Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Como posso medir a parede da sala de aula?
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora:Ana Cecilia Machado Dias
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
Identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições.
Conceito-chave
Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Impressão e recorte de uma régua e de uma fita métrica de papel para montagem.
- Folha no caderno ou papel A4, lápis e borracha. Materiais presente na mochila das crianças ou na sala de aula que possam servir de auxílio como unidade não padronizada de medida.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Incentivar os alunos a observarem as carteiras da sala de aula, em especial a que está sentado. Oferecer um caderno ou folhas A4 para que possam desenhar sua carteira e registar as medidas encontradas em unidades de medida não padronizadas utilizada para medição. Como um lápis, um palmo, um braço etc…
Propósito: A partir da proposta para medir o tamanho do tampo, desafiar as crianças a encontrarem a solução em como medir e registrar o tamanho do tampo da sua carteira.
Discuta com a turma:
- Observem as carteiras da nossa sala de aula. Como são? De que material? Em qual formato? E tamanho? Você acha que a sua carteira é leve ou pesada? O que na sua opinião teria a mesma altura da sua carteira? E peso?
- Agora vamos medir o tampo da sua mesa/carteira? Como você poderia me informar seu tamanho?
- Observe seu corpo, o material que você possui na sua mochila e escolha um instrumento, um objeto que possa lhe ajudar a definir uma medida para o tamanho do tampo da sua carteira?
Materiais complementares para impressão:
Atividade
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.
Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.
Discuta com a turma:
- Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
- De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
- Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
- A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
- Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Qual medida você escolheria e por quê?
- Qual a solução para essa medida?
Materiais complementares para impressão:
Como estamos trabalhando com o conceito de grandezas e medidas, sugiro a leitura do texto de apoio: Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização - https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/16532008_14_MedidaseGrandezasnociclodaalfabetizacao.pdf
Atividade
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.
Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.
Discuta com a turma:
- Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
- De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
- Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
- A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
- Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Qual medida você escolheria e por quê?
- Qual a solução para essa medida?
Atividade
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos. Entregue a atividade impressa, ou projete este slide para eles acompanharem a atividade. Apresente o desafio às crianças e instigue-as a registrarem a medida necessária de corda para o varal da sala de aula refletindo sobre a situação- problema que envolve as medidas não padronizadas, como o cabo de vassoura e palmo da mão de uma criança. Peça que analisem as soluções encontradas e apresentadas no slide 5, pelas crianças, que consistiu em analisar e definir o tamanho necessário a ser comprado de barbante para fazer o varal na sala de aula. Auxilie a reflexão das crianças a partir das soluções apresentadas, de forma que compreendam a necessidade de uma medida padrão, para que todos cheguem a mesma medida, nesse caso o comprimento do barbante para o varal. Faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma. Utilize também o guia e faça as intervenções necessárias. Fale que depois terão que explicar aos demais colegas como foi que pensaram para resolver.
Propósito: Analisar medidas não padronizadas como o cabo de vassoura e o palmo a fim de concluir a importância do uso de medidas padronizadas de comprimento, como o metro e centímetros.
Discuta com a turma:
- Qual quantidade de corda/barbante você compraria para esticar um varal na sua sala de aula?
- De que forma você pode registrar essa quantidade de corda/barbante?
- Como o vendedor da loja irá saber a quantidade de corda/barbante que é preciso?
- A medida encontrada pelo grupo das meninas é igual a medida encontrada pelos meninos?
- Com a medida de 3 cabos de vassoura, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Com a medida de 25 palmos da mão de Pedro, como você levaria essa informação até a loja para comprar a corda?
- Qual medida você escolheria e por quê?
- Qual a solução para essa medida?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8 ).
Orientações: Promova uma discussão para analisar as unidades de medidas não padronizadas apresentadas pelos dois grupos, a fim de que as crianças apresentem soluções para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, e que todos cheguem ao mesmo entendimento de medida.
Propósito: Analisar as medidas apresentadas na situação- problema e mediar as respostas dos estudantes quanto a conclusão da importância de unidades de medidas padronizadas.
Discuta com a turma:
- Na loja, diante dessas medidas, como o vendedor medirá a corda/barbante para a venda?
- Qual medida é a mais adequada para ser informada ao vendedor da loja?
- Como o vendedor fará para medir e cortar o comprimento necessário de corda para o varal?
- Existe outra sugestão que faça o vendedor compreender o comprimento da corda que será vendido?
