Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Faça uma orientação explicando as atividades para os alunos, em áudio, vídeo ou mensagem de texto, e envie pelo WhatsApp ou e-mail. Diga que eles vão ler um texto sobre inclusão e fale um pouco sobre o tema. Envie o trecho do texto apresentado no slide da Introdução do plano de aula através de e-mail ou WhatsApp, e solicite que os alunos leiam e observem as palavras destacadas em negrito. Proponha que copiem as palavras no caderno, retornem ao texto e escrevam qual a função de cada uma delas. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie um áudio falando sobre a função das conjunções no texto.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto Falando sobre inclusão, proposto no plano original. Oriente que leiam com atenção, procurem as conjunções que aparecem no texto e copiem-nas no caderno, observando qual função cada uma desempenha no texto e se há outra palavra que pode ser substituída por outra conjunção. Utilize o quadro abaixo como modelo:

Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione um diálogo sobre a atividade. Aproveite para regular possíveis equívocos e tirar dúvidas sobre o uso de conjunções.
Fechamento
Caso seja possível realizar a chamada de vídeo, faça uma conclusão da atividade através de um registro coletivo sobre o uso das conjunções, dialogando sobre as seguintes questões:
- O que são conjunções?
- Qual a função das conjunções?
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para lerem o texto Falando sobre inclusão, discutirem sobre o tema em família e pesquisarem juntos outros textos ou vídeos sobre o tema.