Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o diálogo com os alunos e discuta sobre sobre a relação das fórmulas aplicadas na Matemática com o estudo da função.
Propósito: Explorar o uso de fórmulas de uma função.
Discuta com a turma:
- É possível estabelecer um valor da área para todo e qualquer valor do lado?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.
Propósito: Elaborar o conceito de lei de formação da função.
Discuta com a turma:
- A relação entre quantidade de tênis produzidos e o custo de produção é diretamente proporcional?
- Podemos calcular o valor do custo de produção para qualquer quantidade de tênis produzido? Quais seriam as estratégias?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. É importante ressaltar que a expressão matemática encontrada é uma consequência da compreensão dos dois primeiros itens, o aluno deve perceber que existe uma relação entre os valores e a partir da observação de alguns casos generalizar o problema. Converse com os alunos sobre o uso de diversas fórmulas do estudo da geometria e também da física e química, como por exemplo, o cálculo da velocidade média ou da densidade de um objeto, fazendo uma comparação com o estudo da função.
Propósito: Significar o conceito de funções definidas por fórmulas.
Discuta com a turma:
- Como a fórmula da função pode facilitar nos cálculos e na compreensão do problema?
- Em quais outros estudos podemos encontrar fórmulas que sejam semelhantes ao do estudo da função?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que outros exemplos que envolvem a formação de lei da função sejam apresentados. Pode-se, por exemplo, tratar da função f(x) = 2x - 1 e modificando-se o valores encontrados para o conjunto B.
Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Para toda função é possível encontrar uma lei de associação?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a definição de função por fórmulas.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Podemos atribuir qualquer valor para x e encontrar um correspondente em y?
- Todo valor de y tem um correspondente em x?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Avaliar a habilidade do aluno compreender a situação problema e expressá-la algebricamente.
Discuta com a turma:
- Qual é a vantagem se utilizar uma fórmula para definir um problema?
- Podem ser encontradas fórmulas diferentes para resumir a mesma situação problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Sugere-se aplicar o jogo “formar uma expressão ou fórmula” disponibilizado no portal Escola Digital para ajudar os alunos com dificuldades em expressar algebricamente.