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Plano de aula: Recursos minerais na América Latina

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do gráfico América Latina, Caribe e grandes países exportadores de minerais: evolução das exportações de minerais em estado primário (1962-2010) para cada aluno;
  • Cópia do gráfico Distribuição dos orçamentos mundiais para a exploração mineral (2010) para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada trio;
  • Cópia do mapa Recursos Minerais para cada integrante do trio;
  • Cópia com o texto A América Latina e o comércio mundial de recursos minerais para cada integrante do trio;
  • Cópia com a Tabela Giro de Ideias para cada integrante do trio;
  • Folha de sulfite A4 ou A3, se possível;
  • Borracha, lápis preto, caneta e canetas hidrocor;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YTmWny9dh5UEq8GkrH4W3YfvZ3TbA4K7pR5uQSEVA7fZRURsJCXweASMujfQ/geo8-22und01-grafico-orcamentos-para-a-exploracao-mineral-problematizacao.pdf

  • Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Atividades (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ChrU4F3WamefksXq7tkYFaM5JUNeuU3cdpezwcPDGJwD8P9SgQtZuQtYqXjd/geo8-22und01-atividades-acao-propositiva.pdf

  • Tabela Giro de Ideias está disponível em GEO8_22UND01 - Tabela Giro de Ideias (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fNAgkNynykNW8RHJ4zpFrRRghtEBk7AbX6pyTnmJFG7KqKMaVct7qBZv6Mp/geo8-22und01-tabela-giro-de-ideias-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

  • Mapa Recursos Minerais, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Mapa Recursos Minerais (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/shrdFf3EQTQZaH4mZpWJBVEb5t9vb7YsNbM7jzxKgDmFeuKQyuUdWVTqSmjr/geo8-22und01-mapa-recursos-minerais-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

LAGOS, Gustavo; PETERS, David. O setor mineiro na América do Sul. Plataforma Democrática. Disponível em: <http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/O%20sector%20mineiro%20na%20america%20do%20sul.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.

ONU, CEPAL. Recursos naturais na União das Nações Sul-americanas (UNASUL): Situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional. Disponível em: <https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/3118-recursos-naturais-uniao-nacoes-sul-americanas-unasul-situacao-tendencias-agenda>, Acesso em: 24 jan. 2019.

____________. Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2018: as tensões comerciais exigem uma maior integração regional. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44198/4/S1800876_pt.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.

VALLS, Robert. O “vício” da América Latina pelas matérias-primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Contextos prévios: Interpretação de gráficos e mapas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais recursos minerais da América Latina e a importância deles para a economia dos países da região, a partir da interpretação de informações textuais, representações gráficas e cartográficas.

Para você saber mais:

Os minerais são compostos formados naturalmente no interior da crosta terrestre ou próximos à superfície a partir de diferentes processos físico-químicos. A maioria dos minerais estão estado sólido e, quando agrupados, formam as rochas.

Os minerais que apresentam interesse econômico são chamados de minérios. As jazidas constituem-se enquanto uma grande concentração de minérios viáveis para a extração e comercialização.

Costuma-se classificar os minerais em metálicos (como o ferro, o manganês e o cobre) e não metálicos (como o diamante e a argila). Além desses, também se identifica os minerais de origem fóssil, como o gás natural, o petróleo e o carvão natural. Os minerais são considerados recursos naturais não renováveis.

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