Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_19GRM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Caixas de diferentes tamanhos com a massa escrita.
Álbum virtual.
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza, no caso, a massa. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal, se for possível a imagem também. Mostre os slides se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom, ou tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp para que os alunos consigam realizar a atividade. Disponibilize os enunciados por áudio ou texto. Você pode também gravar um vídeo dramatizando a situação utilizando caixas com a massa escrita, dessa forma, a situação se tornará real para os alunos. Peça que os alunos resolvam a situação em forma de texto ou ilustração. Você pode pedir que os alunos fotografem os desenhos das suas soluções para compartilhar com os colegas. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos. Outra possibilidade seria a gravação de vídeos pelos alunos. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram via WhatsApp ou Zoom. Depois, eles podem dividir com todo o grupo as suas conclusões.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides 5 e 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar seus desenhos e como pensaram.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos e compartilhar estratégias e soluções. Será uma ótima oportunidade de interação. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.