10933
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Encontrando as medidas!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).

Objetivos específicos

Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando  medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.



Conceito-chave

Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Caderno.
  • Cartolina.
  • Piloto.




  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue atividade impressa para os alunos. Organize-os em dupla, por nível de aprendizagem diferentes, garantindo as interações. Leia a situação-problema e peça que eles elaborem uma estratégia para resolvê-la.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada.Slide (3, 4, 5 e 6 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Destaque que podemos usar medidas padronizadas para fazer medições de comprimentos. Desenvolvendo referências mentais para estimar e medir. Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro, ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento. Veja a resolução da atividade.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem alguma medida de um objeto?
  • Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
  • Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?

Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Questione de que maneira Guilherme pode encontrar a medida de comprimento da mesa de sua sala. Retome que podemos estimar as medidas, pensando usando referências mentais, pensando na medida do cinto.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do cinto ajudará Guilherme nas suas medições?
  • Eu sei que a minha altura é 1,74 m, será que posso estimar a altura da porta da sala?
  • De que outra forma , Guilherme podia medir o comprimento da mesa?
  • Ele poderia usar os palmos ? Será que ele encontraria uma medida padrão? Por quê?

Retomada. Slide (3, 4, 5 e 6 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro , ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem alguma medida de um objeto?
  • Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
  • Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?

Atividade principal -Slide ( 7, 8, 9 e 10 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
  • Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal -Slide ( 7, 8,9 e 10 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
  • Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las

Atividade principal -Slide ( 7, 8, 9 e 10 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Na tirinha seguinte, a questão é encontrar a medida de capacidade. Oriente-os a observar a garrafa e suas marcações como possíveis medidas de padronizadas. No quadro 4, a ideia é estimar a medida de massa, usando como referências o peso do abacaxi com a maçã.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Qual a medida padrão que podemos identificar no quadro 3?
  • De que maneira podemos usar a medida padrão de 1l para medir a capacidade da garrafa?
  • E, na medida de massa, podemos usar uma medida padrão?

Atividade principal - Slide ( 7, 8, 9 e 10 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Durante as resoluções, circule pelas duplas observando as produções das estratégias. Garantindo que eles tenham compreendido as situações-problema e as trocas de ideias. Realize intervenções no sentido que eles recorram ao uso das medidas padronizadas para realizar as medições.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: No momento da discussão das soluções, solicite que duas ou mais duplas com estratégias diferentes socializem suas resoluções, registrando-as na lousa e explicando para a turma. É importante que eles compartilhem suas estratégias e como as desenvolveram. Como são mais de um situação-problema, você pode propor que cada dupla apresenta uma resolução, contemplando uma medida. Considere todas as possibilidades de resolução, tornando o momento da discussão rico.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • E , será poderíamos dizer que 7 palmos , independente, da pessoa tem 1 m?
  • Teria outra medida padronizada para medirmos o comprimento da toalha?
  • Os 7 palmos eram equivalentes a quantos quadrados da toalha? Seria possível também estimarmos usando essa referência?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: Faça questionamentos a dupla que estiver apresentando , de forma, que eles expliquem para os colegas como conseguiram estimar a capacidade desenvolvendo uma referências como medidas padrões. Neste caso, peça que eles usem desenhos para demonstrar as resoluções, tornando a estratégia bastante clara e objetiva.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira as marcações das garrafas ajudaram nas medições?
  • E, se elas tivessem bebidos duas garrafas, quantos litros seriam ?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: Oriente que eles façam os registros na lousa, criando esquemas que ajudam a explicar a resolução. Questione-os sobre como chegaram as conclusões. Registre as estratégias em uma cartolina, coloque os nomes das duplas, nomeando as estratégias e afixe na parede da sala. Sempre que ocorrer uma situação-problema envolvendo uso de medidas padronizadas e estimativas, oriente-os a analisarem as estratégias válidas que já foram construídas pelos colegas.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • E, se em cada grupo tivesse mais uma maçã e abacaxi, quantos quilos seriam?
  • E, se a gente tivesse com as frutas em mãos, como poderíamos pesá-las?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe que nas resoluções dos problemas medidas padronizadas foram usadas para realizar as medições. Demonstre usando o exemplo do slide, projete a imagem ou amplie.

Propósito: Validar o uso das medidas padronizadas para resolução de situações-problema envolvendo medidas.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa e peça que, individualmente, resolva a situação-problema. Oriente que eles leiam e destaquem as informações que julgarem importantes para sua resolução. A proposta é avaliar se os alunos ampliaram seus conhecimentos em relação às estimativas e medições envolvendo medidas padronizadas, e sobretudo, desenvolveram referências para encontrar essas medidas. No momento da discussão, permita que eles falem como identificaram na imagens possíveis medidas padronizadas e de que maneira estimaram as medidas. Apresente a resolução da atividade e proponha mais atividades complementares para explorar o conteúdo.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).

Objetivos específicos

Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando  medidas não padronizadas e padronizadas, envolvendo situações-problema.



Conceito-chave

Medidas padronizadas - estimativas - massa- capacidade - comprimento - situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Caderno.
  • Cartolina.
  • Piloto.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue atividade impressa para os alunos. Organize-os em dupla, por nível de aprendizagem diferentes, garantindo as interações. Leia a situação-problema e peça que eles elaborem uma estratégia para resolvê-la.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Destaque que podemos usar medidas padronizadas para fazer medições de comprimentos. Desenvolvendo referências mentais para estimar e medir. Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro, ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento. Veja a resolução da atividade.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem alguma medida de um objeto?
  • Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
  • Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Questione de que maneira Guilherme pode encontrar a medida de comprimento da mesa de sua sala. Retome que podemos estimar as medidas, pensando usando referências mentais, pensando na medida do cinto.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do cinto ajudará Guilherme nas suas medições?
  • Eu sei que a minha altura é 1,74 m, será que posso estimar a altura da porta da sala?
  • De que outra forma , Guilherme podia medir o comprimento da mesa?
  • Ele poderia usar os palmos ? Será que ele encontraria uma medida padrão? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Após, finalizarem a atividade, solicite uma dupla para registrarem a resolução. Informe que Guilherme pode encontrar a medida do comprimento da mesa usando o cinto como referência mental, diga que se o cinto tem 1 metro , ele pode estimar que no comprimento da mesa cabem aproximadamente 3 cintos, logo, a mesa terá 3 metros de comprimento.

Propósito: Retomar o uso de estimativas e medidas padronizadas como estratégias para medições .

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem alguma medida de um objeto?
  • Com base na altura de vocês, qual seria a altura da porta da sala de aula?
  • Se eu sei que 5 palmos meus é 1 metro, seria possível eu medir o comprimento da mesa de Guilherme?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
  • Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Em dupla, que pode ser a mesma que foi estabelecida na atividade de retomada, entregue a atividade principal impressa. Leia as tirinhas que podem serem aplicadas para a turma ou se possível projete-as. Aqui as tirinhas estão nos slides 7,8 e 9. Informe que as tirinhas trazem algumas situações-problema envolvendo medições. Explique que eles irão recorrer as estimativas e as referência das medidas padrões para desenvolverem as estratégias. Destaque que no quadrinho 2 , a questão é estimar a medida da toalha, usando como medida padrão os palmos.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, a medida do palmo pode ajudá-los na medição do comprimento da toalha?
  • Existem outras medidas que não são padronizadas que podemos usá-las

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Na tirinha seguinte, a questão é encontrar a medida de capacidade. Oriente-os a observar a garrafa e suas marcações como possíveis medidas de padronizadas. No quadro 4, a ideia é estimar a medida de massa, usando como referências o peso do abacaxi com a maçã.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Qual a medida padrão que podemos identificar no quadro 3?
  • De que maneira podemos usar a medida padrão de 1l para medir a capacidade da garrafa?
  • E, na medida de massa, podemos usar uma medida padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Durante as resoluções, circule pelas duplas observando as produções das estratégias. Garantindo que eles tenham compreendido as situações-problema e as trocas de ideias. Realize intervenções no sentido que eles recorram ao uso das medidas padronizadas para realizar as medições.

Propósito: Estabelecer medir e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade,utilizando medidas padronizadas, envolvendo situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: No momento da discussão das soluções, solicite que duas ou mais duplas com estratégias diferentes socializem suas resoluções, registrando-as na lousa e explicando para a turma. É importante que eles compartilhem suas estratégias e como as desenvolveram. Como são mais de um situação-problema, você pode propor que cada dupla apresenta uma resolução, contemplando uma medida. Considere todas as possibilidades de resolução, tornando o momento da discussão rico.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • E , será poderíamos dizer que 7 palmos , independente, da pessoa tem 1 m?
  • Teria outra medida padronizada para medirmos o comprimento da toalha?
  • Os 7 palmos eram equivalentes a quantos quadrados da toalha? Seria possível também estimarmos usando essa referência?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: Faça questionamentos a dupla que estiver apresentando , de forma, que eles expliquem para os colegas como conseguiram estimar a capacidade desenvolvendo uma referências como medidas padrões. Neste caso, peça que eles usem desenhos para demonstrar as resoluções, tornando a estratégia bastante clara e objetiva.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • De que maneira as marcações das garrafas ajudaram nas medições?
  • E, se elas tivessem bebidos duas garrafas, quantos litros seriam ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 13 )

Orientação: Oriente que eles façam os registros na lousa, criando esquemas que ajudam a explicar a resolução. Questione-os sobre como chegaram as conclusões. Registre as estratégias em uma cartolina, coloque os nomes das duplas, nomeando as estratégias e afixe na parede da sala. Sempre que ocorrer uma situação-problema envolvendo uso de medidas padronizadas e estimativas, oriente-os a analisarem as estratégias válidas que já foram construídas pelos colegas.

Propósito: Compartilhar as resoluções das situações-problema.

Discuta com a turma:

  • E, se em cada grupo tivesse mais uma maçã e abacaxi, quantos quilos seriam?
  • E, se a gente tivesse com as frutas em mãos, como poderíamos pesá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe que nas resoluções dos problemas medidas padronizadas foram usadas para realizar as medições. Demonstre usando o exemplo do slide, projete a imagem ou amplie.

Propósito: Validar o uso das medidas padronizadas para resolução de situações-problema envolvendo medidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa e peça que, individualmente, resolva a situação-problema. Oriente que eles leiam e destaquem as informações que julgarem importantes para sua resolução. A proposta é avaliar se os alunos ampliaram seus conhecimentos em relação às estimativas e medições envolvendo medidas padronizadas, e sobretudo, desenvolveram referências para encontrar essas medidas. No momento da discussão, permita que eles falem como identificaram na imagens possíveis medidas padronizadas e de que maneira estimaram as medidas. Apresente a resolução da atividade e proponha mais atividades complementares para explorar o conteúdo.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano