Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Mentor: Fernando Barnabé
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivos específicos
Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: (o quilograma e o grama), reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.
Conceito-chave
medidas de capacidade. massa. quilograma
Conhecimentos Prévios
Operações matemáticas (adição subtração).
Recursos necessários
- Material impresso com as atividades;
- Lápis
- borracha.
- slide
- data show
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma. Estimule-os a pensar que relação há entre este produtos e estes instrumentos. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. O principal instrumento para medir a massa de um corpo é a balança. Verifique os conhecimentos que a criança traz sobre medições usando balança.
Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por kg e g e a sua relação com as balanças.
Discuta com a turma:
- Você já comprou algum deste produto?
- Como você pediu para o vendedor?
- Você conhece estes instrumentos?
- Para que serve estes instrumentos?
- Quais produtos você sabe que tem na sua casa e é comprado em quilos?
Atividade
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a evoluírem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois irem ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta. É muito importante que o aluno apresente também a resolução errada, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Aprendemos muito por tentativa e erro, por isso os erros cometidos pelos alunos devem ser encarados naturalmente como parte do processo de ensino e aprendizagem
Propósito: Estabelecer relação entre a quantidade de frutas que formam 1 quilo e estabelecer uma forma para compor 2 kg com diferentes frutas.
Discuta com a turma:
- É possível resolver a situação comprando 4 frutas diferentes?
- Se ela quiser levar melão, melancia maçã e pera é possível formar 2kg exatos?
- Como ela pode fazer de todas as variedades de frutas e ainda assim não ultrapassar os 2 kg?
Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas.
“Para propósitos práticos as medidas de massa e peso serão consideradas aproximadamente a mesma (por serem proporcionais). Nessa discussão os termos peso e massa serão usados de modo intercambiável.” (VAN DE WALLE, J.A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2009. Pág. 419)
Materiais complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Questione os grupos quais foram as estratégias usadas para resolver o problema e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem todo o procedimento feito. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as medidas de massa, principalmente o kg. Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre meio quilo e quilo. Peça aos grupos que apresentem suas soluções para a turma. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar os conceitos de medidas de massa.
Material Complementar:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes e reforçando o uso das medidas de massa no cotidiano. Fale sobre a simbologia que representa cada medida, grama e quilograma. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Peça que copiem o conteúdo em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado. E reforce que que a unidade de medida GRAMA de símbolo G é substantivo masculino, por isso o correto é ler: duzentos gramas, trezentos gramas, quatrocentos gramas...
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas de massa.
Materiais complementares: