Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Juros Simples
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Juros Simples
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos: juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Conceituar e calcular juros simples.
Conceito-chave
Juros simples, montante e capital.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Juros Simples
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos: juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Conceituar e calcular juros simples.
Conceito-chave
Juros simples, montante e capital.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
Resumo de Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Formalizar o conceito de juros simples através de algumas situações práticas do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Quais as situações em que se paga juros? Exemplifique
- O que vocês entendem por juros?
- O que vocês entendem por juros simples?
- Quem poderia citar um exemplo do dia a dia em que calculamos os juros simples?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que eles tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de porcentagem para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a Turma:
- O que você entende por saldo?
- O que significa débito?
- O que significa render 2% de aumento?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Convide alguns alunos para resolver o exercício no quadro, e chame alguns deles que conseguiram resolver só uma parte ou que resolveram errado, pergunte quem fez diferente e gostaria de explicar sua resolução para que a sala de aula possa validar como certo e errado. Faça a projeção dessa tela apenas se a sala não conseguir fazer ou se resolver de maneira diferente, é importante deixar os alunos resolverem de várias formas para que eles possam perceber qual a maneira mais fácil de encontrar a solução do problema. Desde o início da aula, estimule a criatividade para que pensem a resolução do mesmo exercício de formas diferentes.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de porcentagem para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a Turma:
- Como encontramos 1% mentalmente? E 2%?
- Como podemos calcular uma porcentagem de aumento?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que eles tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotem as dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples, pode responder momentaneamente, posteriormente faça os questionamentos abaixo para toda a turma.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de porcentagem para tentar solucionar o problema sobre juros simples.
Discuta com a turma:
- Em que situações pagamos juros?
- Como os bancos conseguem ter lucro?
- Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do texto? O que podemos grifar?
- O que seria juros simples?
- Se a taxa é de 3% ao mês, como vou calcular essa taxa para 3 anos?
- O que você entende por empréstimo?
- Um ano tem quantos meses?
- 3% corresponde a qual número decimal?
- Se vamos calcular uma porcentagem de aumento de 3%, por qual número devo multiplicar?
- Qual o capital de Juliana?
- O que é montante?
- O que diferencia o capital do montante?
Materiais Complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide alguns alunos para expor sua resolução no quadro, ou o seu raciocínio, ou ainda sua estratégia. Após algumas resoluções diferentes é interessante deixar que a sala possa validar em certo ou errado junto com o professor. Não projete as soluções acima antes dos alunos tentarem mostrar suas resoluções, sempre pergunte se alguém resolveu de forma diferente e convide para ir no quadro, chame também alunos que resolveram errado a questão para que a sala possa tentar ajudar a descobrir o erro e o aluno possa perceber como finalizar o exercício. Após mostrar várias resoluções, mostre qual é mais vantajosa e pode ser usada em qualquer problema. Se nenhum aluno resolver mentalmente, mostre a resolução acima.
Propósito: Explorar as diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos calcular 10% de 15000 mentalmente?
- Se sabemos quanto é 10%, como podemos achar 1%?
- Como podemos calcular 1% de 15000 mentalmente?
- Se sabemos quanto é 1%, como podemos achar 3%?
- Qual o modo mais fácil de somar 36 parcelas iguais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Desafie os alunos a tentarem representar a situação geometricamente, se ninguém conseguir escrever seus pensamentos parecidos com este exemplo, mostre o slide ou faça essa resolução no quadro.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com aTurma:
- O capital vai sofrer alterações ao longo do processo?
- O valor do juro é sempre constante?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se algum aluno gostaria de fazer o registro no quadro, caso ninguém consiga escrever seus pensamentos parecidos com esse mostre, o slide ou faça essa resolução no quadro.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com a turma:
- O que podemos calcular primeiro?
- Qual o número decimal que corresponde 3%?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se algum aluno gostaria de fazer o registro no quadro, caso ninguém consiga escrever seus pensamentos parecidos com esse mostre, o slide ou faça essa resolução no quadro.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com a Turma:
- O valor do juro ao mês será alterado?
- Posso multiplicar os 36 meses a taxa de juro?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 8 e 9).
