Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Juros compostos com o uso de tecnologia
Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia.
Conceito-chave
Juros compostos, juros simples e montante.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Planilha eletrônica.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete escreva na lousa ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Formalizar o conceito de juros compostos através de algumas situações práticas do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Qual juro é mais comum de se cobrar em financiamentos e empréstimos?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
- O que significa o tempo zero?
- Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
- O que significa o tempo zero?
- Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade. Professor você pode chamar um aluno diferente para calcular cada alternativa.
Propósito: Explorar várias estratégias de resolução da atividade de retomada.
Discuta com a turma:
- Como identificamos no gráfico o valor do capital inicial aplicado?
- O que devemos fazer para encontrar a taxa de juros?
- Só de olhar os valores podemos chutar qual é a taxa de juros?
- É mais fácil achar a taxa de juros num regime de juro simples ou composto? Porquê?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles navegarem no site do Banco Central, deixe os alunos conhecerem o que o site oferece, depois peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas sobre financiamento e empréstimo. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. O site do Banco Central oferece muitos materiais para serem trabalhados em sala de aula um deles é o Caderno de Educação Financeira, vale a pena conhecer. Se não for possível levá-los na sala de informática em anexo, no final do plano, existem de algumas telas para que os alunos possam conhecer algumas ferramentas disponíveis neste site.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe a função do Banco Central?
- O que este site pode ajudar o cidadão?
- O que precisamos saber sobre o mercado financeiro?
- Qual a diferença entre o financiamento no Sistema Price e Sistema Sac?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotarem as dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do problema? O que podemos grifar?
- Qual calculadora vamos utilizar em cada caso?
Discussão da solução
Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).
Orientações: Peça para os alunos pesquisarem em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).
Orientações: Peça para os alunos pesquisar em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas, eles devem apresentar pelo menos dois orçamentos diferentes e mostrar qual deles é melhor e mais barato, eles devem gastar o mínimo necessário e fazer o máximo possível para melhorar o ambiente que receberam. Organize os alunos em grupos, de quatro ou cinco integrantes, e peça para eles pensarem em melhorias que podem ser feitas na infraestrutura da escola da parte recebida, a obra deve ser interessante a maioria do colégio e de preferência beneficiar a aprendizagem, é importante explicar aos alunos que o tempo não pode passar de 10 meses porque a obra deve ser paga naquele ano letivo.
No momento da resolução da atividade não faça nenhuma intervenção, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça aos alunos para anotar as dúvidas no caderno e saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.
Discuta com a turma:
?O que vocês entendem por infraestrutura?
?O que a escola está realmente precisando e vai contribuir para melhorar a aprendizagem?
Atividade principal
Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).
Orientação: Cada grupo vai receber uma carta, eles devem planejar e pesquisar tudo que pode ser feito nesta parte que vai melhorar e contribuir para a aprendizagem, em seguida, calcular os gastos com a obra e o juro composto cobrado pelo valor que eles pegaram emprestado para fazer a reforma.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.
Discuta com a turma:
?O que pode ser feito em cada parte que vai beneficiar a aprendizagem dos alunos?
Discussão da solução
Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).
Orientações: Peça aos alunos para pesquisar valores de mão de obra e produtos na internet e fazer orçamentos próximos da realidade. Dê tarefas a cada integrante do grupo, por exemplo, dois alunos escrevem as benfeitorias e outros dois pesquisam, depois outros já vão fazendo os cálculos. Peça para os alunos calcularem de diferentes formas: mentalmente, na planilha, com a calculadora.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
? Como faço para descobrir a mão de obra de pedreiros, pintores e eletricistas?
? É possível calcular as taxas indicadas na tabela mentalmente?
? Qual o modo mais fácil de achar o valor total a ser gasto?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Site com as opções de juros de empréstimo pessoal:
Discussão da solução
Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).
Orientações: Use a planilha Google disponível no drive do google ou utilize a planilha do excel. Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema. Peça para os alunos fazerem uma planilha eletrônica com cada obra (pintura, ventiladores, cortinas), supondo que a escola só possa fazer uma parte de cada vez. Peça aos alunos para criar uma planilha com pagamentos mensais para a escola ir diminuindo a dívida e ver se o gasto total fica menor.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
? Quantas colunas vamos precisar para criar uma planilha para este problema?
? Qual célula vai precisar de fórmula?
? Como será cada fórmula?
? Preciso preencher cada período? Posso criar uma fórmula para fazer isso?
? Após encontrar cada fórmula o que precisamos fazer para preencher toda a planilha?
? Como descobrir quantas linhas terá a tabela?
? Preciso preencher todas as linhas da parcela? O que é necessário fazer para deixar todas as linhas iguais?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula na pesquisa do site do Banco Central.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldades de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros compostos.
Discuta com a turma:
- Só de olhar é possível saber qual situação é mais vantajosa? Porquê?
Materiais complementares:
Anexos:
Orientações: Se não for possível levar os alunos na sala de informática mostre os slides para que os alunos conheçam um site confiável sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro.
http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/home
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.
Anexos:
Orientações: Explique aos alunos que estas são algumas opções de taxas de juros de operações de crédito.
http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.
Anexos:
Orientações: Nesta parte temos os exemplos de taxas de juros na aquisição de Veículos.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.
Anexos:
Orientações: Explique que o site disponibiliza esta ferramenta para as pessoas fazerem simulações de situações reais.
http://www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.
Anexos:
Orientações: Explique que esse é um exemplo de cálculo.
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularAplicacaoDepositosRegulares.do
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_04NUM09)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Atividade principal
- Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo o acesso ao site do banco central: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularValorFuturoCapital.do, que traz a calculadora do cidadão. Escolha a opção “valor futuro de um capital”.
- Determine que seus alunos façam diversas simulações e verifiquem se a regra utilizada é de juros compostos ou simples.
- Defina um tempo para as simulações e depois peça que compartilhem as experiências.
Discussão das soluções e encerramento
Alerte para que os juros aplicados nas instituições financeiras não serem simples, mas composto.
Reforce que saber a fórmula algébrica facilita o uso de calculadoras e a conferência dos cálculos mais rápido.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos na pesquisa no site https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularValorFuturoCapital.do e compare com a programação feita no Excel ou planilha Google ensinada no vídeo que está no link: https://www.youtube.com/watch?v=jz8r_oVcUFQ
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia.
Conceito-chave
Juros compostos, juros simples e montante.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Planilha eletrônica.