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Parceria entre professoras resulta em projeto que une inglês e programação

Projeto interdisciplinar promoveu uma aprendizagem significativa nas duas áreas em uma escola pública de São Paulo. Entenda

POR:
Paula Salas

Alexandra Sakamoto e Vanessa Gutz têm muita coisa em comum. Ambas trabalham na mesma escola, a Emef Desembargador Joaquim Candido de Azevedo Marques, em São Paulo, e dão aulas para o 7º ano. Dá para dizer também que elas trabalham com linguagem: Alessandra, de Informática, domina a linguagem das máquinas; Vanessa, formada em Letras, a língua inglesa. Por que não juntar as duas em um projeto só?

Utilizando a plataforma Code.org, um recurso gratuito com ferramentas e cursos para aprender programação (veja o quadro abaixo), Alessandra e Vanessa aproveitaram o fato de que o site pode ser usado em inglês para criar situações de uso real da língua estrangeira.

Durante oito meses, os encontros na sala de informática incluíam vídeos e atividades no computador e fora dele. Em ritmo de brincadeira, uma das aulas foi sobre dança. Os alunos reuniram-se em roda para criar uma coreografia cujos comandos dos movimentos precisavam ser em inglês. Em seguida, no computador, eles criaram um algoritmo (sequência lógica de comandos para a máquina) que correspondia aos passos que foram ensaiados. “A ideia era deixar a aula prazerosa, mas se ficasse só no computador ficariam cansados”, comenta Alexandra.

Além dos resultados em relação ao conteúdo, o projeto incentivou o espírito de colaboração. “A parceria com a Vanessa foi fundamental para que o trabalho fosse significativo”, afirma Alexandra, que passou a ter com a colega mais uma boa história em comum para contar.

COMO O CODE.ORG FOI UTILIZADO NAS AULAS
Separados em duplas, os alunos percorriam uma trilha de aprendizagem disponível na plataforma, intercalando com atividades off-line:


Introdução ao tema
Eram exibidos vídeos curtos em inglês, nos quais os alunos precisavam identificar o vocabulário trabalhado previamente e interpretar o que assistiam. Neste exemplo, o assunto era loop (que, em programação, é o nome de uma sequência repetida de comandos).



Testando os conhecimentos
Em seguida, a plataforma oferece uma pergunta de múltipla escolha sobre qual é o algoritmo correto para resolver o problema.





Hora de programar
Uma tela permite montar blocos de programação e experimentar os algoritmos. Com isso, os alunos podem aprender lógica e ampliar o vocabulário de inglês.


DUAS FERRAMENTAS PARA PROGRAMAR NA ESCOLA
Scratch
Criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a linguagem funciona como blocos de montar. Cada comando é um bloco que se encaixa a outros, tornando a experiência mais intuitiva. scratch.mit.edu/

Hour of Code
Mais do que uma ferramenta, a Hour of Code (Hora do Código, em português) é uma campanha de mobilização pelo ensino de programação, com eventos anuais em todo o mundo. hourofcode.com/pt

PARA SABER MAIS

O code.org tem uma área exclusiva para professores, com dicas para desenvolver cada aula e outros recursos: bit.ly/code-teacher 

Ilustrações: Rachel Denti

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