Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quem pesa mais?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
- Realizar estimativas e medições entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.
Conceito-chave
Estimativas - Medidas de massa - Medidas não padronizadas e padronizadas.
Recursos necessários
- Sacos transparentes;
- Atividades impressas;
- Os materiais podem variar a quantidade, a depender do número de alunos da sala e dos grupos que forem formados;
- Areia;
- Arroz;
- Feijão;
- Pó de café;
- Farinha;
- Cabos de vassouras;
- Cadeiras;
- Sacolas plásticas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Realizar estimativas e medições entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. ( slides 3 e 4 )
Orientação: Para essa atividade selecione uma quantidade de livros que tenham juntos o peso de 1kg. Já que as atividades dessa aula irão contemplar a unidade do quilo: kg. Além dos livros, um saco cheio de areia com 1kg. Empilhe os livros e coloque-os em cima da mesa, para que todos possam visualizar. Questione qual deve ser o peso deles. Escute as hipóteses de todos e pergunte como eles chegaram aos valores ditos. Explique para a turma , que podemos usar uma técnica para estimar valores mais próximos os peso dos objetos, para isso, podemos usar um objeto que já sabemos o peso, no caso, o saco com um 1kg de areia (medida padronizada). Explique que eles devem estender os braços para frente, colocando os livros em uma mão e na outra o peso de 1kg (o saco com a areia) e estimarem o peso, comparando se pesa mais ou menos do que 1kg. Neste momento, você pode selecionar alguns alunos para compartilharem com a turma a estimativa deles. Pode escolher alunos que, por exemplo, estimaram no início um valor muito aquém. Diga para a turma o peso dos livros (aqui sugerido 1kg, podendo ser mais de 1kg, a depender dos livros selecionados) para que eles percebam as estimativas que fizeram. Proponha também que eles estimem outros objetos presentes na sala, tais como: cadernos, canetas e estojos.
Propósito: Relembrar exemplos de situações onde precisamos estimar e encontrar o peso dos objetos.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos pesar os objetos?
- De que maneira, podemos estimar o peso dos objetos?
- Quais referências podemos usar para encontrar o peso dos objetos?
- Quem é mais pesado, o saco de 1kg ou os livros?
- Vocês podem me dizer outros objetos que podemos comparar o peso?
- Vocês podem me dizer outro objeto que vocês acham que tem mais de um 1kg?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. ( slides 3 e 4 )
Orientação: Para essa atividade selecione uma quantidade de livros que tenham juntos o peso de 1kg. Já que as atividades dessa aula irão contemplar a unidade do quilo: kg. Além dos livros, um saco cheio de areia com 1kg. Empilhe os livros e coloque-os em cima da mesa, para que todos possam visualizar. Questione qual deve ser o peso deles. Escute as hipóteses de todos e pergunte como eles chegaram aos valores ditos.Explique para a turma , que podemos usar uma técnica para estimar valores mais próximos os peso dos objetos,para isso, podemos usar um objeto que já sabemos o peso, no caso, o saco com um 1kg de areia (medida padronizada). Explique que eles devem estender os braços para frente, colocando os livros em uma mão e na outra o peso de 1 kg (o saco com a areia) e estimarem o peso, comparando se pesa mais ou menos do que 1kg. Neste momento, você pode selecionar alguns alunos para compartilharem com a turma a estimativa deles. Pode escolher alunos que , por exemplo, estimaram no início um valor muito aquém. Diga para a turma o peso dos livros (aqui sugerido 1kg, podendo ser mais de 1kg, a depender dos livros selecionados) para que eles percebam as estimativas que fizeram. Proponha também que eles estimem outros objetos presentes na sala, tais como: cadernos, canetas e estojos.
Propósito: Relembrar exemplos de situações onde precisamos estimar e encontrar o peso dos objetos.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos pesar os objetos?
- De que maneira, podemos estimar o peso dos objetos?
- Quais referências podemos usar para encontrar o peso dos objetos?
- Quem é mais pesado, o saco de 1kg ou os livros?
- Vocês podem me dizer outros objetos que podemos comparar o peso?
