G GEO8_24UND01 - Maiores Produtores de Minerais
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos Minerais na América Latina
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Para esta aula você deverá imprimir algumas cópias dos seguintes materiais:
Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf
Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf
Para você saber mais:
Para obter mais dados e algumas informações e análises, sugerimos a consulta e navegação pelos sites abaixo:
Resource Trade (Portal). Disponível em: https://resourcetrade.earth/data?year=2016&exporter=76&category=1&units=value. Acesso em 29 Jan. 2019
UN Comtrade Database. Disponível em: https://comtrade.un.org/. Acesso em 29 Jan. 2019
BURGOS, Pedro. Quanto tempo vão durar as reservas minerais do Brasil? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-tempo-vao-durar-as-reservas-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 29 Jan. 2019.
NAÇÕES UNIDAS, CEPAL. Recursos naturais: situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35925/S2013835_pt.pdf;jsessionid=9A65AAF354603D9BDF53798121B93442?sequence=1>. Acesso em 29 Jan. 2019
VALLS, Robert. O ‘vício’ da América Latina pelas matérias primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 29 jan. 2019
Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a diferença entre produtos primários, secundários e terciários.
Caso você tenha dúvida sobre o domínio deles sobre este conteúdo, faça uma aula antes sobre o assunto ou peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o assunto.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes pedindo para eles relacionarem a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento de um país.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Incentive que eles digam o que sabem sobre o assunto e qual a posição das economias latino-americanas frente a produção e uso de bens minerais.
Relembre que a economia é dividida em setor primário, secundário e terciário e que o setor primário é o que exige (em média) menos tecnologia e cujos produtos tem menos valor agregado.
Peça para que eles citem atividades relacionadas com a extração mineral e produtos primários.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Indague as perguntas acima aos alunos e levante um pouco a discussão sobre os pontos positivos e negativos de ter uma economia onde grande ou pequena parte das atividades econômicas está baseada na mineração.
Quando a discussão evoluir e alguns argumentos a favor e contra já tiverem sido apresentados, convide-os para conhecer alguns dados passe para a próxima etapa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Nesta ação propositiva, você irá trabalhar com os alunos a sua capacidade de interpretar tabelas e gráficos e a partir dos dados contidos neles produzir novas informações e realizar análises.
É possível que os alunos precisem do seu apoio para as análises, então esteja atento ao andamento das atividades.
Divida a turma em 2 grandes grupos mais ou menos com a mesma quantidade de alunos. Separe os grupos em 2 diferentes cantos da sala e deixe os um dos materiais disponibilizados para cada um dos grupos.
Se os grupos ficarem grandes (mais de 10 componentes) é aconselhável que você imprima duas vezes cada material e forme 4 grupos (sendo que 2 grupos vão usar o mesmo material ao mesmo tempo).
Avise aos grupos que eles terão 15 minutos para cada atividade.
Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf
Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf
Estação 1: Maiores produtores de minerais.
Nesta estação, os alunos deverão observar as tabelas e dados disponibilizados e responder às seguintes perguntas:
- Em quais minerais há países da América Latina com destaque na produção? Cite os principais exemplos.
- O Brasil pode se tornar rico com a exploração de Nióbio? Justifique.
- Diante do que vocês observaram, a América Latina pode se utilizar seus recursos minerais como instrumento para o desenvolvimento da região?
- Levante alternativas possíveis para utilizar melhor a riqueza e a diversidade de recursos minerais verificada.
Estação 2: Exportações dos Países latino-americanos e países desenvolvidos
Nesta estação, os alunos deverão observar os gráficos disponibilizados e responder às seguintes perguntas:
- Entre o grupo de países observados, quais são os 5 que tem maior porcentagem de suas exportações baseada em produtos minerais? Em que continente esses países se encontram?
- Separe os países da América Latina dos demais países do mundo (em sua maioria países desenvolvidos) e observe qual grupo de países se destaca na exportação de produtos minerais.
- Entre os 3 tipos de produtos mais exportados pelo Brasil, quantos podem ser classificados como primários, secundários e terciários?
- Na América Latina há algum país que se destaca na exportação de produtos que não sejam primários ? Tente justificar essa observação.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que, com base nas respostas que os alunos deram, eles próprios analisem em grupo qual a situação dos países latino americanos e sua situação em relação à dependência econômica dos recursos minerais.
Incentive-os a refletir o quanto o fato desses países terem muitas riquezas minerais tem ajudado eles a se desenvolverem.
Mostre que exportações baseadas em produtos primários, em especial bens minerais, são características comuns em países de economias menos desenvolvidas, haja vista que o valor agregado desses produtos é muito baixo se comparado a bens industrializados.
A ideia é que os alunos percebam que há espaço para o desenvolvimento tecnológico da América Latina e que o fato de possuir muitos recursos minerais não garante a riqueza da região.
Por fim, use as informações e dados obtidos por eles para justificar essa situação e peça para eles traçarem as possibilidades de desenvolvimento econômico na região.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a importância e atual dependência dos países latino-americanos da exportação de recursos minerais. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula, disponível aqui. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e inicie a aula perguntando aos alunos: qual a importância da extração mineral para as economias latino-americanas? Incentive que eles digam o que sabem sobre o assunto e qual a posição das economias latino-americanas frente à produção e ao uso de bens minerais. Relembre que a economia é dividida em setores: primário, secundário e terciário, e que o setor primário é o que exige (em média) menos tecnologia e cujos produtos têm menos valor agregado. Peça que eles citem atividades relacionadas com a extração mineral e de produtos primários. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Indague os alunos com as seguintes perguntas: qual porção da economia dos países latino-americanos está baseada na extração de recursos minerais? Existem pontos negativos e positivos nisso? Levante a discussão sobre os pontos positivos e negativos de se ter uma economia em que grande ou pequena parte das atividades econômicas está baseada na mineração. Incentive-os a participar pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa eles irão trabalhar com os alunos a sua capacidade de interpretar tabelas e gráficos, e a partir dos dados contidos neles produzir novas informações e realizar análises. Divida a turma em dois grandes grupos, mais ou menos com a mesma quantidade de alunos. Se os grupos ficarem grandes (mais de 10 componentes), é aconselhável que você forme 4 grupos (sendo que 2 grupos irão usar o mesmo material ao mesmo tempo). Envie aos alunos os arquivos da estação 1, disponível aqui, e da estação 2, disponível aqui. Ao final, os alunos devem compartilhar suas produções com toda a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Peça que, com base nas respostas que os alunos deram, eles próprios analisem, em grupo, qual a situação dos países latino-americanos e sua situação em relação à dependência econômica dos recursos minerais. Incentive-os a refletir o quanto o fato de esses países terem muitas riquezas minerais tem os ajudado a se desenvolver. Mostre que exportações baseadas em produtos primários, em especial, bens minerais, são comuns em países de economias menos desenvolvidas, haja vista que o valor agregado desses produtos é muito baixo se comparado a bens industrializados. A ideia é que os alunos percebam que há espaço para o desenvolvimento tecnológico da América Latina e que o fato de possuir muitos recursos minerais não garante a riqueza da região. Por fim, use as informações e dados obtidos por eles para justificar essa situação, e peça para eles traçarem as possibilidades de desenvolvimento econômico da região. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto disponível aqui, sobre recursos minerais. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a importância e atual dependência dos países latino americanos da exportação de recursos minerais
Habilidade (s) da Base: (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).