Habilidade focal relacionada
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Objeto de conhecimento relacionado
- Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a relação de proporcionalidade ou não entre duas grandezas.
- Distinguir a proporcionalidade direta ou inversa entre duas grandezas.
- Expressar, por meio de uma expressão algébrica, a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
- Representar no plano cartesiano os gráficos correspondentes à variação de proporcionalidade entre duas grandezas (direta ou inversamente proporcionais).
- Identificar em situações problema a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
- Modelar por meio de uma expressão algébrica ou graficamente uma situação-problema contextualizada que envolva a relação de proporcionalidade entre duas grandezas.
- Resolver problemas que envolvam a proporcionalidade entre duas grandezas (direta ou inversamente proporcionais).
- Elaborar problemas que envolvam a proporcionalidade direta entre duas grandezas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
A habilidade EF08MA12 implica a exploração de situações problema envolvendo números racionais que indicam razão,
a ideia de proporcionalidade, a identificação da natureza da variação de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais ou não proporcionais, a associação de diferentes formas de representar grandezas direta ou inversamente proporcionais incluindo representações gráficas, algébricas e no plano cartesiano, bem como perceber que a representação algébrica das relações proporcionais nada mais é do que a declaração de igualdade entre duas variáveis.
Quanto ao desenvolvimento da habilidade EF08MA13 implica reconhecer a relação de proporcionalidade como uma forma de relacionar grandezas, expressar a relação percebida por uma escrita algébrica e diferenciar o significado de grandezas direta ou inversamente proporcionais em situações-problema.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Um Jeito Diferente de Enxergar as Proporções (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Um Jeito Diferente de Enxergar as Proporções, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Representar em tabelas a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais e identificar no plano cartesiano o comportamento da variação diretamente proporcional.
Plano de aula: Usando Letras para Representar as Proporções (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Usando Letras para Representar as Proporções, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta entre grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.