Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_19GRM01
Recursos
-Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet (Google Meet, Zoom. whatsApp; celular; Google Classroom)
- Opcionais: Cartas do jogo confeccionadas pelos próprios alunos.
Para este plano foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
A atividade é um jogo de memória e envolve medidas de capacidade, massa e comprimento. Sugere-se que seja jogado com pelo menos mais uma pessoa, então incentive seus alunos a convidarem um adulto de seu convívio para brincar com eles. Mas se isso não for possível podem jogar sozinhos mesmo. É importante também fazer uma retomada sobre as principais unidades de medida, seus símbolos e valores. Você pode encaminhar para eles uma tabela com algumas informações das medidas envolvidas no jogo para que possam consultar enquanto jogam
(nomenclatura, símbolos, valores de correspondência das principais unidades de medida). Por exemplo:
1 QUILO (Kg) = 1000 GRAMAS
1 LITRO = 1000 MILILITROS
1 METRO= 100 CENTÍMETROS
Você pode postar no Google Classroom o documento com as cartas do jogo da atividade principal que está nos Materiais e atividades deste plano, digitar as regras do jogo e encaminhar algumas questões e orientações que estão no slide 3.
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos encaminhe o documento impresso da atividade principal e peça para eles recortarem as cartas do jogo antes de iniciar. Envie junto as regras e algumas questões que possam ajudar na interpretação e na escolha das cartas correspondentes. Por exemplo:
- Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?
- Que medidas ou valores podem se relacionar?
- Se um quilo tem 1000 gramas, dois quilos terão quantos gramas?
- Se um litro tem 1000 mililitros, quantos mililitros tem em meio litro?
Se tiver comunicação on-line síncrona com seus alunos, antes de iniciar a atividade, converse com eles sobre as noções que eles têm a respeito das medidas usadas para nomear quantidades e capacidades. Fale sobre os produtos do dia a dia comprados por quilos e litros, medidas de comprimento de seus pertences, etc. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade, massa em suas embalagens ou situações de comprimento. Compartilhe algumas perguntas para promover uma reflexão sobre equivalência entre as unidades principais de medida e nomenclatura utilizada. Após essa conversa inicial, compartilhe a tela do seu computador com o slide 3, faça a leitura das regras e deixe que eles joguem individualmente mesmo.
Você pode enviar as imagens das cartas pelo WhatsApp e pedir que os alunos reproduzam em uma folha de papel. Também pode gravar um áudio com as regras e dar as orientações. Encaminhe as questões para nortear o desenvolvimento da atividade. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando como foram as jogadas. Peça que enviem também foto de como ficaram suas cartas quando o jogo terminou.
Discussão das soluções
A socialização das formas que os alunos usaram para encontrar a equivalência de valores entre as unidades de medida é fundamental para consolidar o conhecimento. Por isso, deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou pelo bate-papo, as diferentes estratégias que usaram para descobrir as respostas. Pergunte:
- Como fizeram para descobrir os pares de cartas do jogo?
- Vocês tiveram dificuldades em encontrar os valores correspondentes das medidas?
- Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
- Quais foram as equivalências que apareceram?
Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles, monte um quadro com os pares das cartas do jogo e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que diferirem das apresentadas por eles. Você pode inserir comentários nas suas tarefas, se sua comunicação com os alunos for pelo Google Classroom.
Encerramento
Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as principais unidades de medidas, suas nomenclaturas e a correspondência com unidades menores. Você pode disponibilizar essa sistematização para os alunos por meio impresso, por imagem dos slides ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.
Raio X
Esse é o momento de avaliar processo de aprendizagem em relação às unidades de medida estudadas. Encaminhe para os alunos a atividade, junto com orientações e peça que realizem. Você pode enviar a imagem do slide 7, se tiver comunicação pelo WhatsApp. Combine um meio para que enviem a atividade resolvida para você.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que conversem com eles sobre as medidas das embalagens dos produtos que têm em casa. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares no jogo e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular.