Plano de aula: Emprego de pronomes relativos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

• Exponha o tema da aula e questione: Vamos nos imaginar como repórteres, o que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é o de interesse para uma reportagem?
  • Permita que os alunos exponham suas ideias.

Expectativa de respostas: precisamos falar sobre um assunto atual e interessante, pesquisar informações sobre um tema, entrevistar pessoas, organizar um texto compreensível etc.