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se algum aluno gostaria de fazer o registro no quadro, caso ninguém consiga escrever seus pensamentos parecidos com esse mostre, o slide ou faça essa resolução no quadro.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Na multiplicação, a ordem dos fatores altera o produto?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se algum aluno gostaria de fazer o registro no quadro, caso ninguém consiga escrever seus pensamentos parecidos com este exemplo, mostre o slide ou faça essa resolução no quadro. Explique aos alunos que, no caso de juros simples, ele se mantém inalterado ao longo do processo. Antes de falar da fórmula, verifique se algum aluno consegue sistematizar a fórmula com palavras, porque eles podem utiliza-la ou não. A fórmula existe para demonstrar que sempre se tem um padrão de cálculo.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema.
Discuta com a Turma:
- No caso de juros simples, que contas fazemos para calcular os juros?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro as informações, retomando com os alunos os conceitos aprendidos na aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a Turma:
Neste momento da aula, você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento, você pode encontrar no livro “Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador”, de Jo Boaler, Editora Penso.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro os conceitos, eles são importantes para o entendimento do assunto estudado na aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro as informações, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a Atividade Principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros simples.
Propósito: Finalizar as discussões sobre juros simples.
Discuta com a turma:
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje?
- O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo de cada palavra.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros simples.
Discuta com a Turma:
- Qual a desvantagem de pagar uma dívida em atraso?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema acima. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_04NUM03)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Atividade principal
Proponha para os alunos a seguinte situação: “Uma pessoa pegou um empréstimo de 15 mil reais para montar sua micro empresa. A maneira de pagar tinham regras a seguir:
- só poderia quitar a dívida ao final de 3 anos; ou seja,
- poderia pagar em 36 parcelas ou o montante total a final do prazo; e
- o aumento seria de 3% ao mês em relação ao capital inicial devido, sem acumulação”
Assim, determine que seus alunos busquem respostas para:
- Qual é o valor devido ao final do empréstimo?
- Que porcentagem do valor inicial o valor do aumento total representa?
Painel de soluções
- Pagando parcelado, poderia ser:
(15000 x 36%) + (15000 x 36%) + (15000 x 36%) + 15000 = 31200.
Se quisermos parcelas iguais, nessas regras, temos: 31200 : 36 ≅866,67 seria o valor de cada prestação.
Pois, 3% ao mês, nessa situação, representa 36% (3x12) ao ano e são três anos de dívida. Logo: seria 108% (36 x 3) de aumento no total criando um pagamento de 16200 + 15000 = 31200 reais.
Mas temos que dividir igualmente 31200 e 36meses (3 anos).
- Pagando ao final, o pensamento seria:
(15000 x 36%) + (15000 x 36%) + (15000 x 36%) + 15000 = 31200
Pois, 3% ao mês, nessa situação, representa 36% (3x12) ao ano e são três anos de dívida. Logo: seria 108% (36 x 3) de aumento no total criando um pagamento de 16200 + 15000 = 31200 reais.
Dentro das possíveis soluções adequadas de calcular % essas são as ideias principais.
Sistematização
Explique que esse tipo de regra de aumento percentual compõe o que chamamos de juros simples. Podem ser calculados em relação ao prazo indicado, no nosso caso, o prazo era 3% ao mês (a.m), por isso contamos a quantidade de meses no total (36 meses).
Discussão das soluções e encerramento
Discuta, dentro da ideia apresentada as vantagens ou desvantagens quando se escolhe ou se precisa fazer um empréstimo com essas regras. E, apresente uma maneira algébrica para se calcular os juros simples e o montante final (que pode ser devido ou investido):
J= C.i.t onde C é o capital inicial, i é a taxa percentual (escrita como um número decimal), t é o tempo
O montante final será: M = C + J.
Isso facilita o uso de calculadoras e os cálculos mais rápidos.
Raio X
Sugira responder à situação de pagar uma dívida de 550 reais com taxa de juros de 1% ao dia e 4 dias de atraso.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos nessa pesquisa sobre os juros simples, onde e quando são usadas e se só se tem juros em dívidas.
Juros Simples
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos: juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos Específicos
Conceituar e calcular juros simples.
Conceito-chave
Juros simples, montante e capital.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.