Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Stop de juros compostos
Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.
Conceito-chave
Juros compostos, capital inicial, taxa de juros e montante.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas;
- Calculadora.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros compostos.
Discuta com a turma:
- O que precisa aparecer num enunciado de uma situação problema envolvendo juros composto?
Retomada
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1% e permita o uso da calculadora. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como resolver uma situação problema envolvendo o cálculo de juros composto.
Discuta com a turma:
- Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros compostos?
- É possível obter vantagem pagando juro composto?
- Algum aluno(a) poderia formular uma situação problema envolvendo juro composto e resolver para toda a turma?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para apresentar o resultado na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que realizaram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.
Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar 5% de um número diretamente sem fazer por partes?
- Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%? E 5%? E 4%?
- De quantas maneiras diferentes podemos achar a taxa de juros simples? E a taxa de juro composto?
- Qual o modo mais rápido de achar a taxa de juros composto?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.
Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.
Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.
Discuta com a turma:
- Como achar a taxa de juros?
- Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
- Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
- Como encontramos o montante?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar 10% mentalmente? E 15%? E 20%?
- Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 4%?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Materiais complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Materiais complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Materiais complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Materiais complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Como foi a experiência de criar um enunciado em grupo?
- Como foi a experiência de resolver um enunciado criado pelo outro grupo?
- Vocês teriam alguma sugestão para o enunciado criado pelo outro grupo?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros compostos.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da resolução de uma situação problema envolvendo o cálculo de juros compostos.
Discuta com a turma:
- Como você ou seu grupo abordou o conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_04NUM10)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que relembrem o que significa juros simples, compostos, quais são as fórmulas que facilitam os cálculos, qual é a regra comum para juros (o simples ou o composto) e que tecnologias podem ser usadas.
Atividade principal
Determine um tempo para que seus alunos e alunas inventem três tipos de problemas com juros simples e três tipos com juros compostos que tenham como busca de resultado:
a) O valor do montante final;
b) O valor da taxa de juros; e
c) O valor da prestação, no caso do pagamento parcelado de uma dívida.
Após o tempo destinado à confecção dos problemas, peça que compartilhem pela rede social escolhida, possibilitando o uso de planilhas e até o site da calculadora do cidadão.
Painel de soluções
- Respostas dependentes dos problemas.
Discussão das soluções e encerramento
Discuta, dentro da ideia de juros que no cotidiano, quando se fala em juros, normalmente são os compostos.
Raio X
Sugira responder à situação: “Francisco comprou uma mesa sem entrada, a uma taxa de juros compostos de 5% ao mês. O valor sem juros é de R$1000,00. Qual o valor total a ser pago após 5 meses?” Podendo usar qualquer artifício tecnológico.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos nessa pesquisa sobre os juros compostos, onde e quando são usadas e se as taxas aplicadas são as mesmas para dívidas e investimentos em geral. No site https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularValorFuturoCapital.do há outras aplicações de juros que não correspondem exatamente e diretamente aos juros sobre juros, mas uma forma de relacioná-los específicos do mundo dos financiamentos, é só navegar, testar e comparar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.
Conceito-chave
Juros compostos, capital inicial, taxa de juros e montante.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas;
- Calculadora.