5 livros para você inserir a robótica em suas aulas

Débora Garofalo apresenta sugestões para quem quer trabalhar com o tema

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Getty Images/ SDI Productions

A robótica ainda assusta muitos educadores, que não introduzem o tema em suas aulas por acreditarem que o fato de não terem domínio do assunto é um impedimento para isso.

Vale reavaliar esta postura. A robótica educacional pode favorecer a aprendizagem, pois permite experimentações e o trabalho com raciocínio lógico, resoluções colaborativas de problemas reais e empatia.

Como envolve o pensamento computacional, essa ciência auxilia no entendimento prático do ensino de Matemática. Mas é possível utilizar a robótica em todas as etapas de ensino e em qualquer área do conhecimento. 

Para te inspirar a estudar sobre o tema e inserir o ensino da robótica em suas aulas, separamos algumas sugestões de livros. 

1- Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira

( organizado por Paulo Blikstein e Rodrigo Barbosa da Silva, Editora Penso) 

O livro traz uma retrospectiva do ensino de robótica em escolas urbanas e rurais, universidades e espaços informais. Estruturada para apresentar experiências inovadoras na educação brasileira, a obra conta com relatos de experiências, pesquisas e teses acerca de temas como robótica aberta, software livre, robótica com sucata, internet das coisas, entre outros. 

  1. A robótica para uso educacional

(Flavio Rodrigues Campos, Editora Senac São Paulo) 

A obra de Flavio Rodrigues Campos trata da robótica no cenário educacional, mostrando sua evolução histórica e analisando a relação desta ciência com diferentes correntes teóricas da pedagogia. Traz também sugestões e orientações para que professores e gestores consigam incorporar a robótica nas práticas pedagógicas e na organização do currículo escolar. 

  1. Introdução a Robótica

(Maja J Mataric, Editora Unesp)

Escrita por Maja J. Mataric, o livro aborda temas como a definição e a história da robótica, os componentes do robô, locomoção, manipulação, sensores, controle, arquiteturas de controle, representação, comportamento, navegação, robótica em grupo, aprendizagem e o futuro da robótica, chamando a atenção para as implicações éticas que esse universo pode trazer.

4 - Ebook gratuito: O benefício de ensinar robótica e programação para as crianças. 

(Escola Gênio Azul, gratuito, disponível para download aqui) 

O material foi desenvolvido pela Escola Gênio Azul, de Fortaleza, no Ceará. A obra trata do uso da tecnologia na educação e apresenta informações e orientações sobre linguagem de programação e robótica educacional, incluindo explicações de como a matemática pode estar contextualizada com as duas linguagens. 

5 - Arduino Básico, gratuito

(Portal Vida de Silício, gratuito, disponível aqui)

Desenvolvido por Vida de Silício, um portal especializado em robótica, o material utiliza uma linguagem simples e didática para explicar o que é o Arduíno - uma placa que funciona como um pequeno computador, que permite programação e, por isso, é muito usada em projetos de robótica. O objetivo é apresentar os principais conceitos para quem quer dar os primeiros passos na programação. 

Desejo a você, querido professor, excelentes leituras! Fiquem à vontade para compartilhar dicas de leituras, aqui nos comentários, que não estejam contempladas nesta lista. Vamos juntos inspirar outros educadores a começarem a utilizar a robótica em sala.

Um abraço,

Débora Garofalo é assessora especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

 

Tags

Guias

Tags

Guias