- Vocês podem me dizer outro objeto que vocês acham que tem mais de um 1kg?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Motive a turma para participar da próxima atividade. Informe para a turma que eles irão utilizar uma balança caseira para realizar a atividade. Monte a balança utilizando os materiais indicados no slide 6. Explique para turma que usarão um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Faça uma marcação na metade do cabo e posicione em cima do encosto da cadeira. Em um lado do cabo coloque uma sacola plástica com uma medida de 2 kg, pode ser de alimentos (como sacos de feijão, arroz ou açúcar) ou saquinhos cheios de areia. Na outra extremidade, coloque o que deseja pesar. Exemplifique colocando os livros e diga que se o cabo ficar equilibrado significa que o peso deles é de 2 kg. Caso, o cabo pender para baixo, o peso é menos de 2 kg e se o lado em que estiver o saco com o peso pender para baixo, os livros têm mais de 2 kg. Demonstre para a turma. Depois forme grupos. Sugere-se que cada grupo tenha 4 participantes, pois será uma tarefa que precisará de apoio de pelo menos dois alunos. Utilize o critério de alunos com diferentes níveis de aprendizagem, para que as trocas de conhecimento sejam garantidas. Disponibilize para cada grupo sacolas com os alimentos dentro. Distribua da seguinte maneira: 1 sacola com 1 kg de arroz, 1 sacola com 2 kg de feijão, 1 sacola com 3 kg de farinha e outra com 1 kg de café. Caso você, não disponibilize essa quantidade de alimentos, já que cada grupo deverá receber essa quantidade de sacolas, existe a possibilidade de usar sacos transparentes cheios de areia com imagens coladas representando os alimentos. Para isso, será necessário separar os sacos com os pesos já determinados. Se usar os alimentos, atente-se de colocá-los em outros sacos, podendo ser os transparentes, para que os alunos não resolvam a situação por dedução ou lendo a informação do peso na própria embalagem. Cada grupo montará sua balança caseira, para isso disponibilize também cabos de vassouras como sugere o exemplo do slide 7. Adeque a quantidade de materiais ao número de alunos da turma. Informe que além da balança, eles podem recorrer a técnica de estender os braços para estimar o peso, utilizando sempre as sacolas para estimar o peso, pois o aluno do 2º ano pode ter dificuldade de segurar um objeto um pouco mais pesado, pela própria estrutura física da criança dessa idade. Circule pelos grupos, acompanhando as estratégias desenvolvidas, garantindo que todos participem. Observe se eles estão usando a balança corretamente, verificando se o cabo foi posicionado de maneira correta, para não interferir na medição.Veja as discussões que os grupos estabelecem quando cada um diz um peso diferente. Perceba como eles resolvem o impasse. Estimule-os a utilizarem referências pessoais, tais como: “Meu cachorrinho pesa 5 kg, então, esse saco de arroz deve ter menos do que 5 kg!” Para outras intervenções, veja o guia de intervenção.
Propósito: Realizar estimativas e medidas de massa, utilizando medidas de padronizadas e não padronizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos de uma balança?
- Será que a partir do saco com 2kg podemos estimar o peso dos alimentos?
- Podemos usar também a técnica dos braços estendidos?
- Quais referências de peso podemos usar para nos auxiliar nas estimativas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal )
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Motive a turma para participar da próxima atividade. Informe para a turma que eles irão utilizar uma balança caseira para realizar a atividade. Monte a balança utilizando os materiais indicados no slide 6. Explique para turma que usarão um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Faça uma marcação na metade do cabo e posicione em cima do encosto da cadeira. Em um lado do cabo coloque uma sacola plástica com uma medida de 2 kg, pode ser de alimentos (como sacos de feijão, arroz ou açúcar) ou saquinhos cheios de areia. Na outra extremidade, coloque o que deseja pesar. Exemplifique colocando os livros e diga que se o cabo ficar equilibrado significa que o peso deles é de 2 kg. Caso, o cabo pender para baixo, o peso é menos de 2 kg e se o lado em que estiver o saco com o peso pender para baixo, os livros têm mais de 2 kg. Demonstre para a turma. Depois forme grupos. Sugere-se que cada grupo tenha 4 participantes, pois será uma tarefa que precisará de apoio de pelo menos dois alunos. Utilize o critério de alunos com diferentes níveis de aprendizagem, para que as trocas de conhecimento sejam garantidas. Disponibilize para cada grupo sacolas com os alimentos dentro. Distribua da seguinte maneira: 1 sacola com 1 kg de arroz, 1 sacola com 2 kg de feijão, 1 sacola com 3 kg de farinha e outra com 1 kg de café. Caso você, não disponibilize essa quantidade de alimentos, já que cada grupo deverá receber essa quantidade de sacolas, existe a possibilidade de usar sacos transparentes cheios de areia com imagens coladas representando os alimentos. Para isso, será necessário separar os sacos com os pesos já determinados. Se usar os alimentos, atente-se de colocá-los em outros sacos, podendo ser os transparentes, para que os alunos não resolvam a situação por dedução ou lendo a informação do peso na própria embalagem. Cada grupo montará sua balança caseira, para isso disponibilize também cabos de vassouras como sugere o exemplo do slide 7. Adeque a quantidade de materiais ao número de alunos da turma. Informe que além da balança, eles podem recorrer a técnica de estender os braços para estimar o peso, utilizando sempre as sacolas para estimar o peso, pois o aluno do 2º ano pode ter dificuldade de segurar um objeto um pouco mais pesado, pela própria estrutura física da criança dessa idade. Circule pelos grupos, acompanhando as estratégias desenvolvidas, garantindo que todos participem. Observe se eles estão usando a balança corretamente, verificando se o cabo foi posicionado de maneira correta, para não interferir na medição.Veja as discussões que os grupos estabelecem quando cada um diz um peso diferente. Perceba como eles resolvem o impasse. Estimule-os a utilizarem referências pessoais, tais como: “Meu cachorrinho pesa 5 kg, então, esse saco de arroz deve ter menos do que 5 kg!” Para outras intervenções, veja o guia de intervenção.
Propósito: Realizar estimativas e medidas de massa, utilizando medidas de padronizadas e não padronizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos de uma balança?
- Será que a partir do saco com 2kg podemos estimar o peso dos alimentos?
- Podemos usar também a técnica dos braços estendidos?
- Quais referências de peso podemos usar para nos auxiliar nas estimativas?
Atividade principal -)
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Motive a turma para participar da próxima atividade. Informe para a turma que eles irão utilizar uma balança caseira para realizar a atividade. Monte a balança utilizando os materiais indicados no slide 6. Explique para turma que usarão um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Faça uma marcação na metade do cabo e posicione em cima do encosto da cadeira. Em um lado do cabo coloque uma sacola plástica com uma medida de 2 kg, pode ser de alimentos (como sacos de feijão, arroz ou açúcar) ou saquinhos cheios de areia. Na outra extremidade, coloque o que deseja pesar. Exemplifique colocando os livros e diga que se o cabo ficar equilibrado significa que o peso deles é de 2 kg. Caso, o cabo pender para baixo, o peso é menos de 2 kg e se o lado em que estiver o saco com o peso pender para baixo, os livros têm mais de 2 kg. Demonstre para a turma. Depois forme grupos. Sugere-se que cada grupo tenha 4 participantes, pois será uma tarefa que precisará de apoio de pelo menos dois alunos. Utilize o critério de alunos com diferentes níveis de aprendizagem, para que as trocas de conhecimento sejam garantidas. Disponibilize para cada grupo sacolas com os alimentos dentro. Distribua da seguinte maneira: 1 sacola com 1 kg de arroz, 1 sacola com 2 kg de feijão, 1 sacola com 3 kg de farinha e outra com 1 kg de café. Caso você, não disponibilize essa quantidade de alimentos, já que cada grupo deverá receber essa quantidade de sacolas, existe a possibilidade de usar sacos transparentes cheios de areia com imagens coladas representando os alimentos. Para isso, será necessário separar os sacos com os pesos já determinados. Se usar os alimentos, atente-se de colocá-los em outros sacos, podendo ser os transparentes, para que os alunos não resolvam a situação por dedução ou lendo a informação do peso na própria embalagem. Cada grupo montará sua balança caseira, para isso disponibilize também cabos de vassouras como sugere o exemplo do slide 7. Adeque a quantidade de materiais ao número de alunos da turma. Informe que além da balança, eles podem recorrer a técnica de estender os braços para estimar o peso, utilizando sempre as sacolas para estimar o peso, pois o aluno do 2º ano pode ter dificuldade de segurar um objeto um pouco mais pesado, pela própria estrutura física da criança dessa idade. Circule pelos grupos, acompanhando as estratégias desenvolvidas, garantindo que todos participem. Observe se eles estão usando a balança corretamente, verificando se o cabo foi posicionado de maneira correta, para não interferir na medição.Veja as discussões que os grupos estabelecem quando cada um diz um peso diferente. Perceba como eles resolvem o impasse. Estimule-os a utilizarem referências pessoais, tais como: “Meu cachorrinho pesa 5 kg, então, esse saco de arroz deve ter menos do que 5 kg!” Para outras intervenções, veja o guia de intervenção.
Propósito: Realizar estimativas e medidas de massa, utilizando medidas de padronizadas e não padronizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos de uma balança?
- Será que a partir do saco com 2kg podemos estimar o peso dos alimentos?
- Podemos usar também a técnica dos braços estendidos?
- Quais referências de peso podemos usar para nos auxiliar nas estimativas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Motive a turma para participar da próxima atividade. Informe para a turma que eles irão utilizar uma balança caseira para realizar a atividade. Monte a balança utilizando os materiais indicados no slide 6. Explique para turma que usarão um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Faça uma marcação na metade do cabo e posicione em cima do encosto da cadeira. Em um lado do cabo coloque uma sacola plástica com uma medida de 2 kg, pode ser de alimentos (como sacos de feijão, arroz ou açúcar) ou saquinhos cheios de areia. Na outra extremidade, coloque o que deseja pesar. Exemplifique colocando os livros e diga que se o cabo ficar equilibrado significa que o peso deles é de 2 kg. Caso, o cabo pender para baixo, o peso é menos de 2 kg e se o lado em que estiver o saco com o peso pender para baixo, os livros têm mais de 2 kg. Demonstre para a turma. Depois forme grupos. Sugere-se que cada grupo tenha 4 participantes, pois será uma tarefa que precisará de apoio de pelo menos dois alunos. Utilize o critério de alunos com diferentes níveis de aprendizagem, para que as trocas de conhecimento sejam garantidas. Disponibilize para cada grupo sacolas com os alimentos dentro. Distribua da seguinte maneira: 1 sacola com 1 kg de arroz, 1 sacola com 2 kg de feijão, 1 sacola com 3 kg de farinha e outra com 1 kg de café. Caso você, não disponibilize essa quantidade de alimentos, já que cada grupo deverá receber essa quantidade de sacolas, existe a possibilidade de usar sacos transparentes cheios de areia com imagens coladas representando os alimentos. Para isso, será necessário separar os sacos com os pesos já determinados. Se usar os alimentos, atente-se de colocá-los em outros sacos, podendo ser os transparentes, para que os alunos não resolvam a situação por dedução ou lendo a informação do peso na própria embalagem. Cada grupo montará sua balança caseira, para isso disponibilize também cabos de vassouras como sugere o exemplo do slide 7. Adeque a quantidade de materiais ao número de alunos da turma. Informe que além da balança, eles podem recorrer a técnica de estender os braços para estimar o peso, utilizando sempre as sacolas para estimar o peso, pois o aluno do 2º ano pode ter dificuldade de segurar um objeto um pouco mais pesado, pela própria estrutura física da criança dessa idade. Circule pelos grupos, acompanhando as estratégias desenvolvidas, garantindo que todos participem. Observe se eles estão usando a balança corretamente, verificando se o cabo foi posicionado de maneira correta, para não interferir na medição.Veja as discussões que os grupos estabelecem quando cada um diz um peso diferente. Perceba como eles resolvem o impasse. Estimule-os a utilizarem referências pessoais, tais como: “Meu cachorrinho pesa 5 kg, então, esse saco de arroz deve ter menos do que 5 kg!” Para outras intervenções, veja o guia de intervenção.
Propósito: Realizar estimativas e medidas de massa, utilizando medidas de padronizadas e não padronizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos de uma balança?
- Será que a partir do saco com 2kg podemos estimar o peso dos alimentos?
- Podemos usar também a técnica dos braços estendidos?
- Quais referências de peso podemos usar para nos auxiliar nas estimativas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Motive a turma para participar da próxima atividade. Informe para a turma que eles irão utilizar uma balança caseira para realizar a atividade. Monte a balança utilizando os materiais indicados no slide 6. Explique para turma que usarão um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Faça uma marcação na metade do cabo e posicione em cima do encosto da cadeira. Em um lado do cabo coloque uma sacola plástica com uma medida de 2 kg, pode ser de alimentos (como sacos de feijão, arroz ou açúcar) ou saquinhos cheios de areia. Na outra extremidade, coloque o que deseja pesar. Exemplifique colocando os livros e diga que se o cabo ficar equilibrado significa que o peso deles é de 2 kg. Caso, o cabo pender para baixo, o peso é menos de 2 kg e se o lado em que estiver o saco com o peso pender para baixo, os livros têm mais de 2 kg. Demonstre para a turma. Depois forme grupos. Sugere-se que cada grupo tenha 4 participantes, pois será uma tarefa que precisará de apoio de pelo menos dois alunos. Utilize o critério de alunos com diferentes níveis de aprendizagem, para que as trocas de conhecimento sejam garantidas. Disponibilize para cada grupo sacolas com os alimentos dentro. Distribua da seguinte maneira: 1 sacola com 1 kg de arroz, 1 sacola com 2 kg de feijão, 1 sacola com 3 kg de farinha e outra com 1 kg de café. Caso você, não disponibilize essa quantidade de alimentos, já que cada grupo deverá receber essa quantidade de sacolas, existe a possibilidade de usar sacos transparentes cheios de areia com imagens coladas representando os alimentos. Para isso, será necessário separar os sacos com os pesos já determinados. Se usar os alimentos, atente-se de colocá-los em outros sacos, podendo ser os transparentes, para que os alunos não resolvam a situação por dedução ou lendo a informação do peso na própria embalagem. Cada grupo montará sua balança caseira, para isso disponibilize também cabos de vassouras como sugere o exemplo do slide 7. Adeque a quantidade de materiais ao número de alunos da turma. Informe que além da balança, eles podem recorrer a técnica de estender os braços para estimar o peso, utilizando sempre as sacolas para estimar o peso, pois o aluno do 2º ano pode ter dificuldade de segurar um objeto um pouco mais pesado, pela própria estrutura física da criança dessa idade. Circule pelos grupos, acompanhando as estratégias desenvolvidas, garantindo que todos participem. Observe se eles estão usando a balança corretamente, verificando se o cabo foi posicionado de maneira correta, para não interferir na medição.Veja as discussões que os grupos estabelecem quando cada um diz um peso diferente. Perceba como eles resolvem o impasse. Estimule-os a utilizarem referências pessoais, tais como: “Meu cachorrinho pesa 5 kg, então, esse saco de arroz deve ter menos do que 5 kg!” Para outras intervenções, veja o guia de intervenção.
Propósito: Realizar estimativas e medidas de massa, utilizando medidas de padronizadas e não padronizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações precisamos de uma balança?
- Será que a partir do saco com 2kg podemos estimar o peso dos alimentos?
- Podemos usar também a técnica dos braços estendidos?
- Quais referências de peso podemos usar para nos auxiliar nas estimativas?
Discussão da solução. Slide (10,11,12 e 13)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após término da atividade, peça que os grupos apresentem suas listas de compras com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. Registre na lousa a tabela do mesmo modelo do slide 11. Após término da atividade, peça que os grupos preencham com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. O grupo pode encontrar os valores corretos usando a balança caseira. Um grupo também pode explorar mais referências para encontrar as medidas. Podem acrescentar mais peso no saco referência para encontrar medidas mais altas. Pode acontecer deles perceberem, por exemplo, que o arroz pesa muito mais do que 2 kg, mas podem ter dificuldades em dizer um peso mais específico e registrar : ”mais do que 2 kg”, neste caso, aceite, pois as estimativas nesta série ainda são válidas. Se os grupos apresentarem respostas muito aquém, apresente as possíveis resoluções.
Propósito: Socializar as estratégias desenvolvidas pelo grupo.
Discuta com a turma:
- Quais outros alimentos podemos encontrar as medidas usando a mesma estratégia?
- Quando ficaram em dúvida, de que maneira vocês chegaram a uma medida?
Material Complementar:
Discussão da solução. Slide (10,11,12 e 13)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após término da atividade, peça que os grupos apresentem suas listas de compras com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. Registre na lousa a tabela do mesmo modelo do slide 11. Após término da atividade, peça que os grupos preencham com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. O grupo pode encontrar os valores corretos usando a balança caseira. Um grupo também pode explorar mais referências para encontrar as medidas. Podem acrescentar mais peso no saco referência para encontrar medidas mais altas. Pode acontecer deles perceberem, por exemplo, que o arroz pesa muito mais do que 2 kg, mas podem ter dificuldades em dizer um peso mais específico e registrar : ”mais do que 2 kg”, neste caso, aceite, pois as estimativas nesta série ainda são válidas. Se os grupos apresentarem respostas muito aquém, apresente as possíveis resoluções.
Propósito: Socializar as estratégias desenvolvidas pelo grupo.
Discuta com a turma:
- Quais outros alimentos podemos encontrar as medidas usando a mesma estratégia?
- Quando ficaram em dúvida, de que maneira vocês chegaram a uma medida?
Discussão da solução. Slide (10,11,12 e 13)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após término da atividade, peça que os grupos apresentem suas listas de compras com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. Registre na lousa a tabela do mesmo modelo do slide 11. Após término da atividade, peça que os grupos preencham com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. O grupo pode encontrar os valores corretos usando a balança caseira. Um grupo também pode explorar mais referências para encontrar as medidas. Podem acrescentar mais peso no saco referência para encontrar medidas mais altas. Pode acontecer deles perceberem, por exemplo, que o arroz pesa muito mais do que 2 kg, mas podem ter dificuldades em dizer um peso mais específico e registrar : ”mais do que 2 kg”, neste caso, aceite, pois as estimativas nesta série ainda são válidas. Se os grupos apresentarem respostas muito aquém, apresente as possíveis resoluções.
Propósito: Socializar as estratégias desenvolvidas pelo grupo.
Discuta com a turma:
- Quais outros alimentos podemos encontrar as medidas usando a mesma estratégia?
- Quando ficaram em dúvida, de que maneira vocês chegaram a uma medida?
Discussão da solução. Slide (10,11,12 e 13)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após término da atividade, peça que os grupos apresentem suas listas de compras com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. Registre na lousa a tabela do mesmo modelo do slide 11. Após término da atividade, peça que os grupos preencham com as medidas de pesos encontradas. Peça que eles expliquem como chegaram as medidas e quais as estratégias que eles usaram. O grupo pode encontrar os valores corretos usando a balança caseira. Um grupo também pode explorar mais referências para encontrar as medidas. Podem acrescentar mais peso no saco referência para encontrar medidas mais altas. Pode acontecer deles perceberem, por exemplo, que o arroz pesa muito mais do que 2 kg, mas podem ter dificuldades em dizer um peso mais específico e registrar : ”mais do que 2 kg”, neste caso, aceite, pois as estimativas nesta série ainda são válidas. Se os grupos apresentarem respostas muito aquém, apresente as possíveis resoluções.
Propósito: Socializar as estratégias desenvolvidas pelo grupo.
Discuta com a turma:
- Quais outros alimentos podemos encontrar as medidas usando a mesma estratégia?
- Quando ficaram em dúvida, de que maneira vocês chegaram a uma medida?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a aula retomando a ideia de desenvolver referências utilizando medidas padronizadas para estimar, comparar e pesar. Projete o slide ou registre na lousa o exemplo usado.
Propósito: Destacar os processos dos quais podemos usar para estimar, medir e comparar medidas de massa.
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Para atividade de avaliação, disponibilize uma mochila com 5 cadernos, 2 pares de tênis dos alunos e 3 dicionários. Depois, disponibilize outros materiais, tais como: apagador, caixas de lápis, caixas com lápis de cera, potes com algum material dentro entre outros para que eles possam completar a tabela, escrevendo outros objetos que tenham o mesmo peso. Individualmente, entregue atividade impressa. Informe que eles podem usar a técnica dos braços estendidos. Analise se as comparações e as estimativas são pertinentes. Caso perceba que a turma ainda precisa desenvolver mais estratégias, sugira mais atividades complementares.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_03
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Algum produto que tenha a massa (peso) de 1 kg.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A Retomada oportuniza o aluno estimar o peso de objetos, utilizando uma referência conhecida, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Previamente, antes da aula síncrona, peça aos alunos providenciarem um produto de 1 kg e também disponibiliza a atividade prévia para os mesmos.
Atividade Prévia:
Em nossa casa temos vários produtos que foram comprados por quilo (kg). Observe quais são esses produtos (pode ser alimentos, produto de limpeza) e preencha a tabela abaixo:
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar provocando reflexões quanto a atividade prévia, favorecendo ao aluno a identificação dos produtos e sua massa (peso), o instrumento utilizado para encontrar essa medida, as unidades de medida, o produto mais pesado, o mais leve.
Em seguida, você pode apresentar os slides 3 e 4, e propor a realização da atividade, explicando que os mesmos devem simular uma balança, ou seja, deve colocar em uma das mãos, o produto de 1 kg que foi previamente providenciado e na outra mão, colocar 4 (ou outra quantidade) livros ou cadernos e descobrir se a massa (peso) deles é maior ou menor que 1 kg (Professor, você pode indicar quais são os livros que podem ser utilizados e que juntos tem a massa próxima de 1 kg). É importante nesta atividade proporcionar reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode solicitar a atividade prévia e pedir aos alunos a providenciarem o produto com massa (peso) de 1 kg e lançar a mesma proposta de atividade adotada na aula síncrona, por mensagem de texto ou áudio, via WhatsApp ou e-mail e pedir aos alunos deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível, a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
Para a atividade principal, sugiro adaptação. Logo, essa atividade pode apresentar duas situações que podem ser conduzidas pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona você pode apresentar as situações adaptadas e desafiar os alunos a solucionarem no caderno.
Situação adaptada 1: Apresente o slide 7, indique que representa uma balança caseira utilizando um cabo de vassoura, uma cadeira e sacolas plásticas. Em seguida provoque as reflexões:
- Os produtos que estão nas duas sacolas têm pesos diferentes? Por quê?
- De acordo com os produtos que você encontrou em sua casa, quais poderíamos colocar em cada sacola, para que a balança ficasse do mesmo jeito, em equilíbrio?
- Se colocássemos um saco de arroz de 5 kg em uma sacola e 2 kg de feijão mais 2 kg de macarrão na outra sacola, a balança continuaria assim? Por quê?
Situação adaptada 2: Apresente o slide 9 e a seguinte tabela:
Explique que a balança já tem em um dos lados uma sacola que pesa 2kg e peça que, utilizando os produtos da tabela, indiquem novas possibilidades para acrescentá-los nas sacolas, mas a balança deve permanecer em equilíbrio, indique inclusive que pode acrescentar sacolas nos dois lados. Para provocar reflexões, utilize os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, compartilhe as situações adaptadas via WhatsApp ou e-mail por meio de texto, áudio ou vídeo. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída juntamente com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução das situações, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Na aula assíncrona, as resoluções das situações devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar aos alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 14) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 15, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas e comparações. Entretanto, sugiro substituir os itens solicitados por materiais escolares que os alunos tenham em suas residências. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
- Realizar estimativas e medições entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.
Conceito-chave
Estimativas - Medidas de massa - Medidas não padronizadas e padronizadas.
Recursos necessários
- Sacos transparentes;
- Atividades impressas;
- Os materiais podem variar a quantidade, a depender do número de alunos da sala e dos grupos que forem formados;
- Areia;
- Arroz;
- Feijão;
- Pó de café;
- Farinha;
- Cabos de vassouras;
- Cadeiras;
- Sacolas plásticas.