GE03__05UND01 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos Minerais e a transformação da paisagem
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação entre potenciais e usos dos lugares.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagem de uma paisagem antes e depois da exploração mineral. Imagens de produtos derivados dessa exploração. Esse material pode ser projetado ou adaptado às condições da escola. Essas imagens podem ser alteradas de acordo com o contexto da sua região desde que o objetivo de mostrar a exploração e a transformação da paisagem sejam mantidos (Ex.: Rio Grande do Norte - exploração de sal; Santa Catarina - exploração de carvão mineral, etc.).
Imagens ou amostras de sal e quartzo; granito e brita; ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila, ou outros mais comuns em sua região.
Na ação propositiva a turma deverá ser organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.
Material complementar:
Tabela para a atividade de sistematização: https://docs.google.com/document/d/1lRVF_qFt9qGjAYN2hxdXcM9DyzICrGm6Z6G-sdCSGPM/edit
Imagens:
https://docs.google.com/document/d/1ETBxVV4aQRulxDZuXYGSe1PmmtnvX2jUaJlWTmM5fwQ/edit
Link para sequência de imagens:
https://docs.google.com/document/d/1tAkizOzmrxySFEF_WxHYykLjZ7UZdoxNxqoZYHz21EQ/edit
Para você saber mais:
Neste link você encontra informações mais precisas, além de um dicionário sobre termos importantes para a aplicação do plano de aula:
Atlas Geológico do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf>. Acesso em: 15 nov 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, ainda assim, questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos?
Apresente de forma simples o conceito do que são recursos minerais.
Para você saber mais:
Aqui você encontra um texto de apoio sobre recursos minerais:
Os recursos minerais. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.html>. Acesso em: 03 nov 2018.
Conceito retirado do atlas de recursos minerais de geologia: Os recursos minerais detêm a capacidade de alavancar a economia de uma região, gerando oportunidades de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Diversos minerais têm importância por constituírem a base do processo produtivo. Por exemplo: o calcário é a matéria-prima básica para a indústria do cimento e de corretivo de solos para a agricultura; as argilas especiais são a base das indústrias da cerâmica branca, sanitária, refratária e de isolantes elétricos; o petróleo, gás, carvão, folhelho pirobetuminoso (xisto) e turfa são geradores de energia e insumos para a indústria química.
Minério: mineral ou associação de minerais que podem, em condições favoráveis, ser trabalhados industrialmente para a extração de um ou mais metais. Por falta de designação adequada, é extensivo também aos minerais não-metálicos. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf. Data de acesso 15/11/2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente as imagens aos alunos por meio de projeção. Caso a escola não disponha de equipamento, organize um painel com as imagens impressas ou recorte de revistas.
Estimule a observação e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos:
- O que podemos observar?
- Qual é a diferença entre elas?
- Existe alguma relação entre elas?
Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem.
Neste momento permita que os alunos se expressem livremente sem intervenções. Anote suas considerações para possível retomada no momento da sistematização da aula.
Imagens: https://docs.google.com/document/d/1ETBxVV4aQRulxDZuXYGSe1PmmtnvX2jUaJlWTmM5fwQ/edit
Fonte das imagens:
Paisagem natural do Alvão. Wikimedia commons. Disponível em:
Banco de Imagens Nova Escola
Carragosa paisagem. Wikimedia commons. Disponível em:
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Dando sequência a proposta apresente aos alunos as imagens sugeridas ou outras que mostram materiais do dia-a-dia produzidas a partir da exploração de recursos minerais. Propor os seguintes questionamentos:
- Você já viu esses materiais? Onde?
- O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza?
- Quais produtos eles originam?
Escute atentamente as observações dos alunos. Anote as considerações dos alunos para que sejam retomadas no momento da sistematização da aula.
Por meio desses questionamentos, os alunos serão levados a pensar na confecção de outros materiais a partir da exploração econômica de alguns recursos, retratados na etapa anterior. Para concluir a problematização faça o seguinte questionamento aos alunos:
- Para que podem ser usados os recursos minerais?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua os materiais da seguinte forma: sal e quartzo; granito e brita, ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila. Cada grupo deverá receber 2 materiais e uma tabela que estará disponibilizada como material complementar. Os alunos deverão propor uma utilização para cada material recebido. Para ajudar na proposta os alunos poderão observar a sequência de imagens disponíveis no arquivo a seguir que mostram a utilização de recursos minerais. Circule entre os grupos auxiliando-os sobre possíveis dúvidas.
Como adequar à sua realidade: Substitua os materiais por outros mais comuns na sua região ou por imagens dos materiais em seu estado bruto.
Link para acesso a tabela:
https://docs.google.com/document/d/1lRVF_qFt9qGjAYN2hxdXcM9DyzICrGm6Z6G-sdCSGPM/edit
Link para sequência de imagens:
https://docs.google.com/document/d/1tAkizOzmrxySFEF_WxHYykLjZ7UZdoxNxqoZYHz21EQ/edit
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Cada grupo deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Nesse momento é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia-a-dia derivam de um processo de exploração dos recursos minerais. Para finalizar, solicite que os alunos respondam o questionamento da problematização em seus cadernos:
- Para que podem ser usados os recursos minerais?
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem o uso dos recursos minerais no dia a dia e sua interferência na transformação da paisagem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e questione os alunos por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos? Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, estimule que eles observem as imagens e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos:
- O que podemos observar?
- Qual é a diferença entre elas?
- Existe alguma relação entre elas?
Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem. Neste momento, permita que eles se expressem livremente por meio de mensagens de texto ou áudio no grupo da turma. Anote suas considerações no Google Docs. As imagens para serem enviadas estão disponíveis aqui.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Envie o slide do plano original aos estudantes e grave um vídeo com a problematização, propondo os seguintes questionamentos:
- Você já viu esses materiais? Onde?
- O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza?
- Quais produtos eles originam?
- Para que podem ser usados os recursos minerais?
Oriente que eles anotem as respostas em seus cadernos.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Para esta etapa, grave uma videoaula com as orientações necessárias e a envie aos alunos junto com a tabela e as imagens a seguir:
- Tabela, disponível aqui
- Sequência de imagens, disponível aqui
Distribua os materiais entre a turma. Cada aluno deverá receber dois deles, como, por exemplo: sal e quartzo, granito e brita, ardósia e pedra pomes, grafita e talco, areia e quartzito, mármore e argila.
Os alunos deverão propor uma utilização para cada material recebido. Para ajudar na proposta, eles poderão observar a sequência de imagens que mostram a utilização de recursos minerais.
Sistematização (40 minutos- sincronamente)
Cada aluno deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização, abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Neste momento é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia a dia deriva de um processo de exploração dos recursos minerais. Organize este momento utilizando o Google Meet ou outra ferramenta que permita a realização de videochamada com a turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na resolução das tabelas da ação propositiva.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristian Oliveira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar o uso dos recursos minerais no dia-a-dia e sua interferência na transformação da paisagem.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.