- Qual quantidade de corda é necessário comprar para fazer o varal?
- Qual unidade de medida possibilitou a compra da corda para o varal?
- Vocês acham que uma medida padrão facilita a circulação da informação? Ajuda a todos a compreenderem o tamanho sugerido?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8 ).
Orientações: Promova uma discussão para analisar as unidades de medidas não padronizadas apresentadas pelos dois grupos, a fim de que as crianças apresentem soluções para que compreendam a necessidade de uma medida padrão, e que todos cheguem ao mesmo entendimento de medida.
Propósito: Analisar as medidas apresentadas na situação- problema e mediar as respostas dos estudantes quanto a conclusão da importância de unidades de medidas padronizadas.
Discuta com a turma:
- Na loja, diante dessas medidas, como o vendedor medirá a corda/barbante para a venda?
- Qual medida é a mais adequada para ser informada ao vendedor da loja?
- Como o vendedor fará para medir e cortar o comprimento necessário de corda para o varal?
- Existe outra sugestão que faça o vendedor compreender o comprimento da corda que será vendido?
- Qual quantidade de corda é necessário comprar para fazer o varal?
- Qual unidade de medida possibilitou a compra da corda para o varal?
- Vocês acham que uma medida padrão facilita a circulação da informação? Ajuda a todos a compreenderem o tamanho sugerido?
Encerramento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Leia o slide e comente com a classe sobre a unidade de medida para comprimento padronizada utilizada: metro e centímetro. Peça que registrem em seus cadernos esta síntese.
Propósito: Resumir o conceito de unidades de medidas padronizadas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Incentivar aos alunos que realizem medições para a proposta utilizando a régua ou a fita métrica construída de papel. Esta é uma atividade para avaliar a aprendizagem , por isso, deixe que façam sozinhos. Verifique o desempenho de cada aluno. Depois que terminarem, retome a atividade e faça as perguntas sugeridas no discuta com a turma.
Propósito: Avaliar se houve aprendizagem, através de medições a partir de unidades de medidas padronizadas.
Discuta com a turma:
- Como você fez para medir o seu braço? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?
- Como você fez para medir a altura do seu caderno? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?
- Como você fez para medir o lápis? Você utilizou a régua? Por quê? Você utilizou a fita métrica? Por quê? É mais fácil medir o comprimento de um braço com a régua ou com a fita métrica? Por quê?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Régua ou fita métrica.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa trazendo uma situação bastante concreta para os alunos: explorar a sua sala de aula e os objetos que há nela. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Caso os alunos não tenham tido muito contato com sua sala de aula, mude o ambiente e os objetos que devem ser explorados para o quarto do aluno ou a sala de sua casa, a cama ou o sofá ao invés das carteiras. Eles devem anotar as suas conclusões e trazer para a discussão na aula.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições. A atividade principal traz a situação em que uma turma quer medir o comprimento da corda que outra turma irá usar para montar um varal. Mostre os slides 4 a 6 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom, ou tire um print das imagens dos slides, ou envie o arquivo da atividade principal por WhatsApp para que os alunos consigam ler e discutir a atividade. Outra sugestão é pedir que os alunos meçam a parede de um ambiente de sua casa utilizando dois instrumentos não convencionais distintos, como as crianças da atividade fizeram, e anotem as suas conclusões. Os alunos devem perceber que, quando usamos medidas não convencionais, as unidades de medida saem diferentes por isso há necessidade da utilização das medidas convencionais.
Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as que eles chegaram. Depois, quando forem compartilhados, peça que os alunos comparem com suas respostas. Eles podem escrever textos, gravar áudios ou podem gravar vídeos. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe as atividades de raio x e complementares por WhatsApp ou e-mail para que os alunos possam acessá-las.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
As famílias podem participar utilizando as medidas não convencionais como pés, palmos, polegares para medir objetos, ambientes e móveis e fazeendo a comparação e a análise dessas medidas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora:Ana Cecilia Machado Dias
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
Identificar e diferenciar unidades de medidas de comprimento padronizadas ou não, em situações reais de uso de medições.
Conceito-chave
Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Impressão e recorte de uma régua e de uma fita métrica de papel para montagem.
- Folha no caderno ou papel A4, lápis e borracha. Materiais presente na mochila das crianças ou na sala de aula que possam servir de auxílio como unidade não padronizada de medida.