Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
fita métrica, metro ou trena.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa trazendo uma situação bastante concreta para os alunos: a medida de sua sala de aula. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Caso os alunos não tenham tido muito contato com sua sala de aula, mude o ambiente a ser medido por um ambiente de sua casa. Eles devem anotar as suas conclusões e trazer para a discussão na aula.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar a melhor escolha para unidade de medida de uma grandeza. A atividade principal traz a situação em que os alunos devem medir a sala de aula para colocar em uma cápsula do tempo. Mostre os slides 4 e 5 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom, tire um print das imagens dos slides ou envie o arquivo da atividade principal por WhatsApp, para que os alunos consigam ler e discutir a atividade. Outra sugestão é pedir que os alunos meçam um ambiente de sua casa para colocar na cápsula do tempo e anotem as suas conclusões. Depois, podem compartilhar as suas conclusões com seus colegas de forma a compartilhar o maior ambiente, o menor ambiente… Podem comparar também a melhor forma de medir.
Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões a que eles chegaram. Depois, quando forem compartilhados, peça que os alunos comparem com suas respostas. Eles podem escrever textos, gravar áudios ou gravar vídeos. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe as atividades de raio x e complementares por WhatsApp ou e-mail para que os alunos possam acessá-las.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
As famílias podem participar ajudando os alunos a medir o ambiente de sua casa e anotar essas medidas para colocar na cápsula do tempo da sua casa.