Plano de Aula

Plano de aula: Caça Grandezas

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar grandezas de acordo com o contexto proposto, estabelecendo a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Conceito-chave

Grandezas. Unidades de medida.

Conhecimentos prévios

Estabelecer comparações simples relacionadas a comprimento, capacidade e massa. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividade;
  • Balança de uso culinário, balança de banheiro, metro, fita métrica, trena.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar e diferenciar grandezas de acordo com o contexto proposto, estabelecendo a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA