situações problema envolvendo números racionais que indicam razão,
a ideia de proporcionalidade, a identificação da natureza da variação de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais ou não proporcionais, a associação de diferentes formas de representar grandezas direta ou inversamente proporcionais incluindo representações gráficas, algébricas e no plano cartesiano, bem como perceber que a representação algébrica das relações proporcionais nada mais é do que a declaração de igualdade entre duas variáveis.

Quanto ao desenvolvimento da habilidade EF08MA13 implica reconhecer a relação de proporcionalidade como uma forma de relacionar grandezas, expressar a relação percebida por uma escrita algébrica e diferenciar o significado de grandezas direta ou inversamente proporcionais em situações-problema.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Um Jeito Diferente de Enxergar as Proporções (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Um Jeito Diferente de Enxergar as Proporções, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Representar em tabelas a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais e identificar no plano cartesiano o comportamento da variação diretamente proporcional.

Plano de aula: Usando Letras para Representar as Proporções (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Usando Letras para Representar as Proporções, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta entre grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática