Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de capacidade: estimativas e medições através de situações-problema
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivo específico
- Realizar estimativas de capacidade e conferir utilizando medidas padronizadas.
Conceito-chave
Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- 20 garrafas pet de 1 l, 2 l e 3 l;
- Um balde de 8 l ou uma caixa plástica;
- Cartolina;
- Pincel Piloto;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Projetor.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada. Slide ( 3 e 4 )
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente uma garrafa de 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra L significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa (neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1L com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.
Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.
Discuta com a turma:
- Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
- De que maneira podemos fazer essas medições?
- Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
- Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1L , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?
Retomada. Slide ( 3 e 4 )
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente uma garrafa 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra L significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa (neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1L com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.
Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.
Discuta com a turma:
- Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
- De que maneira podemos fazer essas medições?
- Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
- Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 L , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?
Atividade principal. Slide ( 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1L. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1L para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 L - 2 L - 3 L, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 L verdes e 3 L amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1L , 2 de 2L e 2 de 3L e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.
Discuta com a turma:
- Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
- Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
- E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
- Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?
Materiais Complementares:
Atividade principal. Slide ( 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1L. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1L para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 L - 2 L - 3 L, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos. Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 L: etiquetas vermelhas, 2 L verdes e 3 L amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1L , 2 de 2L e 2 de 3L e uma caixa ou balde com 8 L de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.
Discuta com a turma:
- Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
- Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
- E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
- Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Material Complementar:
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 L de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 L de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide ou registre na lousa e peça que eles registrem no caderno. Destaque que podemos além de estimar, usar medidas padronizadas para medir a capacidade dos recipientes e resolver situações cotidianas.
Propósito: Validar os conhecimentos que foram ampliados.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa individualmente. Destaque que nessa atividade eles podem usar as estimativas para encontrarem a resolução. Após a resolução, se achar necessário, permita que eles socializem suas estratégias, indo à lousa registrá-la. Você pode também propor outras atividades que também explorem as estimativas e medições. Veja nos materiais complementares.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares:
Para os Aluno
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_04
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Uma garrafa (outro recipiente) que tenha a capacidade de 1 L.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A Retomada oportuniza o aluno a estimar a capacidade de objetos utilizando medidas padronizadas e pode ser sugerida como uma atividade prévia e ser executada pelos alunos em suas residências. A atividade pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Atividade Prévia:
Observe as garrafas ou outros recipientes de sua casa, escolha uma que tem capacidade de 1 L. Escolha também um balde que você não sabe quantos litros de água deve colocar para ele ficar com a capacidade completa. Pense e estime quantas garrafas de 1L cheias de água você precisa para encher o balde.
Para saber se você fez uma boa estimativa, peça ajuda a alguém que mora com você e encha o balde com a água da garrafa. Veja se você acertou. Lembre de reutilizar a água depois, evite desperdícios.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar provocando reflexões quanto a atividade prévia, favorecendo ao aluno a identificação da capacidade dos recipientes, a unidade de medida padronizada utilizada, o recipiente de maior e menor capacidade. Ressaltando que você professor, pode realizar novamente essa atividade na aula (sugerida nos slides 3 e 4) oportunizando a vivência a algum aluno que não teve condições de realizar a atividade prévia e retomando com os demais a oportunidade de estimar novamente. Importante provocar reflexões utilizando os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode solicitar a atividade prévia, através de mensagem de texto, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail e pedir que aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona você pode apresentar a situação proposta no slide 5, entretanto analise se a realização será de forma prática ou não.
- Se tiver condições de desenvolver de forma prática, providencie 3 garrafas com capacidades de 1L, 2L e 3L e um balde com água. Lance questionamentos para que os alunos estimem a capacidades das garrafas de 2 e 3 litros que até então eles não têm conhecimento da capacidade. Para verificar a capacidade das mesmas, utilize a garrafa de 1 L e encha as demais para conhecimento dos alunos.
- Se não tiver condições de desenvolver de forma prática, sugiro que acrescente no enunciado a capacidade das garrafas, ou seja, indique que:
- A garrafa com marcação vermelha tem capacidade de 1 L;
- A garrafa com marcação amarela tem capacidade de 2 L;
- A garrafa com marcação verde tem capacidade de 3 L;
Assim, os alunos terão condições de solucionar a situação proposta.
Independente da opção, apresente a proposta aos alunos e estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas, explicando suas estratégias. Para contribuir com as reflexões, interessante apresentar os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você compartilha a situação proposta no slide 5, e pode recorrer a uma das opções citadas: se for com apresentação prática, grave um vídeo; ou se preferir, acrescente as informações com a capacidade das garrafas e informe por mensagem de texto ou áudio. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, pelo mesmo meio recebido, ou seja, via WhatsApp ou e-mail, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução da situação, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar os slides 7, 8, 9 e 10 que abordam a Discussão da solução para provocar reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções das situações devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 7, 8, 9 e 10), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 11) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite acompanhamento e apoio dos familiares na realização da Atividade Prévia.
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivo específico
- Realizar estimativas de capacidade e conferir utilizando medidas padronizadas.
Conceito-chave
Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- 20 garrafas pet de 1 l, 2 l e 3 l;
- Um balde de 8 l ou uma caixa plástica;
- Cartolina;
- Pincel Piloto;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Projetor.
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