Plano de Aula

Plano de aula: Recursos minerais na América Latina

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do gráfico América Latina, Caribe e grandes países exportadores de minerais: evolução das exportações de minerais em estado primário (1962-2010) para cada aluno;
  • Cópia do gráfico Distribuição dos orçamentos mundiais para a exploração mineral (2010) para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada trio;
  • Cópia do mapa Recursos Minerais para cada integrante do trio;
  • Cópia com o texto A América Latina e o comércio mundial de recursos minerais para cada integrante do trio;
  • Cópia com a Tabela Giro de Ideias para cada integrante do trio;
  • Folha de sulfite A4 ou A3, se possível;
  • Borracha, lápis preto, caneta e canetas hidrocor;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YTmWny9dh5UEq8GkrH4W3YfvZ3TbA4K7pR5uQSEVA7fZRURsJCXweASMujfQ/geo8-22und01-grafico-orcamentos-para-a-exploracao-mineral-problematizacao.pdf

  • Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Atividades (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ChrU4F3WamefksXq7tkYFaM5JUNeuU3cdpezwcPDGJwD8P9SgQtZuQtYqXjd/geo8-22und01-atividades-acao-propositiva.pdf

  • Tabela Giro de Ideias está disponível em GEO8_22UND01 - Tabela Giro de Ideias (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fNAgkNynykNW8RHJ4zpFrRRghtEBk7AbX6pyTnmJFG7KqKMaVct7qBZv6Mp/geo8-22und01-tabela-giro-de-ideias-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

  • Mapa Recursos Minerais, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Mapa Recursos Minerais (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/shrdFf3EQTQZaH4mZpWJBVEb5t9vb7YsNbM7jzxKgDmFeuKQyuUdWVTqSmjr/geo8-22und01-mapa-recursos-minerais-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

LAGOS, Gustavo; PETERS, David. O setor mineiro na América do Sul. Plataforma Democrática. Disponível em: <http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/O%20sector%20mineiro%20na%20america%20do%20sul.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.

ONU, CEPAL. Recursos naturais na União das Nações Sul-americanas (UNASUL): Situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional. Disponível em: <https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/3118-recursos-naturais-uniao-nacoes-sul-americanas-unasul-situacao-tendencias-agenda>, Acesso em: 24 jan. 2019.

____________. Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2018: as tensões comerciais exigem uma maior integração regional. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44198/4/S1800876_pt.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.

VALLS, Robert. O “vício” da América Latina pelas matérias-primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Contextos prévios: Interpretação de gráficos e mapas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais recursos minerais da América Latina e a importância deles para a economia dos países da região, a partir da interpretação de informações textuais, representações gráficas e cartográficas.

Para você saber mais:

Os minerais são compostos formados naturalmente no interior da crosta terrestre ou próximos à superfície a partir de diferentes processos físico-químicos. A maioria dos minerais estão estado sólido e, quando agrupados, formam as rochas.

Os minerais que apresentam interesse econômico são chamados de minérios. As jazidas constituem-se enquanto uma grande concentração de minérios viáveis para a extração e comercialização.

Costuma-se classificar os minerais em metálicos (como o ferro, o manganês e o cobre) e não metálicos (como o diamante e a argila). Além desses, também se identifica os minerais de origem fóssil, como o gás natural, o petróleo e o carvão natural. Os minerais são considerados recursos naturais não renováveis.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados