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Habilidade focal relacionada

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as proporcionalidades direta e inversa na relação entre duas grandezas.
  • Representar a relação de proporcionalidade entre duas grandezas por uma relação algébrica.
  • Compreender a regra de três como modelo para determinar valor de grandezas proporcionais.
  • Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade com ou sem a aplicação da regra de três.
  • Elaborar problemas que envolvam o conceito de proporcionalidade entre duas grandezas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
  • (EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Nessa habilidade, busca-se desenvolver o raciocínio proporcional por meio da resolução e elaboração de problemas nos quais uma grandeza possa variar em função de outra de maneira direta (se uma cresce a outra cresce; se uma decresce a outra decresce) ou inversa (se uma cresce, a outra decresce). A habilidade traz ainda a expectativa de que os estudantes aprendam a expressar as regularidades percebidas nas relações direta ou inversamente proporcionais por uma escrita algébrica. Por exemplo, em um problema como: “Se 6 maçãs custam R$ 4,50, quanto custarão 12 dessas maçãs? E um número qualquer dessas maçãs?”, os estudantes deverão ser capazes de expressar o preço do número qualquer por 4,5 . x.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Proporcionalidade Inversa (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Proporcionalidade Inversa, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Compreender a ideia de proporcionalidade inversa entre duas grandezas proporcionais.

Plano de aula: Identificar Regra de Três Simples em Situações Diversas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Identificar Regra de Três Simples em Situações Diversas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Compreender e utilizar o conceito de proporcionalidade direta em situações que envolvam "regra de três" simples.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

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