Plano de Aula

Plano de aula: Recursos Minerais e a transformação da paisagem

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação entre potenciais e usos dos lugares.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem de uma paisagem antes e depois da exploração mineral. Imagens de produtos derivados dessa exploração. Esse material pode ser projetado ou adaptado às condições da escola. Essas imagens podem ser alteradas de acordo com o contexto da sua região desde que o objetivo de mostrar a exploração e a transformação da paisagem sejam mantidos (Ex.: Rio Grande do Norte - exploração de sal; Santa Catarina - exploração de carvão mineral, etc.).

Imagens ou amostras de sal e quartzo; granito e brita; ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila, ou outros mais comuns em sua região.

Na ação propositiva a turma deverá ser organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://docs.google.com/document/d/1lRVF_qFt9qGjAYN2hxdXcM9DyzICrGm6Z6G-sdCSGPM/edit

Imagens:

https://docs.google.com/document/d/1ETBxVV4aQRulxDZuXYGSe1PmmtnvX2jUaJlWTmM5fwQ/edit

Link para sequência de imagens:

https://docs.google.com/document/d/1tAkizOzmrxySFEF_WxHYykLjZ7UZdoxNxqoZYHz21EQ/edit

Para você saber mais:

Neste link você encontra informações mais precisas, além de um dicionário sobre termos importantes para a aplicação do plano de aula:

Atlas Geológico do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf>. Acesso em: 15 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, ainda assim, questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos?

Apresente de forma simples o conceito do que são recursos minerais.

Para você saber mais:

Aqui você encontra um texto de apoio sobre recursos minerais:

Os recursos minerais. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.html>. Acesso em: 03 nov 2018.

Conceito retirado do atlas de recursos minerais de geologia: Os recursos minerais detêm a capacidade de alavancar a economia de uma região, gerando oportunidades de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Diversos minerais têm importância por constituírem a base do processo produtivo. Por exemplo: o calcário é a matéria-prima básica para a indústria do cimento e de corretivo de solos para a agricultura; as argilas especiais são a base das indústrias da cerâmica branca, sanitária, refratária e de isolantes elétricos; o petróleo, gás, carvão, folhelho pirobetuminoso (xisto) e turfa são geradores de energia e insumos para a indústria química.

Minério: mineral ou associação de minerais que podem, em condições favoráveis, ser trabalhados industrialmente para a extração de um ou mais metais. Por falta de designação adequada, é extensivo também aos minerais não-metálicos. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf. Data de acesso 15/11/2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA