Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
  • Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular porcentagens com ou sem o uso de calculadora.
  • Diferenciar situações de cálculo de porcentagens simples daquelas que envolvem percentuais sucessivos.
  • Distinguir o cálculo de porcentagem da determinação da taxa percentual entre duas grandezas.
  • Elaborar estratégias de resolução de situações que envolvam porcentagens.
  • Identificar em situações de educação financeira situações problema que envolvam porcentagens e percentuais sucessivos.
  • Diferenciar relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas grandezas.
  • Identificar em escalas, em divisão em partes proporcionais e em taxas de variações de duas grandezas as relações de proporcionalidade.
  • Utilizar procedimentos de cálculo para resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade.
  • Associar a contextos diversos a relação de proporcionalidade entre grandezas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
  • (EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
  • (EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
  • (EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O desenvolvimento da habilidade EF09MA05 promove resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira implica conhecer a porcentagem e sua utilização social, em particular, em aplicações relacionadas à matemática financeira.

Quanto ao desenvolvimento da habilidade EF09MA08 implica a exploração de situações-problema envolvendo números racionais que indicam razão, a ideia de proporcionalidade, a identificação da natureza da variação de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais ou não proporcionais, a associação de diferentes formas de representar grandezas direta ou inversamente proporcionais incluindo representações gráficas, algébricas e no plano cartesiano, bem como perceber que a representação algébrica das relações proporcionais nada mais é do que a declaração de igualdade entre duas variáveis, com aplicação em todas as situações descritas na habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Grandezas Diretamente Proporcionais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Grandezas Diretamente Proporcionais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.

Plano de aula: Plano de Ampliação - Vamos Desenhar! (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Plano de Ampliação - Vamos Desenhar!, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática