Plano de Aula

Plano de aula: Os desdobramentos sociais e ambientais da produção latino americana

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE24 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula utilizaremos a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos estudarão previamente um conteúdo para apresentá-los aos demais colegas.

Por isso, você pode simplesmente passar o tema para os alunos pesquisarem em fontes que eles próprios encontrarão ou então fornecer alguns materiais para eles lerem.

Devido à dinâmica dos acontecimentos, você pode querer inserir algum tema novo ou até mesmo substituir por um outro tema.

Você deverá pedir aos grupos que preparem apresentações de no máximo 9 minutos e que destaquem apenas aquilo que for mais relevante na pesquisa realizada. Diga a eles que como se eles fossem preparar uma pequena explicação sobre o tema.

Materiais necessários: Foram disponibilizados materiais para os 4 temas sugeridos inicialmente, que estão listados abaixo:

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUqc6uupNQbqPf3rr3ypzF7GnBBKbfbx3g4Q9QyzuxFuwCPXaKYRffzSQdVT/geo8-24und05-pecuaria-e-responsavel-por-65-do-desmatamento-da-amazonia.pdf

Soja é principal vetor do desmatamento, diz pesquisa do Greenpeace

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bDMHuJJky3yrfHa8sE3gZhnTrJrRUPydX4nJ2BKg32qTwySh9JHA5F4nsrH4/geo8-24und04-soja-e-principal-vetor-do-desmatamento-diz-pesquisa-do-greenpeace-carta-maior.pdf

Maquiladoras Mexicanas

Os blocos econômicos e o emprego: o caso das maquiladoras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCFnEhrFyUQWrBJpyDzgxHHawXyQh9XntD3BbBdgc5G7F4AZxqXbqxkrhhTe/geo8-24und04-os-blocos-economicos-e-o-emprego-o-caso-das-maquiladoras.pdf

As maquiladoras mexicanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nQfdBXppDpJYVGzfq9ddx878M3pFD3XWs6mywttpbecXV28yP9qRXdsBQ6bY/geo8-24und05-as-maquiladoras-mexicanas-ggn.pdf

Rompimento da Barragem de Rejeitos e outros casos similares

Indústria da Mineração (Ler pág. 10 a 15)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VFbnBQdnjrxWHNN4ME9kkaCru3rdhUtZTXMWqhagA8a2eyjeTUwkqnrrkZf/geo8-24und04-industria-da-mineracao.pdf

Rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, completa um mês

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YD88VQWTTj7hEkN4AumXajvZAFW3sHTeewZKdrJZ9s4Dh92ZEVhDgfBevXYA/geo8-24und04-rompimento-de-barragem-da-samarco-em-mariana-completa-um-mes.pdf

Tragédia da Vale em Brumadinho_ O que fazer quando empresas matam

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpzC8mbJSFQtBsWJC6h2QUvpeaEaDbMnggwKSNfkGxGwfZCHgbFSCQ2Ebk9v/geo8-24und05-tragedia-da-vale-em-brumadinho-o-que-fazer-quando-empresas-matam-brasil-el-pais-brasil.pdf

Trabalho Escravo na América Latina

Escravidão moderna atinge mais de 40 milhões no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S5vbsPQCPBnT9djDsetXeMJXtbQjVhkqfUZQ2U8XsbaeNG48UZh5u6GWNksM/geo8-24und05-escravidao-moderna-atinge-mais-de-40-milhoes-no-mundo-mundo-g1.pdf

Força-tarefa resgata 86 ‘escravos’ em fazenda de café em Goiás

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmCJKQbRKnefTxenuVzjxUxShJVnjYU7Gv7ukCUfQRM9KxufzzSxhT3vGdGf/geo8-24und05-forca-tarefa-resgata-86-escravos-em-fazenda-de-cafe-em-goias-exame.pdf

O que é considerado trabalho escravo no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJVbYuMp6eRbHrrxCSef4zPT7quBwYDgDXh2H2hWtjAPw33Gqbw3jtjqEN9w/geo8-24und05-o-que-e-considerado-trabalho-escravo-no-brasil-exame.pdf

Para você saber mais:

Nesta aula, utilizaremos uma metodologia chamada de sala de aula invertida, que exige uma preparação prévia para que seja realizada. Este plano de aula, na realidade, será a culminância da metodologia.

Para compreender um pouco melhor sobre sala de aula invertida, consulte os materiais abaixo:

O que é Sala de Aula Invertida? Disponível em: <http://www.futura.org.br/cursos-online/o-que-e-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

PAIVA, Thaís. Como funciona a sala de aula invertida? Carta Educação, 24/08/2016. Disponível em:

<http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?gclid=CjwKCAiAqt7jBRAcEiwAof2uK9E_WEQ_ZQ9PLmmXcOjaEKh10bkzuUqsYEDxby6B4nErxOlfXMgg9BoCPfcQAvD_BwE>. Acesso em: 01 Mar. 2019

Você sabe o que é a sala de aula invertida? Escola da Inteligência. Disponível em: <http://escoladainteligencia.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

Conheça a sala de aula invertida | Conexão. 2017 (26min35seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pADyAN15cZ0>. Acesso em: 01 mar. 2019

Materiais complementares sobre os assuntos tratados nessa aula:

O arco de desflorestamento na Amazônia: da Pecuária à Soja

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZQzRVRMAuxJYXruH6uPAsMHp2RyAnBMJ8YZ8EQxgWwz29uEC5jkqkhruNGx7/geo8-24und05-o-arco-de-desflorestamento-na-amazonia-da-pecuaria-a-soja.pdf

Relação entre cultivo de soja e desmatamento

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7amu23keEBtZQvZ7EqEnMBgNjt9XDZjQ9RRvEeb44EEdzHqKwAuxwp5sV9Gj/geo8-24und05-relacao-entre-cultivo-de-soja-e-desmatamento.pdf

O trabalho escravo perdura no Brasil do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJCn43U3wesCXss8HyTT4Zpfw6xxUjVdADuZ6Z9ZXSMBXErc96TYHzRcNQ6e/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-perdura-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Ler da Pág. 20 a 39)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WbAFbDx2nkaZm2GbZ2zQRCZafDU7tuB3F7vwBkjazFAR4TBas97CuakrmfbT/geo8-24und05-trabalho-escravo-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

O trabalho escravo contemporâneo na América Latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y84YeceFJhNUEzXRFtPBnnXg23wEeKJjau9En2gdwevYyaVJ5xW8H2b7tAGM/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-contemporaneo-na-america-latina.pdf

Modelos de produção e relações de trabalho no México do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d9Us7ndd3wXnetdFwZMFPEg6VgCFaw7NGuK9PD6RtsEXXzabDJyEJDSsdBWF/geo8-24und05-modelos-de-producao-e-relacoes-de-trabalho-no-mexico-do-seculo-xxi.pdf

Empresas Maquiladoras no México: Reflexos para a Mão de Obra Feminina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zvFcbPrKhWxUKn9WmNjU5VAtYcfxadKpxwf4mEF43mqBAQt8MwV6NaFhSXBK/geo8-24und05-empresas-maquiladoras-no-mexico-reflexos-para-a-mao-de-obra-feminina.pdf

O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Uv8AgGFVMmAyjmGZyHKwgdyZgTPfR4HARUXAxGdW4nhBUGJRAp6hAkyqDrtE/geo8-24und05-o-rompimento-da-barragem-de-mariana-e-seus-impactos-socioambientais.pdf

Para que este plano de aula seja aplicado, você deverá distribuir a turma em 4 grupos e distribuir os materiais para cada grupo considerando os temas. Cada grupo deverá ler um conjunto de materiais do mesmo tema para se inteirar do assunto e apresentar para os colegas de sala. Como alguns materiais podem ser um pouco longos e complexos para os estudantes, é importante que você disponibilize os materiais para eles pelo menos com 2 semanas de antecedência e se disponibilize para esclarecer dúvidas que possam vir a surgir.

Leia também os materiais sugeridos para se inteirar melhor do assunto e debater com os alunos durante a preparação das apresentações.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema para seus alunos e diga que hoje será um dia em que eles aprenderão com eles mesmos sobre o assunto a ser tratado.

Diga que ao final da aula vocês terão compartilhado vários conhecimentos trazidos por todos os alunos.

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