Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo

Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Apresente essa situação para que os alunos comparem as duas medidas referidas e estabeleçam as relações entre grama e quilograma. Ao realizar a tentativa de estimativa e comparação com a medida desejada as crianças são levadas a pensar na quantidade correspondente a cada medida e também na relação entre as medidas, no caso, quilograma e grama. A atividade será conduzida no sentido de iniciar um diálogo envolvendo as relações entre grandezas e medidas, não será realizado por parte dos alunos um registro escrito desta etapa da aula.
Propósito: Retomar o conceito de grandeza e associar diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Discuta com a turma:
- Com a resposta dada por Karina, vocês acreditam que o tanto de farinha que possuem no armário é suficiente para fazer a receita?
- Existe alguma forma de saber com precisão qual a quantidade de farinha existente?
- As meninas devem,ou não, ir até o mercado comprar mais farinha?
Atividade
Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Encaminhe as orientações para o desenvolvimento da atividade a qual será guiada no sentido de comparar e relacionar quantidades de uma grandeza expressas em diferentes unidades. Serão exploradas as grandezas comprimento, massa e capacidade em duas de suas unidades mais usuais de modo que possam ser reforçadas as relações entre as unidades padrões e seus múltiplos ou submúltiplos. Todos os alunos receberão a atividade impressa e deverão anotar os resultados a que chegaram de modo a auxiliar Carol a dar conta do desafio proposto por sua mãe. Caso julgue interessante pode propor que a atividade seja realizada em duplas de modo a propiciar as trocas de estratégias no sentido de obter os resultados desejados.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade.
Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Atividade
Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e5).
Orientações: Destaque que a atividade foi um desafio lançado de modo que Carol precisasse recorrer aos conhecimentos sobre as diferentes grandezas que estudou. Peça que eles também tentem recordar o que já viram sobre as relações entre as medidas para que possam ajudar Carol a dar as respostas o mais precisas possível para sua mãe. Valorize a criatividade dos alunos pedindo que já que estão ajudando Carol ajudem também sua mãe a escolher a surpresa mais legal para compensar pelo desafio.
Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Discuta com a turma:
- Será que vocês conseguem ajudar Carol? Recordam de também já terem estudado essas unidades de medida que a mãe de Carol inclui no desafio?
- Quantos gramas formam um quilograma?
- Quantos mililitros formam um litro?
- Quantos centímetros formam um metro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos brigadeiros?
- Como saber quantos docinhos de 25 g completam um 1 kg?
- Qual a relação entre grama e quilograma?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos copos de refrigerante?
- Como saber o total de refrigerante comprado?
- Como saber quantos copinhos de 200 ml podem ser servidos com o total de refrigerante comprado?
- Qual a relação entre litro e mililitro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a resolução do desafio das fitas para decorar os balões?
- Como saber quantos balões conseguiremos decorar com 10 m de fita?
- Qual a relação entre metro e centímetro?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Quando vocês precisaram verificar quantos brigadeiros a mãe de Carol comprou, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (quilograma e grama)?
- Quando foi calculado o total de copinhos de refrigerante que poderiam ser servidos, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (litro e mililitro)?
- Quando foi calculado o total de balões decorados com fitas, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (metro e centímetro)?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, registrando a unidade de medida mais adequada para preencher cada uma das lacunas. Destaque que neste exercício é esperado que sejam utilizadas unidades padronizadas de medida tais como algumas que exploramos durante nossa aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e diferenciação de grandezas.