Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM10
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google docs
Google apresentações
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo uma retomada dos sistemas de medida de comprimento, capacidade e massa. Você pode enviar as sugestões para a realização da atividade e o slide, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Você pode pedir também que eles fotografem produtos em sua casa que são medidos em litros, quilogramas ou metros (e seus múltiplos e submúltiplos) e compartilhem com os colegas.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal e, se for possível, a imagem também, para que tenham um apoio visual. Mostre os slides 4 e 5 se estiver em uma aula online por videoconferência pelo Meet ou Zoom. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie para que os alunos consigam realizá-la. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto, áudio ou ilustração. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram. Compartilhe um slide ou um documento que os grupos possam editar para que a discussão seja mais rica e a realização seja em grupo, mesmo estando separados. Os grupos podem já estar divididos anteriormente e serem grupos fixos para todas as atividades de grupo - isso poupará tempo. Envie questionamentos para guiar a discussão e para que os alunos mantenham o foco na tentativa de solução da situação, como:
- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?
- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?
- Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?
- Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?
- A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?
- Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?
- A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?
- Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?
- 400 kg de queijo seria uma boa indicação?
- E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?
- Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?
Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões à que eles chegaram. Caso tenham editado o slide, compartilhe os slides que produziram com as suas soluções. Depois, compartilhe o slide 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, imagem ou de áudio.
Encerramento
Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações e as integre para que eles sintam que suas conclusões são valorizadas.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim, entretanto, selecione as que são adequadas para a sua turma. Você pode enviá-las para os alunos através de WhatsApp ou e-mail. Caso tenham o Google Sala de Aula, eles podem devolvê-las pela própria sala de aula. Caso não seja assim, os alunos podem enviar fotografias de seus cadernos.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos compartilhando estratégias. Também podem aproveitar esses conceitos em atividades do seu dia verificando quais são as unidades de medida presentes nos produtos que são comprados no mercado, por exemplo.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.