Plano de Aula

Plano de aula: Quem pesa mais?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé


Habilidade da BNCC

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).

Objetivos específicos

  • Realizar  estimativas e medições  entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.

Conceito-chave

Estimativas - Medidas de massa - Medidas não padronizadas e padronizadas.

Recursos necessários

  • Sacos transparentes;
  • Atividades impressas;
  • Os materiais podem variar a quantidade, a depender do número de alunos da sala e dos grupos que forem formados;
  • Areia;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Pó de café;
  • Farinha;
  • Cabos de vassouras;
  • Cadeiras;
  • Sacolas plásticas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Realizar  estimativas e medições  entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.