11117
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Medida de massa: quilograma

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre medidas de capacidade. massa. quilograma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: (o quilograma e o grama), reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.  

Conceito-chave

medidas de capacidade. massa. quilograma

Conhecimentos Prévios

Operações matemáticas (adição subtração).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis
  • borracha.
  • slide
  • data show

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma. Estimule-os a pensar que relação há entre este produtos e estes instrumentos. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. O principal instrumento para medir a massa de um corpo é a balança. Verifique os conhecimentos que a criança traz sobre medições usando balança.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por kg e g e a sua relação com as balanças.

Discuta com a turma:

  • Você já comprou algum deste produto?
  • Como você pediu para o vendedor?
  • Você conhece estes instrumentos?
  • Para que serve estes instrumentos?
  • Quais produtos você sabe que tem na sua casa e é comprado em quilos?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a evoluírem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois irem ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta. É muito importante que o aluno apresente também a resolução errada, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Aprendemos muito por tentativa e erro, por isso os erros cometidos pelos alunos devem ser encarados naturalmente como parte do processo de ensino e aprendizagem

Propósito: Estabelecer relação entre a quantidade de frutas que formam 1 quilo e estabelecer uma forma para compor 2 kg com diferentes frutas.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando 4 frutas diferentes?
  • Se ela quiser levar melão, melancia maçã e pera é possível formar 2kg exatos?
  • Como ela pode fazer de todas as variedades de frutas e ainda assim não ultrapassar os 2 kg?

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas.

“Para propósitos práticos as medidas de massa e peso serão consideradas aproximadamente a mesma (por serem proporcionais). Nessa discussão os termos peso e massa serão usados de modo intercambiável.” (VAN DE WALLE, J.A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2009. Pág. 419)

Materiais complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione os grupos quais foram as estratégias usadas para resolver o problema e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem todo o procedimento feito. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as medidas de massa, principalmente o kg. Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre meio quilo e quilo. Peça aos grupos que apresentem suas soluções para a turma. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar os conceitos de medidas de massa.

Material Complementar:

Resolução da atividade principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes e reforçando o uso das medidas de massa no cotidiano. Fale sobre a simbologia que representa cada medida, grama e quilograma. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Peça que copiem o conteúdo em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado. E reforce que que a unidade de medida GRAMA de símbolo G é substantivo masculino, por isso o correto é ler: duzentos gramas, trezentos gramas, quatrocentos gramas...

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas de massa.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: (o quilograma e o grama), reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.  

Conceito-chave

medidas de capacidade. massa. quilograma

Conhecimentos Prévios

Operações matemáticas (adição subtração).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis
  • borracha.
  • slide
  • data show
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma. Estimule-os a pensar que relação há entre este produtos e estes instrumentos. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. O principal instrumento para medir a massa de um corpo é a balança. Verifique os conhecimentos que a criança traz sobre medições usando balança.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por kg e g e a sua relação com as balanças.

Discuta com a turma:

  • Você já comprou algum deste produto?
  • Como você pediu para o vendedor?
  • Você conhece estes instrumentos?
  • Para que serve estes instrumentos?
  • Quais produtos você sabe que tem na sua casa e é comprado em quilos?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a evoluírem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois irem ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta. É muito importante que o aluno apresente também a resolução errada, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Aprendemos muito por tentativa e erro, por isso os erros cometidos pelos alunos devem ser encarados naturalmente como parte do processo de ensino e aprendizagem

Propósito: Estabelecer relação entre a quantidade de frutas que formam 1 quilo e estabelecer uma forma para compor 2 kg com diferentes frutas.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando 4 frutas diferentes?
  • Se ela quiser levar melão, melancia maçã e pera é possível formar 2kg exatos?
  • Como ela pode fazer de todas as variedades de frutas e ainda assim não ultrapassar os 2 kg?

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas.

“Para propósitos práticos as medidas de massa e peso serão consideradas aproximadamente a mesma (por serem proporcionais). Nessa discussão os termos peso e massa serão usados de modo intercambiável.” (VAN DE WALLE, J.A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2009. Pág. 419)

Materiais complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione os grupos quais foram as estratégias usadas para resolver o problema e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem todo o procedimento feito. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as medidas de massa, principalmente o kg. Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre meio quilo e quilo. Peça aos grupos que apresentem suas soluções para a turma. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar os conceitos de medidas de massa.

Material Complementar:

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes e reforçando o uso das medidas de massa no cotidiano. Fale sobre a simbologia que representa cada medida, grama e quilograma. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Peça que copiem o conteúdo em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado. E reforce que que a unidade de medida GRAMA de símbolo G é substantivo masculino, por isso o correto é ler: duzentos gramas, trezentos gramas, quatrocentos gramas...

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas de massa.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano