Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Situações-problemas Envolvendo Porcentagens de Acréscimo.
Plano 2 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Compreender o conceito de taxa de juros.
Conceito-chave
Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Dicionário
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Compreender o conceito de taxa de juros.
Conceito-chave
Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Dicionário
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Mostrar situações em que pagamos juros ao adquirir um produto a prazo.
Discuta com a Turma:
- Quem saberia citar uma situação na qual alguém pagou juros?
- O que vocês entendem por taxa de juros?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Recomenda-se o uso da calculadora para que os cálculos não se tornem cansativos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como calcular porcentagens de acréscimo e desconto mentalmente.
Discuta com a Turma:
- Como podemos encontrar 10% mentalmente?
- Como podemos encontrar 1% mentalmente?
- Após encontrar 10% como podemos achar 5%? E 15%?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver no quadro, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir ao quadro, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.
Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema de Cauê e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Incentive para que utilizem a criatividade.
Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.
Discuta com a Turma:
- Se Cauê fosse pagar à vista, seu dinheiro era suficiente para comprar os 3 produtos?
- Qual a desvantagem de comprar a prazo?
- O que vocês entendem por percentual de aumento?
- Qual o primeiro cálculo devemos fazer para solucionar o problema?
- Tem alguma porcentagem de juros na primeira parcela de algum produto citado no problema?
- Podemos fazer um desenho para representar a situação?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o texto no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes pesquisem na internet do celular ou no dicionário o significado do termo taxa de juros para que eles percebam que um percentual de aumento na verdade é uma taxa de juros, peça para alguns alunos irem até o quadro escrever o que encontraram. Explique aos alunos que essa taxa de juros é um termo usado na matemática financeira e comercial.
Propósito: Fazer com que os alunos associam percentual de aumento com taxa de juros.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma relação do termo taxa de juros com percentual de aumento?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- O que devemos fazer primeiro?
- Na primeira parcela está acrescentando algum juros?
- O que devemos fazer com a segunda parcela para descobrir o percentual de aumento?
- Podemos fazer a prova real para verificar se o valor encontrado está correto?
- Podemos calcular o percentual de aumento mentalmente?
- Na divisão a ordem dos fatores altera o resultado?
- Por que devemos dividir 10 por 8 e não o contrário?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- De quanto aumentou a segunda parcela?
- Como podemos descobrir qual a porcentagem representa esse aumento?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- O que devemos fazer primeiro?
- Comparando a segunda parcela com o restante do valor à vista, de quanto foi o acréscimo?
- Quantas vezes o acréscimo da segunda parcela cabe no restante do valor à vista?
- O número do acréscimo corresponde a qual parte da parcela restante do valor à vista?
- A quarta parte de 100% é qual porcentagem?
- Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- A metade de 100% é qual porcentagem?
- Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- A quinta parte de 100% é qual porcentagem?
- Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a Turma:
- No caso do caderno, esses 8 reais representa qual porcentagem?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro enfatizando o significado do conceito taxa de juros.
Propósito: Generalizar o conceito.
Discuta com a Turma:
Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.
Encerramento
Tempo sugerido: 1minuto.
Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade.
Propósito: Generalizar o conceito.
Discuta com a Turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje?
- O que discutimos nessa aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão resolvendo a situação problema. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação problema envolvendo o cálculo de percentuais de acréscimo.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_04NUM02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que pesquisem e descrevam rapidamente quando aplicamos a palavra juro na matemática.
Atividade principal
- Proponha para os alunos que analisem a seguinte situação: “Juntei uma grana e comprei um aparelho de celular que custava 900 reais à vista. Mas só pude pagar parcelado em duas vezes: a primeira parcela paguei 450 no ato da compra, e a segunda paguei 540 reais.”
- Determine que:
a) calculem o percentual de aumento total sobre o preço do celular;
b) calculem o percentual de aumento sobre o preço devido (ou seja, percentual sobre a parcela devida).
Painel de soluções e discussão de soluções
a) 450 + 540 = 990; logo 990 – 900 = 90. Daí, o percentual sobre o preço total é a comparação entre o aumento e o preço original =0,1. O que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,1 x 100 = 10% de aumento.
b) 540 – 450 = 90. Daí, o aumento percentual em relação à prestação devida é a comparação entre o aumento e a prestação =0,2. O que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,2 x 100 = 20% de aumento.
Discussão das soluções
A diferença entre o que pode ser chamado de juros ou não é que ele se refere ao valor devido ou investido por alguém. Nesse caso, só na segunda situação pode ser chamado de juros. Na verdade, o aumento percentual percebido na parcela é chamado de TAXA DE JUROS.
Encerramento
Reforce que juros se refere ao valor devido ou investido.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos nesse debate sobre o que significam juros (https://www.youtube.com/watch?v=vYeb-fXYfMQ) e sobre quais os parcelamentos essenciais e necessários durante a quarentena.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Compreender o conceito de taxa de juros.
Conceito-chave
Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Dicionário