Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Dominó dos números racionais
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números decimais exatos, dízimas periódicas e frações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF08MA05- Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Objetivos específicos
Relacionar diversas representações de números racionais: figuras, frações e representação decimal.
Conhecimentos prévios
Resolver equação de primeiro grau, transformar números decimais em fração, transformar fração em número decimal e simplificar frações.
Conceito-chave
Números decimais, fração geratriz, dizima periódica simples e composta.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca
- calculadora
- atividades impressas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar diversas representações de números racionais: figuras, frações e representação decimal.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma. Peça para os alunos citarem exemplos de diferentes representações de números racionais.
Propósito: Ensinar os alunos a relacionar diversas representações de números racionais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO