Habilidade focal relacionada
(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objeto de conhecimento relacionado
- Grandeza comprimento: estimativa, medição, comparação, unidades de medida padronizadas ou não e uso de instrumentos de medida adequados.
- Grandezas massa e capacidade: estimativa, medição e unidades de medida padronizadas ou não.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Identificar diferentes unidades de medida de comprimento (m e cm) e a relação entre elas.
- Identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada para realizar uma medição.
- Estimar, medir e comparar comprimentos utilizando diferentes unidades de medida, como o metro e o centímetro, e distintos instrumentos de medida.
- Expressar numericamente o resultado de uma medição envolvendo a grandeza comprimento.
- Associar as unidades de medida de comprimento ao sistema métrico decimal.
- Identificar as unidades de medida de massa e de capacidade (kg e L, respectivamente) e estabelecer relação entre elas.
- Estimar, medir e comparar massa e capacidade utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
- Valorizar a importância das medidas em situações cotidianas e reconhecer as grandezas de massa e de capacidade em leitura de rótulos e embalagens.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
A habilidade EF03MA19 apresenta uma ampliação do trabalho realizado pela habilidade EF02MA16 com a introdução de uma nova unidade de medida (o milímetro). É importante ressaltar que o trabalho envolvendo medições está baseado na identificação da grandeza (comprimento), da comparação com a unidade padrão a ser usada (metro, centímetro ou milímetro) e da expressão do número de vezes que a unidade está contida na grandeza e sua respectiva unidade de medida. De maneira análoga ao ocorrido com o Sistema de Numeração Decimal, em que ano após ano é ampliado o universo numérico do estudante, é significativo que ele estabeleçam relações de equivalência entre metro e centímetro, metro e quilômetro e metro e milímetro. O trabalho com a estimativa e a utilização de instrumentos, como régua, trena e metro, devem ser explorados. Espera-se que a aprendizagem em relação às unidades metro e centímetro seja mobilizada com fluência pelo estudante. Esta aprendizagem representa parte da habilidade em questão e não é foco a fluência na unidade milímetro. Sugerimos que sejam trabalhadas as unidades e os instrumentos mais adequados a realização das medidas de comprimento.
De maneira análoga ao ocorrido com a grandeza comprimento, para que ocorra o desenvolvimento da habilidade EF03MA20 é importante que o estudante possa:
(i) identificar a grandeza a ser medida (massa ou capacidade);
(ii) comparar a unidade-padrão com a grandeza a ser medida;
(iii) explicitar esta comparação através de uma quantidade (número) seguida de uma unidade de medida.
Relações envolvendo o quilograma e o grama (1 kg = 1000 g) e o litro e o mililitro (1 L = 1000 ml) podem ser exploradas através da leitura de embalagens de produtos e bulas de medicamentos. Contudo, relações expressas por números racionais (na forma de fração ou decimal) devem ficar restritas aos próximos anos. Espera-se que a aprendizagem sobre as unidades litro e quilograma seja mobilizada com fluência até o final do ano, a qual representa apenas parte desta habilidade. Não são foco de fluência as unidades mililitro, grama e miligrama. Sugerimos que sejam trabalhados as unidades e os instrumentos mais adequados à realização das medidas de comprimento, massa e capacidade.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 3º ano - Item 5 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada para realizar uma medição.
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 4º ano - Item 11 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de reconhecer as grandezas massa e capacidade na leitura de rótulos e embalagens.
Plano de aula: Medindo com Régua (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Medindo com Régua, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza (metro e centímetro).
Plano de aula: Desafio Sob Medida (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Desafio Sob Medida, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.