Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)
Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.
Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.
Discuta com a turma:
- Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
- Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
- Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
- Qual é o tamanho do seu canudo?
- Que instrumento você usou para medir seu canudo?
- Qual a medida do maior canudo?
- Qual a medida do menor canudo?
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.(slide 3 e 4)
Orientações: Este pote está cheio de areia com canudos de vários tamanhos, mas que aparentemente possuem tamanhos iguais, pois não é possível o aluno ver quanto tem escondido na areia. Cada aluno deve pegar um canudo do pote sobre a mesa. Pergunte: Qual é o tamanho do seu canudo? Deixe os alunos se expressarem livremente neste primeiro momento é provável que surjam respostas como: grande, pequeno, maior e menor. Estas respostas são insuficiente para responder a pergunta. Pergunte: Como podemos fazer para ter certeza sobre qual é o tamanho do seu canudo? Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus canudos com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado. Questione aos grupos quais foram as estratégias escolhidas e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher uma ou outra estratégia. Oriente a turma para organizar os canudos em ordem crescente ou descrente de tamanho e colar em um cartaz. Cada aluno deve escrever abaixo do seu canudo a medida em centímetros e acima do canudo seu nome. Deixe o cartaz exposto na sala.
Propósito: Retomar a utilização correta da reta para medir centímetros, analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas com régua.
Discuta com a turma:
- Para medir seu canudo qual unidade de comprimento você usaria?
- Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
- Quais objetos podemos expressar suas medidas em centímetros?
- Qual é o tamanho do seu canudo?
- Que instrumento você usou para medir seu canudo?
- Qual a medida do maior canudo?
- Qual a medida do menor canudo?
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. Peça para façam a leitura. A proposta aqui é que medir usando réguas e perceber que Cida não precisará comprar canudos de todas as cores. Pois, há canudos com medidas que ela não precisa. Enquanto as duplas resolvem o problema vá observando as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo a intervenções necessária. Veja o guia de intervenção.
Propósito: Resolver situação-problema usando a régua para medir comprimento em centímetros.
Discuta com a turma:
- Como você fará para ter certeza da medida de cada canudo?
- Você precisa de algum instrumento de medição para fazer esta atividade? Qual?
- Qual é a medida do menor canudo?
- Qual é a medida do maior canudo?
- Cida precisa comprar canudo de todas as cores?
No Site da Nova Escola você encontra o Plano Atividades sob medida que descreve que calcular o tamanho de objetos e a altura dos colegas é um ótimo meio de aprender a comparar essas grandezas e compreender como elas são utilizadas no dia a dia.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma. Veja a solução da atividade.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante a esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide com a turma.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar medidas de centímetros com régua.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante a esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- É correto começar medir posicionando o início do objeto a ser medido em 1 cm?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a importância de medir corretamente. Utilize a figura para ensinar a posicionar corretamente a régua para medir.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade de raio-x impressa e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto. Você encontra a solução do raio-x.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para medir centímetros utilizando régua.
Atividades complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar