Plano de Aula

Plano de aula: Recursos Minerais na América Latina

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para esta aula você deverá imprimir algumas cópias dos seguintes materiais:

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Para você saber mais:

Para obter mais dados e algumas informações e análises, sugerimos a consulta e navegação pelos sites abaixo:

Resource Trade (Portal). Disponível em: https://resourcetrade.earth/data?year=2016&exporter=76&category=1&units=value. Acesso em 29 Jan. 2019

UN Comtrade Database. Disponível em: https://comtrade.un.org/. Acesso em 29 Jan. 2019

BURGOS, Pedro. Quanto tempo vão durar as reservas minerais do Brasil? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-tempo-vao-durar-as-reservas-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 29 Jan. 2019.

NAÇÕES UNIDAS, CEPAL. Recursos naturais: situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35925/S2013835_pt.pdf;jsessionid=9A65AAF354603D9BDF53798121B93442?sequence=1>. Acesso em 29 Jan. 2019

VALLS, Robert. O ‘vício’ da América Latina pelas matérias primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 29 jan. 2019

Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a diferença entre produtos primários, secundários e terciários.

Caso você tenha dúvida sobre o domínio deles sobre este conteúdo, faça uma aula antes sobre o assunto ou peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o assunto.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes pedindo para eles relacionarem a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento de um país.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO