Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as medidas e números que aparecem em instrumentos de medir. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade e massa presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.
Discuta com a turma:
- O que indicam esses pequenos riscos?
- Como devem ser usados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Peça para que se dividam em duplas e apresente a situação. Se não houver possibilidade de imprimir uma para cada aluno, exponha na lousa ou em um cartaz. Faça a leitura coletiva, pois nessa faixa etária, nem todos os alunos são leitores fluentes.
Peça para que elaborem suas hipóteses e registrem no caderno, desenhando, ou escrevendo, sobre as formas de pesar e medir alguém. Ande entre as duplas enquanto elaboram suas hipóteses, auxilie-os a desenvolver suas ideias e registrar de diferentes formas.
Propósito: Atribuir instrumentos e nomenclaturas às medidas adequadas.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos pesar alguém?
- E medir alguém ou algo?
- Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
- Todos resolveram de forma igual?
- Quais foram as diferenças?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
- Todos resolveram de forma igual?
- Quais foram as diferenças?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
- Todos resolveram de forma igual?
- Quais foram as diferenças?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
- Como podemos saber os valores em metros e quilos
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade Complementar
Resolução da atividade complementar