Plano de Aula

Plano de aula: Situações-problemas Envolvendo Porcentagens de Acréscimo.

Plano 2 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos  juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos Específicos

Compreender o conceito de taxa de juros.

Conceito-chave

Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Dicionário

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos  juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos Específicos

Compreender o conceito de taxa de juros.

Conceito-chave

Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Dicionário

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Mostrar situações em que pagamos juros ao adquirir um produto a prazo.

Discuta com a Turma:

  • Quem saberia citar uma situação na qual alguém pagou juros?
  • O que vocês entendem por taxa de juros?