Atividade para impressão - Argumentos a serem recortados
Argumentos a serem recortados
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais
Por: Caroline Costa Silva
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.
Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).