Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, litro, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a noção de cada grandeza (comprimento, massa, litro e área).
  • Conhecer as principais unidades de medida de cada uma das grandezas.
  • Utilizar em contextos os instrumentos de medida correspondentes a cada grandeza.
  • Resolver problemas que envolvam as grandezas em situações reais e contextualizadas.
  • Elaborar problemas envolvendo as grandezas em projetos significativos que requeiram medições.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Trabalhar essa habilidade implica realizar o fechamento dos trabalhos envolvendo medições de grandezas efetuado nos anos anteriores. Além das grandezas mais comuns, como comprimento, massa, capacidade e tempo, agora é associada a medida de temperatura. Outro fator importante é que os números que expressam as medidas podem ser de natureza racional (fracionária ou decimal), o que aproxima ainda mais as situações de contextos cotidianos. A leitura de textos de diferentes gêneros pode ser explorada para subsidiar esta habilidade. Espera-se fluência no aprendizado das grandezas comprimento, área, massa, tempo e capacidade, o qual representa apenas parte desta habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Medidas de Volume, Capacidade e Massa (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Medidas de Volume, Capacidade e Massa, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Determinar a altura de um reservatório de formato paralelepípedo.

Plano de aula: Reformando a Piscina (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Reformando a Piscina, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Relacionar as medidas de capacidade (ml, Litro) e volume (cm³, dm³, m³)
  • Resolver problemas de volume que envolvam as transformações de unidades.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática