Habilidade focal relacionada
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve e cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Objeto de conhecimento relacionado
- Compreensão de medição; medição direta e vocabulário adequado para comparar comprimentos, massas e capacidades.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Perceber que medir é comparar duas grandezas de mesmo tipo.
- Identificar algumas grandezas que são passíveis de medição: comprimento, capacidade e massa.
- Fazer estimativas de medições.
- Medir e comparar comprimentos usando unidades de medida não padronizada e termos, como mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino e mais largo.
- Medir e comparar capacidades usando unidades de medida não padronizada e termos, como cabe mais e cabe menos.
- Medir a massa dos objetos usando balanças e unidades não padronizadas e termos, como mais leve e mais pesado.
- Ordenar objetos de uso cotidiano de acordo com as medições realizadas, seguindo critérios, como do mais leve para o mais pesado, do mais fino para o mais grosso etc.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há.
Comentários para os professores
Para que o estudante realize medições, é necessário que se depare com diferentes situações em que possa comparar quantas vezes uma grandeza cabe em outra. Logo, é importante que compreenda aquilo que será medido (comprimento, capacidade, massa) e desenvolva um vocabulário para que possa indicar a comparação realizada. Elaborando uma seriação envolvendo objetos, é possível que ele desenvolva um vocabulário onde tenha que utilizar termos como: mais leve, mais pesado, mais curto, mais comprido, mais largo, mais estreito, mais cheio, mais vazio, etc. Espera-se, até o final do ano, o aprendizado com fluência do uso dos termos: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais e cabe menos, bem como do conceito de que medir é comparar.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 5 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar comprimentos usando unidades de medida não padronizadas e termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino e mais largo.
Plano de aula: Quanto Tem? Quanto Cabe? Estimando Medidas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Quanto Tem? Quanto Cabe? Estimando Medidas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas.
Plano de aula: Comparando capacidades (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Comparando Capacidades, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Comparar medidas de capacidade a partir de meios não padronizados.