Atividade para impressão - Self Correction OUTPUT
Plano de Aula
Plano de aula: A função da resenha
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies III (reading with a purpose)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Professor, você precisará de um computador e um datashow para expor os slides da aula. Porém, caso não possua esses recursos, pode imprimir os slides em tamanho grande e colar em cartolinas que deverão ser afixadas no quadro. Além disso, traga para a sala dicionários para auxiliar os alunos na produção escrita.
Context
Tempo sugerido: 03 minutos.
Orientações: Mostre as imagens acima para despertar a reflexão dos alunos. Pergunte aos alunos o que veem na imagem e leve-os a refletirem sobre o público do gênero resenha. Pergunte:
- Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: A woman thinking about something; a woman trying to choose something; positive and negative gestures.
- Let's suppose that she has to decide about something. What do you think these two gestures indicate to her? Possível resposta: Probably, she has two different opinions about something: the positive and the negative ones.
- As you know, our aim in this class today is to elaborate a review. Look at the picture and imagine that this woman wants to read a book. How can she know if the reading is going to satisfy her? Possivel resposta: She can read some review and, after that, decide to read the book or not. So, she wants to know if the book is good or bad, right?
- With these ideas in mind, can you define what a review is and who reads it? Possível resposta: It's a kind of text showing an opinion about something, in our case a book. It is for people who want to know if it's worth to read it or not. Reviews help readers with this decision.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia o objetivo para os alunos. Explique que eles irão escrever uma resenha de um livro que leram. Diga aos alunos: “Today we will write a review about a book which you have read. “ Pergunte aos alunos: Do you know what a review is? Possíveis respostas: Yes, I do. I don’t know. No, I don’t .
Explique que a resenha é um gênero textual que objetiva a apresentação/ divulgação de um livro, uma peça teatral, um jogo de futebol, um evento através de uma narrativa, mas com comentários positivos ou negativos a respeito. Explique: “The review is a literary genre which aims to present a book, a play, a soccer game, an event, but with some positive or negative comments about it. “
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Apresentar um exemplo do gênero proposto.
Expectativa: Que os alunos reconheçam a função desse gênero.
Orientações:
- Mostre o slide aos alunos e pergunte se já leram ou ouviram falar desse livro? Pergunte: Look at the image, have you read or listened about this book? Do you know the story? Acrescente esses dados auxiliando os alunos nessa etapa: The book is about a girl, Liesel Meminger, who would steal books in an epoch where they were burned (World War II) in Germany. The narrator is the Death. The girl escaped from the Death who decided to follow her from 1939 to 1943. It was written in 2005 by the Australian author Markus Zusak and it is his most popular book. The country of publication is Germany and it was translated into several languages, including Portuguese. It is recommended to people who like historical fiction.
- Chame a atenção para o layout da página: O texto no slide é um trecho de uma resenha. Mas, como sei disso? Quais dados me dão essa indicação? Onde ele foi publicado? Quem o escreveu? Qual o público? Quando foi publicado? Ainda pode ser considerado atual? Por quê? Faça as seguintes perguntas aos alunos:
a) Take a look at the page, this an excerpt from a review… but how do I know that? Is there any indication about it? Possível resposta: On top it is written Sunday Book Review.
b) Where was it published? On the Internet. (Leve-os a verificarem a barra de endereço que traz “NYTIMES”, tratando-se portanto, do jornal americano The New York Times).
c) Who wrote this review? The name is at the beginning: John Green. (Comente que esse resenhista é também escritor e escreveu “Looking for Alaska”, “The fault in our stars” entre outros).
d) Who is interested in this kind of reading? Possível resposta: The one interested to know about the book “ The book thief”.
e) When was this review published? (May 14, 2006.)
f) Do you think this review can be considered current? Why? (Yes, because it's about a book which is sold and read in the world nowadays.)
- Chame a atenção dos alunos para o título. Diga que a resenha tem um título porque trata-se de um texto cujo autor é o resenhista e o conteúdo é o enredo do livro. Diga: Pay attention to the review title. Each review has a title, which must be different from the book's title, because it belongs to the reviewer and not to the book’s author.
- Diga que fará a leitura com eles do 1º parágrafo. We are going to read the first paragraph together, ok?
Após a leitura chame a atenção para as informações do 1º parágrafo, pergunte:
a) Qual informação recebemos logo no início? What information do we receive in the first line? (The author’s name and nationality.)
b) Quais adjetivos ele usa para se referir a obra? What adjectives does he use to refer to the book? (Brilliant and hugely ambitious.)
c) Segundo ele, o que os adolescentes irão observar no início da leitura? What will be noticed by the teenagers at first? (The length.)
d) Sobre o que é o livro e o quem é o narrador? What is the book about and who is the narrator? It's about Nazi Germany and the narrator is the Death itself.
e) Essas informações já são suficientes para decidir sobre a leitura do livro? Are these informations sufficient to decide about reading or not this book? (No, it's necessary to have more details about it.)
f) Distribua o texto,
5. Explique que além dos tipos mais conhecidos de resenha, como a descritiva e a crítica, há muitas outras maneiras de se escrever uma resenha. Em todas observamos três verbos que são essenciais para sua construção: apresentar, sintetizar e avaliar. Diga: Besides the most common review types, such as the descriptive and the critical ones, there are many ways to write a good review. In all of them the three most important verbs are: to present, to synthesize and to evaluate. Escreva no quadro:
(a) To present - Write about the author, where the story takes place, when it was published.
(b) To synthesize - Write about the plot.
(c) To evaluate - Write about positive and negative points and recommend to a specific public interested in this kind of reading (adventures, drama, comedy and so on).
6. Prepare seus alunos para o próximo slide: Now, let's write a book review.
Sugestão de leitura: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/03/1609130-garota-de-12-anos-escreve-sobre-a-menina-que-roubava-livros.shtml
Output
Tempo sugerido: 27 minutos;
Propósito: Escrever a resenha de um livro.
Expectativa: Que os alunos escrevam uma resenha que chame a atenção do leitor.
Orientações:
- Mostre o slide e comente sobre o título, que remete à famosa frase de William Shakespeare. Diga: the slide title refers to the famous Shakespeare’s sentence in his book Hamlet: “To be or not to be? That's the question!”
2. Peça aos alunos que comentem sobre o título e a relação do mesmo com o gênero resenha. Diga: What relationship can you observe between this title and the review? Espera-se que os alunos digam que a partir da resenha é possível optar pela leitura ou não de uma obra.
3. Peça aos alunos que pensem em um livro que leram e gostaram muito ou odiaram e que escrevam o nome em uma folha de papel. Now, you will remember a book you have read. Choose a book that you either loved or hated. Write the name in a sheet of paper.
4. Comente com os alunos que o objetivo é escrever resenhas curtas. Our aim is to write reviews that call readers’ attention .
5. Diga que terão 20 minutos para isso e estipule três parágrafos para a construção da resenha, usando para cada um a orientação que deve estar no quadro. Diga: You will have 20 minutes to write your review in three paragraphs, using this orientation for each paragraph:
- To present - Write about the author, where and when it was published.
Comente com os alunos que talvez eles não tenham todos esses dados, mas o nome do autor é imprescindível para esse início. Se possível, eles podem pesquisar em computadores ou celulares na sala. Se eles não tiverem esses recursos, procure auxiliá-los fazendo a pesquisa nos computadores ou na sala de leitura da escola. O importante é dar um início que seja informativo, claro e cativante levando o leitor a querer continuar lendo. Comente que ele deve trazer qual a intenção do autor, qual o tema abordado e para quem é dirigido, entre outras informações que os alunos acharem necessárias. Diga: In this first paragraph you must talk about the author, their intention, the public for this kind of reading, the theme and so on. Remember that your introduction must be clear, informative and captivate your reader.
- To synthesize - Write about the plot.
Diga que deverão escrever sobre o enredo e os personagens principais, qual a trama apresentada, o início, o clímax e o desfecho da história. Diga: In this second paragraph, you will write about the plot and the characters involved, the problems to be faced and how the story finishes.
- To evaluate - Write about positive and negative points and recommend it for a specific public who is interested in this kind of reading (adventures, drama, comedy and so on).
Oriente seus alunos a comentarem sobre os pontos positivos ou negativos da obra, apontando exemplos e se possível fazendo comparações com outras obras. Eles devem mostrar suas intenções com argumentos claros para defender sua opinião e então mostrar qual seria o público ideal para essa leitura. Diga: In the third paragraph, show your opinion using clear arguments with examples from the book and, if possible, compare this book with another one which you have read. Then, recommend the book for a public that probably will like to read it.
6. Quando terminarem suas resenhas, distribua a worksheet com a autocorreção para que avaliem seus textos e façam as correções necessárias.
Feedback
Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Expectativa: Que os alunos entendam o gênero resenha de uma maneira mais simples e clara, levando-se em consideração a faixa etária em questão.
Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e com a síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide. Diga:
- Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point other learning issues?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do context e siga as orientações propostas.
Input
Continuando o encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o link disponível aqui, para a resenha do livro The Book Thief. Você também pode enviar o link aos alunos no chat. Siga o passo a passo indicado nas orientações do slide. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Esta atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique como a atividade deve ser realizada seguindo as orientações propostas no plano original para esta etapa da aula. Envie a rubrica aos alunos, via e-mail ou WhatsApp, orientando sua utilização. Determine um prazo para a devolutiva das produções. Os alunos podem apresentar suas resenhas no próximo encontro síncrono e compartilhá-las no site, Instagram ou blog da turma ou da escola.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem pedir aos familiares que falem sobre um livro que cada um leu e de que gostou muito. Peça que orientem a fala da família com as estratégias aprendidas na aula.
Contents
- INPUT: A review about the book “The book thief”
- OUTPUT: To write a review about a book
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janaína Maria Lopes Ferreira
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes