Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Carta pessoal
Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Everyday Interactions
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (segundo de 5) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias das folhas de atividades (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output) e de um projetor multimídia (datashow). Se não tiver um datashow disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividade para impressão - Context) e pergunte:
- What are these? (Os alunos provavelmente responderão: envelopes, letters)
Explique aos alunos: A letter is a written or printed communication addressed to a person or an organization, usually transmitted by mail (Fonte: http://www.dictionary.com/browse/letter). E pergunte:
- Have you ever written or received a letter? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.)
- Is it common to write letters today? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- Which means of communication are more popular today than writing letters? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: writing emails, text messaging, sending instant messages)
Fonte: https://www.pexels.com/photo/batch-business-close-up-envelopes-209641/ Acesso em: 13/05/2018
Context
Tempo sugerido: (continuação do Context)
Propósito: Sensibilizar os alunos para o contexto atual de uso da carta informal (e também formal) como meio de comunicação, mesmo com o avanço das tecnologias e a existência de meios mais modernos.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber/identificar situações em que a carta continua sendo usada na comunicação entre pessoas e/ou instituições.
Orientações: (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Context) e explique: Marleen Brooks received this letter from a 90-year-old neighbor. Pergunte: Can you identify who wrote the letter? (Os alunos provavelmente responderão: Wanda Mills). Caso eles não consigam identificar a assinatura do remetente da carta, você pode mostrar a eles. Explique a eles que a carta virou notícia de jornal: Wanda Mills, a idosa que escreveu a carta, se sentia solitária. Então, resolveu escrever para uma vizinha pedindo que se tornasse sua amiga (para ler a notícia inteira, acesse o link). Diga a eles que este é apenas um exemplo de situações atuais em que as pessoas comunicam-se por carta. Você pode citar a existência de sites que promovem a amizade entre pessoas de diferentes países e culturas por meio da troca de cartas (pen pal letters), ou ainda das campanhas que incentivam a escrita de cartas para idosos ou para crianças hospitalizadas.
Material complementar:
- Para saber mais sobre programas de pen pal, visite o site: http://www.educationworld.com/a_sites/sites008.shtml.
- Para saber mais sobre os programas que incentivam a escrita de cartas para crianças com câncer e para idosos que vivem em asilos, acesse: http://www.postpals.co.uk/ e http://www.lovefortheelderly.org/letters-of-love.html.
Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2017/08/30/this-is-what-happened-when-a-lonely-90-year-old-wrote-a-letter-to-a-stranger/?noredirect=on Acesso em: 13/05/2018
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do assunto principal da carta. Diga aos alunos: Today you will read and analyze the elements and information of a letter to identify the main topic.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Analisar uma carta pessoal identificando os assuntos tratados, bem como a estrutura e as palavras cognatas contidas no texto.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura da carta e a presença de palavras cognatas, para identificar o assunto do texto.
Orientações: 1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Input). Note que para mostrar o texto integral da carta (disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter) aos alunos durante a aula, você precisará de acesso à internet. Pergunte:
- Who wrote this letter? (Os alunos possivelmente responderão: A person called Juan)
- Who received this letter? (Os alunos possivelmente responderão: Liam)
É interessante esclarecer que apesar de não ter sido escrita em um papel e enviada pelo correio, o texto acima possui características do gênero carta. Explique aos alunos: The parts of a friendly or personal letter are: the heading, the salutation, the body, the closing and the signature. Também explique o que cada uma dessas partes significa e escreva exemplos no quadro (Ex.: heading - date and address; salutation - a greeting and the name of the person who receives the letter; body - the main text of the letter; closing - a farewell like "Sincerely,”, “Love,” “Best Wishes”, etc.; signature - the name of the person who is writing). Imprima e entregue uma cópia da carta apresentada no slide para cada aluno (texto integral disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter. Veja Atividade para impressão - Input). Peça:
- Circle and name these parts in Juan’s letter.
