Plano de Aula

Plano de aula: Recursos Minerais na América Latina

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para esta aula você deverá imprimir algumas cópias dos seguintes materiais:

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Para você saber mais:

Para obter mais dados e algumas informações e análises, sugerimos a consulta e navegação pelos sites abaixo:

Resource Trade (Portal). Disponível em: https://resourcetrade.earth/data?year=2016&exporter=76&category=1&units=value. Acesso em 29 Jan. 2019

UN Comtrade Database. Disponível em: https://comtrade.un.org/. Acesso em 29 Jan. 2019

BURGOS, Pedro. Quanto tempo vão durar as reservas minerais do Brasil? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-tempo-vao-durar-as-reservas-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 29 Jan. 2019.

NAÇÕES UNIDAS, CEPAL. Recursos naturais: situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35925/S2013835_pt.pdf;jsessionid=9A65AAF354603D9BDF53798121B93442?sequence=1>. Acesso em 29 Jan. 2019

VALLS, Robert. O ‘vício’ da América Latina pelas matérias primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 29 jan. 2019

Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a diferença entre produtos primários, secundários e terciários.

Caso você tenha dúvida sobre o domínio deles sobre este conteúdo, faça uma aula antes sobre o assunto ou peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o assunto.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes pedindo para eles relacionarem a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento de um país.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA