Plano de Aula

Plano de aula: Teia das operações

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números decimais exatos, dízimas periódicas e frações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.




Objetivos específicos

Realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.

Conhecimentos prévios

Saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais e frações.



Conceito-chave

Operações, fração, número decimal.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Regras do jogo impressas em folhas;
  • Tabuleiro impresso em folhas;
  • Ficha de registro impressas em folhas;
  • Calculadora;
  • Dados.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Retomar com os alunos a realização de operações aritméticas com a utilização dos números racionais.

Discuta com a Turma:

  • Quais são as operações aritméticas mais utilizadas?
  • Cite exemplos de números racionais.