Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve e cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Compreensão de medição; medição direta e vocabulário adequado para comparar comprimentos, massas e capacidades.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Perceber que medir é comparar duas grandezas de mesmo tipo.
  • Identificar algumas grandezas que são passíveis de medição: comprimento, capacidade e massa.
  • Fazer estimativas de medições.
  • Medir e comparar comprimentos usando unidades de medida não padronizada e termos, como mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino e mais largo.
  • Medir e comparar capacidades usando unidades de medida não padronizada e termos, como cabe mais e cabe menos.
  • Medir a massa dos objetos usando balanças e unidades não padronizadas e termos, como mais leve e mais pesado.
  • Ordenar objetos de uso cotidiano de acordo com as medições realizadas, seguindo critérios, como do mais leve para o mais pesado, do mais fino para o mais grosso etc.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

Para que o estudante realize medições, é necessário que se depare com diferentes situações em que possa comparar quantas vezes uma grandeza cabe em outra. Logo, é importante que compreenda aquilo que será medido (comprimento, capacidade, massa) e desenvolva um vocabulário para que possa indicar a comparação realizada. Elaborando uma seriação envolvendo objetos, é possível que ele desenvolva um vocabulário onde tenha que utilizar termos como: mais leve, mais pesado, mais curto, mais comprido, mais largo, mais estreito, mais cheio, mais vazio, etc. Espera-se, até o final do ano, o aprendizado com fluência do uso dos termos: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais e cabe menos, bem como do conceito de que medir é comparar.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 5 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar comprimentos usando unidades de medida não padronizadas e termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino e mais largo.

Plano de aula: Quanto Tem? Quanto Cabe? Estimando Medidas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Quanto Tem? Quanto Cabe? Estimando Medidas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas.

Plano de aula: Comparando capacidades (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Comparando Capacidades, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Comparar medidas de capacidade a partir de meios não padronizados.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática