Educação em Rede: 24 horas de cursos gratuitos para apoiar os educadores na quarentena

Projeto, uma parceria NOVA ESCOLA e Facebook, apresentou ferramentas para colaborar com o trabalho do professor durante a pandemia

POR:
Paula Salas, Ana Paula Bimbati
Foto: Getty Image

Nesse momento de isolamento social com aulas a distância e novos desafios na rotina do professor, conhecer novas práticas, metodologias e se aprofundar é essencial! Para colaborar com o planejando docente, as últimas sete semanas contaram com uma programação especial de mais de 24 horas de entrevistas e cursos ao vivo sobre temas para auxiliar nos atuais desafios da Educação e 16 retransmissões de cursos do catálogo NOVA ESCOLA

Toda essa programação gratuita faz parte do projeto Educação Em Rede, uma parceria de NOVA ESCOLA com o Facebook. “O objetivo era apresentar conteúdos que apoiassem os professores a produzirem suas aulas nesse contexto de ensino remoto. Trouxemos experiências com foco na escola pública e oferecendo práticas replicáveis”, explica Barbara Castro, coordenadora de cursos NOVA ESCOLA. 

Barbara conta que professores e coordenadores do Brasil inteiro ajudaram a construir a grade de programação através da experiência que estão vivendo na prática. “Pensamos nessa progressão de conteúdo, começando por um assunto mais geral, complexificando e aprofundando os temas”, ressalta. Todos os cursos transmitidos ficarão disponíveis aqui no site e serão organizados em trilhas para que você possa consultar sempre que precisar.

Com o engajamento de educadores do Brasil inteiro, conseguimos montar um grupo no Facebook com mais de 18 mil participantes, que trocam experiências e tiram dúvidas. Além de grupos no Whatsapp, que contam com mais de 1,7 mil professores. Nesses espaços, foram feitas pesquisas para saber quais temas os educadores gostariam de se aprofundar. As respostas também colaboraram com a programação. 

“Foi importante trazer essa diversidade de professores e práticas. Quem não tem acesso a internet e conseguiu mobilizar a comunidade, por exemplo, para aprendizagem dos alunos. Escolas que usaram a rádio local para repassar informação”, relata Barbara. 

Confira a programação das próximas transmissões AO VIVO de cursos

Teve muita coisa boa e tem muito mais, porque a nossa programação ao vivo ainda não acabou! Na quinta-feira, às 15h, vamos falar sobre como usar metodologias ativas nas aulas a distância com Lilian Bacich. E o encerramento do projeto será um bate-papo com o professor Átila Iamarino, na segunda-feira, 25, às 15h. O biólogo vai contar sobre o uso do Youtube na Educação, dicas de como criar sua aula e sobre sua trajetória no canal “Nerdologia”.

Faça sua inscrição para participar das próximas lives