Como montar um kit de Robótica de baixo custo para usar na sua aula
Interruptores, materiais para montar circuitos e sucata podem ser usados por quem está começando a explorar o mundo maker
05/02/2019
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Jornalismo
05/02/2019
De uns tempos para cá, uma das perguntas que mais tenho recebido é “Por onde devo começar o ensino de Robótica?”, seguida de “Qual material devo ter para trabalhar com os alunos?”.
É hora de acabar com esse mito de que para trabalhar robótica é necessário ter um kit específico. Ter um material adequado enriquece as aulas, mas a melhor companhia para esse material é atitude e vontade para transformar o processo de aprendizado!
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Para começar o trabalho de robótica, você precisa passar antes por algumas etapas que considero percussoras ao trabalho, para causar na sua turma o encantamento pelo novo. Esse impacto vai ajudar a envolver os estudantes em problemas reais, tirando-os da passividade e trazendo-os para o centro do processo de aprendizagem.
Para iniciar o trabalho, a cultura maker pode ser o pontapé inicial. A cultura maker parte do princípio do “faça você mesmo” e possibilita aos alunos criar trabalhos e protótipos a partir de problemas reais.
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Os materiais poderão ser de baixa tecnologia (low tech, em inglês), para explorar montagens de circuitos, funcionamento de motores, interruptores, potenciômetros, leds e resistores, acrescidos de materiais não estruturados (de sucata). Com estes materiais já é possível criar muitos objetos e o professor atua como mediador do processo, permitindo que os estudantes possam aguçar sua criatividade.
A filosofia maker parte do princípio de que aprendemos uns com os outros e que todos somos seres criadores!
Na sequência pode ser trabalhada a programação desplugada, que nada mais é do que a programação longe dos computadores. Sem a necessidade de utilizar programas específicos, você pode dar aos seus alunos desafios de forma concreta, para que eles possam vivenciar a programação. É importante oferecer desafios reais aos alunos para que exercitem o pensamento computacional.
Após essa vivência, os alunos estarão preparados para iniciar a programação. Um dos programas que sempre utilizo com os estudantes é o Scratch, que é um software livre. Além de ser lúdico e interativo, ele possui várias possibilidades de interação.
Depois destes passos, os alunos estarão familiarizados a trabalhar com a robótica e iniciar os estudos com placas programáveis, realizando programações pelo computador e passando para a placa, via USB.
Começar simples é essencial para o ensino de robótica. Permita que os alunos criem os seus protótipos, que podem ser robôs, carrinhos, semáforos e tudo o que a imaginação permitir — exercendo desta maneira, o pensamento científico, aliado à inventividade e à criatividade.
Como montar o seu kit
Para montar seu kit de robótica, deixo aqui alguns materiais que podem ser adquiridos em lojas de eletrônica e com recursos da APM da escola. Para consolidar o trabalho, é importante envolver as pessoas, de modo que os pais e responsáveis percebam o avanço de seus filhos na aprendizagem.
Os materiais devem ser adquiridos partindo da premissa de que professor a alunos vão trabalhar em grupo. Vale salientar que o ensino traz como premissa a colaboração, empatia, resolução de problemas e o desenvolvimento das relações socioemocionais, características que serão trabalhadas conjuntamente com o aprendizado da robótica.
MATERIAIS LOW TECH Descrição Interruptor pequeno – 2 chaves Fio simples para robótica (espessura fina- 0,5mm/0,75mm/1,0 mm) Potenciômetro Motores 6V Leds coloridos (branco, amarelo, verde, azul, vermelho) Resistores (de acordo com o led adquirido) Suporte bateria 9V Bateria 9V Suporte duplo Pilha AA Pilha AA |
MATERIAIS HIGH TECH Descrição Placa Arduino UNO e ou Microbit Motor servo 9g 180º Buzzer Motor DC 3A – 6V direito Motor DC 3A – 6V esquerdo Motor DC 3A – 6V com caixa de redução e eixo duplo Jacarés Protoboard Jumpers Conectores Sensores digitais Touch e Magnético Sensores de luz Sensores: analógicos de distância, linear Led RGB (vermelho, verde e azul) Cabo USB (mini) Suporte de bateria 3.7 V Bateria 3.7 V Módulo de Bluetooth Recarregador de bateria 3.7 V |
E você querido professor, como trabalha a robótica em sala de aula? Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar práticas docentes.
Um abraço,
Débora Garofalo
Professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, colunista de Tecnologia para o site da NOVA ESCOLA, Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 10 no Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.
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