Atividade para impressão - Argumentos a serem recortados
Argumentos a serem recortados
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais
Por: Caroline Costa Silva
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.
Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).