2) (10’) Diga que, em duplas, eles irão localizar no texto e anotar no caderno as seguintes informações (mostre no datashow ou escreva os seguintes itens no quadro. Veja Atividade para impressão - Input):
- the city where Juan lives: ______________________________
- the country where he was born: ______________________________
- his height: ______________________________
- the color of his eyes: ______________________________
- the animal he has as a pet: ______________________________
- the activities he likes: ______________________________
- the languages he speaks: ______________________________
? Encoraje-os a localizar palavras parecidas com o português (cognatas).
? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.
Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e fazer suas anotações), volte ao quadro e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que anotaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da carta.
3) (5’) Pergunte aos alunos:
- Are Juan and Liam old friends? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- Have they ever met? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- How do you know that? (Os alunos possivelmente responderão algo parecido com: he says his name and age, he asks about his likes/dislikes, about his physical appearance, about his city)
Explique aos alunos que Juan e Liam são pen pals. Diga: A pen pal relationship is often used to practice reading and writing in a foreign language, to improve literacy, to learn more about other countries and life-styles, and to make friends. E acrescente: A modern variation on the traditional penpal arrangement is to have a keypal / epal and exchange email addresses as well as or instead of paper letters. (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pen_pal Acesso em: 20/05/2018)
Material complementar:
- Para entender melhor o gênero carta, acesse: https://www.todamateria.com.br/a-carta-como-genero-textual/;
- Se você quiser saber um pouco mais sobre a arte de escrever cartas e a troca de correspondências entre desconhecidos para compartilhar com seus alunos, a leitura destes artigos pode lhe interessar: “From high school letters to life-long, long-distance friendship: Pen pals reunited Hobart” (Disponível em: http://www.abc.net.au/news/2018-03-18/tasmanian-and-japanese-pen-pals-of-55-years/9558876 Acesso em: 13/05/2018), “The lost art of letter-writing” (Disponível em: https://www.theguardian.com/culture/charlottehigginsblog/2012/oct/23/lost-art-letter-writing Acesso em: 13/05/2018) e “Dear pen pal: how writing letters to strangers is making a comeback” (Disponível em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/jun/18/dear-pen-pal-writing-letters-to-strangers Acesso em: 13/05/2018).
- O texto apresentado neste slide está disponível na página: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter (Acesso em: 13/05/2018).
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Avaliar se as afirmações sobre a carta apresentada no input são verdadeiras (true) ou falsas (false).
Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações no texto, demonstrando compreensão detalhada da carta.
Orientações: Peça aos alunos para se organizarem em duplas. Diga que eles irão jogar tic-tac-toe.
- Mostre a eles o grid no slide e peça que desenhem um igual no caderno.
- Explique que o objetivo do jogo é marcar três pontos em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal). Para marcar os pontos, os jogadores precisam responder se as afirmações sobre o texto são verdadeiras (true) ou falsas (false). Entregue a cada dupla uma cópia das frases (veja Atividade para impressão - Output). Se você não tiver tempo para imprimir e recortar as frases, não tem problema! Você pode projetar ou escrever as frases no quadro. ;-)
- Explique que cada aluno na sua vez irá escolher um espaço no grid. É ali que ele marcará seu ponto (“X” ou “O”) se acertar a resposta. O colega de dupla irá mostrar uma frase. O aluno terá um minuto para responder se a frase é verdadeira (true) ou falsa (false). Peça que os alunos justifiquem suas respostas quando as frases forem falsas (Ex.: Juan lives in New York. ? Espera-se que o aluno responda: False. Juan lives in Rio de Janeiro.). Se a resposta estiver correta, ele ganha um ponto, marcando um “X” ou um “O” no grid do jogo. Se a resposta estiver incorreta, aquela frase será descartada e o jogo continua. Vence o aluno que conseguir completar uma linha com “X” ou “O” primeiro.
- Tendo explicado as regras, deixe que os alunos joguem por aproximadamente 8 minutos. Enquanto as duplas jogam, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
- Faça a correção coletiva com a turma. Leia cada afirmação e convide os alunos a responderem se elas são verdadeiras (true) ou falsas (false). Incentive os alunos a justificarem as afirmações falsas (false).
Material complementar:
- Se você dispuser de um datashow em sua sala e quiser jogar com a turma toda (dois grupos), clique aqui para fazer o download do jogo da velha em PowerPoint e abrir o arquivo em seu computador (desktop ou notebook). Leia as instruções nas “Anotações ao orador” e divirta-se com a turma!
- Para saber mais sobre como usar o jogo da velha em atividades de compreensão e/ou discussão, acesse: https://tekhnologic.wordpress.com/2015/04/26/tic-tac-toe-setting-discussion-goals/.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar a estrutura e os assuntos abordados em uma carta pessoal em inglês.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos falam e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender uma carta pessoal em inglês em um contexto real!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Room (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).
Context
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) as imagens do Context, disponíveis aqui. Em uma aula síncrona, você pode conduzir as perguntas propostas no slide de Context. Em aulas assíncronas, você precisará organizar uma folha de atividades para enviar aos alunos, com as imagens e as atividades escritas com orientação, passo a passo, para que consigam ler e compreender, em casa, o que precisarão fazer. Peça que os alunos observem a primeira imagem e completem as frases:
a) These are…
books / emails / catalogues / letters / text messages
b) Today, it … common to write letters.
is / isn’t
c) Instant messages … more common than letters.
are / aren’t
Para envolver os alunos no assunto da aula, peça que observem a segunda imagem e conte a eles a história da carta de Wanda Mill, que virou notícia de jornal. Você pode explicar também o que são pen pals e mostrar exemplos de escrita de cartas durante o distanciamento social (disponíveis aqui e aqui). Para aulas assíncronas, sugerimos que essa explicação esteja em um texto curto, na própria folha de atividade, ou em um arquivo de áudio compartilhado junto com o documento (.pdf ou .doc);
Em seguida, explique que a aula será focada na identificação do assunto principal de uma carta.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou WhatsApp) a imagem da carta apresentada no Input (disponível aqui).
Em aulas síncronas, conduza a atividade conforme sugerido no slide do Input;
Em aulas assíncronas, inclua na folha de atividade uma breve explicação sobre a estrutura de uma carta pessoal (heading, salutation, body, closing, signature). Peça que eles observem a carta e respondam:
1) Who is the letter from?
a) Liam / b- Juan / c- Pedro
2) Who is this letter to?
a) Liam / b- Juan / c- Pedro
3) Find the following information in the letter:
a- the city where Juan lives: _________________________
b- the country where he was born: _________________________
c- his height: _________________________
d- the color of his eyes: _________________________
e- the animal he has as a pet: _________________________
f- the activities he likes: _________________________
g- the languages he speaks: _________________________
Reforce a importância de eles buscarem compreender o texto por meio das palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Em aulas síncronas, você precisará preparar, de antemão, uma grade de jogo da velha (no Google Docs, no Google Slides ou na própria lousa do Zoom) para compartilhar com os alunos na tela. Peça que eles se organizem em dois grupos. Diga que irão jogar tic-tac-toe. Conduza a atividade conforme sugerido no slide do Input. Você pode imprimir, recortar as frases e mostrá-las para eles na câmera, ou simplesmente escrevê-las no chat da ferramenta de videoconferência;
Em aulas assíncronas, peça aos alunos que leiam as frases propostas no Output e marquem se são verdadeiras ou falsas de acordo com o texto.
a- Juan is 9 years old. TRUE / FALSE
b- Juan lives in New York. TRUE / FALSE
c- Juan has two brothers. TRUE / FALSE
d- Juan doesn’t have a sister. TRUE / FALSE
e- Juan has a dog. TRUE / FALSE
f- Juan doesn't like the beach. TRUE / FALSE
g- Liam is tall. TRUE / FALSE
h- Juan’s pet’s name is Pedro. TRUE / FALSE
i- Juan speaks two languages. TRUE / FALSE
j- Liam is from Brazil. TRUE / FALSE
k- Juan plays sports. TRUE / FALSE
l- Juan’s city is hot. TRUE / FALSE
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, WhatsApp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente (enviando um documento escrito, áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades).
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do WhatsApp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre formulários.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode sugerir que os alunos assistam ao filme Klaus, disponível aqui, e pedir que eles relacionem o tema abordado no filme com o que foi tratado nesta aula.
Contents
- INPUT: Friendly/Personal letter
- OUTPUT: True/False tic-tac-toe
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes