Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_03
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Algum produto que tenha a massa (peso) de 1 kg.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A Retomada oportuniza o aluno estimar o peso de objetos, utilizando uma referência conhecida, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Previamente, antes da aula síncrona, peça aos alunos providenciarem um produto de 1 kg e também disponibiliza a atividade prévia para os mesmos.
Atividade Prévia:
Em nossa casa temos vários produtos que foram comprados por quilo (kg). Observe quais são esses produtos (pode ser alimentos, produto de limpeza) e preencha a tabela abaixo:
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar provocando reflexões quanto a atividade prévia, favorecendo ao aluno a identificação dos produtos e sua massa (peso), o instrumento utilizado para encontrar essa medida, as unidades de medida, o produto mais pesado, o mais leve.
Em seguida, você pode apresentar os slides 3 e 4, e propor a realização da atividade, explicando que os mesmos devem simular uma balança, ou seja, deve colocar em uma das mãos, o produto de 1 kg que foi previamente providenciado e na outra mão, colocar 4 (ou outra quantidade) livros ou cadernos e descobrir se a massa (peso) deles é maior ou menor que 1 kg (Professor, você pode indicar quais são os livros que podem ser utilizados e que juntos tem a massa próxima de 1 kg). É importante nesta atividade proporcionar reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode solicitar a atividade prévia e pedir aos alunos a providenciarem o produto com massa (peso) de 1 kg e lançar a mesma proposta de atividade adotada na aula síncrona, por mensagem de texto ou áudio, via WhatsApp ou e-mail e pedir aos alunos deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível, a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
Para a atividade principal, sugiro adaptação. Logo, essa atividade pode apresentar duas situações que podem ser conduzidas pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona você pode apresentar as situações adaptadas e desafiar os alunos a solucionarem no caderno.
Situação adaptada 1: Apresente o slide 7, indique que representa uma balança caseira utilizando um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Em seguida provoque as reflexões:
- Os produtos que estão nas duas sacolas têm pesos diferentes? Por quê?
- De acordo com os produtos que você encontrou em sua casa, quais poderíamos colocar em cada sacola, para que a balança ficasse do mesmo jeito, em equilíbrio?
- Se colocássemos um saco de arroz de 5 kg em uma sacola e 2 kg de feijão mais 2 kg de macarrão na outra sacola, a balança continuaria assim? Por quê?
Situação adaptada 2: Apresente o slide 9 e a seguinte tabela:
Explique que a balança já tem em um dos lados uma sacola que pesa 2kg e peça que, utilizando os produtos da tabela, indiquem novas possibilidades para acrescentá-los nas sacolas, mas a balança deve permanecer em equilíbrio, indique inclusive que pode acrescentar sacolas nos dois lados. Para provocar reflexões, utilize os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, compartilhe as situações adaptadas via WhatsApp ou e-mail por meio de texto, áudio ou vídeo. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída juntamente com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução das situações, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Na aula assíncrona, as resoluções das situações devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar aos alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 14) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 15, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas e comparações. Entretanto, sugiro substituir os itens solicitados por materiais escolares que os alunos tenham em suas residências. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.