Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável e cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar eventos aleatórios.
  • Compreender a noção de probabilidade.
  • Calcular a probabilidade de um evento e expressá-la na forma de fração, de decimal e de porcentagem.
  • Determinar o espaço amostral de um evento.
  • Comparar a probabilidade numérica com a contagem do espaço amostral de eventos simples ou de eventos sucessivos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora e em contextos de educação financeira, entre outros.
  • (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Essa habilidade implica reconhecer o sentido de aleatoriedade de um evento, identificar o espaço amostral de um experimento aleatório e realizar o cálculo de probabilidade associando a ele formas de representação diversas na resolução de problemas, em especial a expressão numérica por frações e porcentagem. A habilidade envolve também a ideia de fração como razão.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Onde Posso Aplicar a Probabilidade? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Onde Posso Aplicar a Probabilidade?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Relacionar situações problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.

Plano de aula: Tem Probabilidade em Gráficos? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Tem Probabilidade em Gráficos?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática