Plano de Aula

Plano de aula: Tabuleiro de Juros simples

Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Juros simples e compostos

mais ações

Descrição

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) . Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.



Conhecimentos prévios

Saber calcular porcentagem.



Conceito-chave

Juros simples, montante e capital.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Regras do jogo impressas em folhas;
  • Cartas do jogo impressas em folhas;
  • Tabuleiro impresso em folhas;
  • Ficha de registro impressas em folhas;
  • Calculadora;
  • Dados.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.



Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • O que precisa conter em um enunciado de uma situação-problema envolvendo juros simples?