Plano de Aula

Plano de aula: Recursos Minerais e a transformação da paisagem

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação entre potenciais e usos dos lugares.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem de uma paisagem antes e depois da exploração mineral. Imagens de produtos derivados dessa exploração. Esse material pode ser projetado ou adaptado às condições da escola. Essas imagens podem ser alteradas de acordo com o contexto da sua região desde que o objetivo de mostrar a exploração e a transformação da paisagem sejam mantidos (Ex.: Rio Grande do Norte - exploração de sal; Santa Catarina - exploração de carvão mineral, etc.).

Imagens ou amostras de sal e quartzo; granito e brita; ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila, ou outros mais comuns em sua região.

Na ação propositiva a turma deverá ser organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://docs.google.com/document/d/1lRVF_qFt9qGjAYN2hxdXcM9DyzICrGm6Z6G-sdCSGPM/edit

Imagens:

https://docs.google.com/document/d/1ETBxVV4aQRulxDZuXYGSe1PmmtnvX2jUaJlWTmM5fwQ/edit

Link para sequência de imagens:

https://docs.google.com/document/d/1tAkizOzmrxySFEF_WxHYykLjZ7UZdoxNxqoZYHz21EQ/edit

Para você saber mais:

Neste link você encontra informações mais precisas, além de um dicionário sobre termos importantes para a aplicação do plano de aula:

Atlas Geológico do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf>. Acesso em: 15 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, ainda assim, questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos?

Apresente de forma simples o conceito do que são recursos minerais.

Para você saber mais:

Aqui você encontra um texto de apoio sobre recursos minerais:

Os recursos minerais. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.html>. Acesso em: 03 nov 2018.

Conceito retirado do atlas de recursos minerais de geologia: Os recursos minerais detêm a capacidade de alavancar a economia de uma região, gerando oportunidades de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Diversos minerais têm importância por constituírem a base do processo produtivo. Por exemplo: o calcário é a matéria-prima básica para a indústria do cimento e de corretivo de solos para a agricultura; as argilas especiais são a base das indústrias da cerâmica branca, sanitária, refratária e de isolantes elétricos; o petróleo, gás, carvão, folhelho pirobetuminoso (xisto) e turfa são geradores de energia e insumos para a indústria química.

Minério: mineral ou associação de minerais que podem, em condições favoráveis, ser trabalhados industrialmente para a extração de um ou mais metais. Por falta de designação adequada, é extensivo também aos minerais não-metálicos. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf. Data de acesso 15/11/2018.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA