Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam ao vídeo “Robocup Magdeburg 06.05.2017”(disponível aqui), e respondam às seguintes perguntas:
- O que o robô fazia?
- Vocês acham que alguém ensinou a tarefa a eles?
- Como eles aprenderam tais tarefas?
Caso não seja possível assistir ao vídeo, peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto".
Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a leitura, apresente a questão disparadora aos estudantes e peça a eles que reflitam sobre:
- Como um robô aprende a realizar tarefas?
Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail, ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.
Mão na massa
Antes de propor a atividade, verifique se os estudantes possuem um quebra-cabeça em casa. Caso não possuam, você pode substituí-lo por uma tarefa doméstica, como arrumar a cama, por exemplo.
Peça aos estudantes que reflitam sobre como ensinariam um robô a montar um quebra-cabeças (ou arrumar a cama). Solicite que eles escrevam uma sequência de ordens para o robô realizar a tarefa.
Organize a turma de forma que os estudantes possam trocar a sequência com um colega e montar um quebra-cabeças (ou arrumar a cama) seguindo exatamente as instruções escritas pelo outro estudante.
Peça que o estudante faça uma avaliação das instruções e escreva para o colega, pontuando o que poderia ser aperfeiçoado.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, reserve um tempo para que os estudantes compartilhem como foi criar a sequência e por em prática a sequência do colega. Siga as orientações presentes no plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes a refletirem sobre os passos necessários para montagem do quebra-cabeças e a montarem seguindo exatamente as instruções do colega.