Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 MINUTOS
Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Relacionar grandezas proporcionais e funções.
Discuta com a turma:
- O que é proporcionalidade?
- O que são grandezas?
- O que é função?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)
Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
- E na lanchonete?
- Qual opção representa a melhor razão salário/hora?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)
Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
- E na lanchonete?
- Qual opção representa a melhor razão salário/hora?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)
Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
- E na lanchonete?
- Qual opção representa a melhor razão salário/hora?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.
raio x
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)
Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.
Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.
Discuta com a turma:
- O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
- É possível generalizar, escrevendo uma função?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
raio x
Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)
Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.
Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.
Discuta com a turma:
- O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
- É possível generalizar, escrevendo uma função?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
raio x
Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)
Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.
Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.
Discuta com a turma:
- O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
- É possível generalizar, escrevendo uma função?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
raio x
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)
Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.
Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.
Discuta com a turma:
- O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
- É possível generalizar, escrevendo uma função?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar