16537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Recursos Minerais na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a importância e atual dependência dos países latino americanos da exportação de recursos minerais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para esta aula você deverá imprimir algumas cópias dos seguintes materiais:

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Para você saber mais:

Para obter mais dados e algumas informações e análises, sugerimos a consulta e navegação pelos sites abaixo:

Resource Trade (Portal). Disponível em: https://resourcetrade.earth/data?year=2016&exporter=76&category=1&units=value. Acesso em 29 Jan. 2019

UN Comtrade Database. Disponível em: https://comtrade.un.org/. Acesso em 29 Jan. 2019

BURGOS, Pedro. Quanto tempo vão durar as reservas minerais do Brasil? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-tempo-vao-durar-as-reservas-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 29 Jan. 2019.

NAÇÕES UNIDAS, CEPAL. Recursos naturais: situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35925/S2013835_pt.pdf;jsessionid=9A65AAF354603D9BDF53798121B93442?sequence=1>. Acesso em 29 Jan. 2019

VALLS, Robert. O ‘vício’ da América Latina pelas matérias primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 29 jan. 2019

Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a diferença entre produtos primários, secundários e terciários.

Caso você tenha dúvida sobre o domínio deles sobre este conteúdo, faça uma aula antes sobre o assunto ou peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o assunto.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes pedindo para eles relacionarem a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento de um país.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive que eles digam o que sabem sobre o assunto e qual a posição das economias latino-americanas frente a produção e uso de bens minerais.

Relembre que a economia é dividida em setor primário, secundário e terciário e que o setor primário é o que exige (em média) menos tecnologia e cujos produtos tem menos valor agregado.

Peça para que eles citem atividades relacionadas com a extração mineral e produtos primários.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Indague as perguntas acima aos alunos e levante um pouco a discussão sobre os pontos positivos e negativos de ter uma economia onde grande ou pequena parte das atividades econômicas está baseada na mineração.

Quando a discussão evoluir e alguns argumentos a favor e contra já tiverem sido apresentados, convide-os para conhecer alguns dados passe para a próxima etapa.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesta ação propositiva, você irá trabalhar com os alunos a sua capacidade de interpretar tabelas e gráficos e a partir dos dados contidos neles produzir novas informações e realizar análises.

É possível que os alunos precisem do seu apoio para as análises, então esteja atento ao andamento das atividades.

Divida a turma em 2 grandes grupos mais ou menos com a mesma quantidade de alunos. Separe os grupos em 2 diferentes cantos da sala e deixe os um dos materiais disponibilizados para cada um dos grupos.

Se os grupos ficarem grandes (mais de 10 componentes) é aconselhável que você imprima duas vezes cada material e forme 4 grupos (sendo que 2 grupos vão usar o mesmo material ao mesmo tempo).

Avise aos grupos que eles terão 15 minutos para cada atividade.

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Estação 1: Maiores produtores de minerais.

Nesta estação, os alunos deverão observar as tabelas e dados disponibilizados e responder às seguintes perguntas:

  • Em quais minerais há países da América Latina com destaque na produção? Cite os principais exemplos.
  • O Brasil pode se tornar rico com a exploração de Nióbio? Justifique.
  • Diante do que vocês observaram, a América Latina pode se utilizar seus recursos minerais como instrumento para o desenvolvimento da região?
  • Levante alternativas possíveis para utilizar melhor a riqueza e a diversidade de recursos minerais verificada.

Estação 2: Exportações dos Países latino-americanos e países desenvolvidos

Nesta estação, os alunos deverão observar os gráficos disponibilizados e responder às seguintes perguntas:

  • Entre o grupo de países observados, quais são os 5 que tem maior porcentagem de suas exportações baseada em produtos minerais? Em que continente esses países se encontram?
  • Separe os países da América Latina dos demais países do mundo (em sua maioria países desenvolvidos) e observe qual grupo de países se destaca na exportação de produtos minerais.
  • Entre os 3 tipos de produtos mais exportados pelo Brasil, quantos podem ser classificados como primários, secundários e terciários?
  • Na América Latina há algum país que se destaca na exportação de produtos que não sejam primários ? Tente justificar essa observação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que, com base nas respostas que os alunos deram, eles próprios analisem em grupo qual a situação dos países latino americanos e sua situação em relação à dependência econômica dos recursos minerais.

Incentive-os a refletir o quanto o fato desses países terem muitas riquezas minerais tem ajudado eles a se desenvolverem.

Mostre que exportações baseadas em produtos primários, em especial bens minerais, são características comuns em países de economias menos desenvolvidas, haja vista que o valor agregado desses produtos é muito baixo se comparado a bens industrializados.

A ideia é que os alunos percebam que há espaço para o desenvolvimento tecnológico da América Latina e que o fato de possuir muitos recursos minerais não garante a riqueza da região.

Por fim, use as informações e dados obtidos por eles para justificar essa situação e peça para eles traçarem as possibilidades de desenvolvimento econômico na região.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para esta aula você deverá imprimir algumas cópias dos seguintes materiais:

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Para você saber mais:

Para obter mais dados e algumas informações e análises, sugerimos a consulta e navegação pelos sites abaixo:

Resource Trade (Portal). Disponível em: https://resourcetrade.earth/data?year=2016&exporter=76&category=1&units=value. Acesso em 29 Jan. 2019

UN Comtrade Database. Disponível em: https://comtrade.un.org/. Acesso em 29 Jan. 2019

BURGOS, Pedro. Quanto tempo vão durar as reservas minerais do Brasil? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-tempo-vao-durar-as-reservas-minerais-do-brasil/>. Acesso em: 29 Jan. 2019.

NAÇÕES UNIDAS, CEPAL. Recursos naturais: situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/35925/S2013835_pt.pdf;jsessionid=9A65AAF354603D9BDF53798121B93442?sequence=1>. Acesso em 29 Jan. 2019

VALLS, Robert. O ‘vício’ da América Latina pelas matérias primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 29 jan. 2019

Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a diferença entre produtos primários, secundários e terciários.

Caso você tenha dúvida sobre o domínio deles sobre este conteúdo, faça uma aula antes sobre o assunto ou peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes pedindo para eles relacionarem a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento de um país.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive que eles digam o que sabem sobre o assunto e qual a posição das economias latino-americanas frente a produção e uso de bens minerais.

Relembre que a economia é dividida em setor primário, secundário e terciário e que o setor primário é o que exige (em média) menos tecnologia e cujos produtos tem menos valor agregado.

Peça para que eles citem atividades relacionadas com a extração mineral e produtos primários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Indague as perguntas acima aos alunos e levante um pouco a discussão sobre os pontos positivos e negativos de ter uma economia onde grande ou pequena parte das atividades econômicas está baseada na mineração.

Quando a discussão evoluir e alguns argumentos a favor e contra já tiverem sido apresentados, convide-os para conhecer alguns dados passe para a próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesta ação propositiva, você irá trabalhar com os alunos a sua capacidade de interpretar tabelas e gráficos e a partir dos dados contidos neles produzir novas informações e realizar análises.

É possível que os alunos precisem do seu apoio para as análises, então esteja atento ao andamento das atividades.

Divida a turma em 2 grandes grupos mais ou menos com a mesma quantidade de alunos. Separe os grupos em 2 diferentes cantos da sala e deixe os um dos materiais disponibilizados para cada um dos grupos.

Se os grupos ficarem grandes (mais de 10 componentes) é aconselhável que você imprima duas vezes cada material e forme 4 grupos (sendo que 2 grupos vão usar o mesmo material ao mesmo tempo).

Avise aos grupos que eles terão 15 minutos para cada atividade.

Maiores produtores de minerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D5YmjZnXR3YzMv3pvaERM23H9BPHHeFqKfQstJG5yNqDYDph7nkwpK7KSXdF/g-geo8-24und01-maiores-produtores-de-minerais.pdf

Matriz Exportação Países: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G7p2jE7Z4jvJnGRTSEhUBd6DRgygaxVcASFPjWrKRnTmQaDDtJ8VD5JuBsDT/g-geo8-24und01-matriz-exportacao-paises.pdf

Estação 1: Maiores produtores de minerais.

Nesta estação, os alunos deverão observar as tabelas e dados disponibilizados e responder às seguintes perguntas:

  • Em quais minerais há países da América Latina com destaque na produção? Cite os principais exemplos.
  • O Brasil pode se tornar rico com a exploração de Nióbio? Justifique.
  • Diante do que vocês observaram, a América Latina pode se utilizar seus recursos minerais como instrumento para o desenvolvimento da região?
  • Levante alternativas possíveis para utilizar melhor a riqueza e a diversidade de recursos minerais verificada.

Estação 2: Exportações dos Países latino-americanos e países desenvolvidos

Nesta estação, os alunos deverão observar os gráficos disponibilizados e responder às seguintes perguntas:

  • Entre o grupo de países observados, quais são os 5 que tem maior porcentagem de suas exportações baseada em produtos minerais? Em que continente esses países se encontram?
  • Separe os países da América Latina dos demais países do mundo (em sua maioria países desenvolvidos) e observe qual grupo de países se destaca na exportação de produtos minerais.
  • Entre os 3 tipos de produtos mais exportados pelo Brasil, quantos podem ser classificados como primários, secundários e terciários?
  • Na América Latina há algum país que se destaca na exportação de produtos que não sejam primários ? Tente justificar essa observação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que, com base nas respostas que os alunos deram, eles próprios analisem em grupo qual a situação dos países latino americanos e sua situação em relação à dependência econômica dos recursos minerais.

Incentive-os a refletir o quanto o fato desses países terem muitas riquezas minerais tem ajudado eles a se desenvolverem.

Mostre que exportações baseadas em produtos primários, em especial bens minerais, são características comuns em países de economias menos desenvolvidas, haja vista que o valor agregado desses produtos é muito baixo se comparado a bens industrializados.

A ideia é que os alunos percebam que há espaço para o desenvolvimento tecnológico da América Latina e que o fato de possuir muitos recursos minerais não garante a riqueza da região.

Por fim, use as informações e dados obtidos por eles para justificar essa situação e peça para eles traçarem as possibilidades de desenvolvimento econômico na região.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano