GEO8_24UND04 - Tabela Importações e Exportações
Plano de Aula
Plano de aula: Economia Latino Americana
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Material complementar:
Tabela Importações e Exportações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf
Comparação de preços Minério e Automóvel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8yJVfNsaJQhPkVzc3HRBxCNd7enrNfCVr9etxS2TApZE8mEgYQ7QuQdUWWQH/geo8-24und04-comparacao-de-precos-minerio-e-automovel.pdf
Para você saber mais:
As 3 economias da América Latina próximas de se tornarem as maiores decepções de 2018. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/09/as-3-economias-da-america-latina-proximas-de-se-tornarem-as-maiores-decepcoes-de-2018.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.
Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2018. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44338/1/S1801133_pt.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2019.
ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.
Perspectivas para a economia da América Latina e Caribe em 2019. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78 noticias/585996-perspectivas-para-a-economia-da-america-latina-e-caribe-em-2019>. Acesso em: 07 mar. 2019.
TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.
Contextos prévios: Antes de utilizar este plano de aula você de se certificar que os estudantes já tenham uma boa noção sobre as características das economias da América Latina. Por isso, é importante que antes de trabalhar esse tema vocês já tenham discutido sobre a dependência dos países da exportação de produtos primários e da dependência tecnológica da América Latina das economias mais desenvolvidas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e tente relembrar as aulas e temas acerca das economias latino-americanas que você já tenha trabalhado com a turma. Pergunte a eles como eles enxergam a América Latina no contexto econômico global como forma de introdução ao assunto e então siga para o próximo slide.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.
Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).
Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)
Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.
Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf
Para você saber mais:
ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.
TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.
Contextualização
Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.
Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).
Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)
Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.
Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf
Para você saber mais:
ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.
TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.
Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.
No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.
Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.
Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.
Problematização
Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.
Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.
No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.
Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.
Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.
Problematização
Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.
Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.
No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.
Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.
Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Forme grupos de 4 alunos e proponha a eles que realizem um breve debate entre si, elaborando propostas e colocando-as em forma de mensagem a ser direcionada ao chefe do executivo federal (Presidente da República).
A ideia é que seja apenas um exercício reflexivo, então a mensagem pode ser feita sem grandes formalidades.
Supervisione o trabalho para que os alunos consigam realizar o debate e escrever as mensagens no tempo estabelecido.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Peça para que os grupos leiam seus textos/ conclusões e observe os pontos de divergência e convergência entre as propostas para promover um rápido debate.
Aproveite para explorar o potencial de integração econômica entre os países através da criação de blocos econômicos e da industrialização dos próprios países da região para se abastecerem entre si.
Destaque a importância da intervenção/ condução das políticas dos estados para fomentar essas mudanças e essa cooperação regional.
Use exemplos atuais positivos e negativos de cooperação que ajudam ou atrapalham esses acordos de desenvolvimento mútuo.
Leve os alunos a compreender os desafios do posicionamento econômico e das políticas de estado dos países latino-americanos na economia global, mostrando que o fortalecimento do comércio entre eles e o investimento na produção de produtos com mais tecnologia pode fazer com que os recursos circulem mais dentro do continente evitando sua evasão para países desenvolvidos e fortalecendo as economias emergentes.
Como opção, se você quiser fomentar a participação dos estudantes nos assuntos de interesse nacional e incentivá-los a serem cidadãos mais participantes nas políticas pública, reserve outra aula ou outro momento para reunir as propostas de todos os grupos num só documento e enviá-lo à presidência da república em nome de toda a turma.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender os desafios do posicionamento latino-americano na economia global. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Apresente aos estudantes o tema da aula e tente relembrar as aulas acerca das economias latino-americanas que você já trabalhou com a turma. Pergunte a eles como enxergam a América Latina no contexto econômico global, como forma de introdução ao assunto, e então siga para o próximo slide. Faça a pergunta: vamos comparar as exportações e importações de alguns países da América Latina? Envie aos alunos as tabelas disponíveis aqui. Use as tabelas para provocar os alunos a respeito da dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos, e pergunte se isso é positivo para os países da região. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos: será que a matriz de importações/exportações é favorável aos países latino-americanos? Eles deverão perceber que, embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. Envie à turma o arquivo disponível aqui. Explique que é um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e comentem o que a América Latina vende e o que compra. Incentive-os a discutir e enviar mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Forme grupos de 4 alunos e, com base nas informações e discussões realizadas até o momento, proponha a eles que promovam um breve debate entre si, elaborando propostas e colocando-as em forma de mensagens a serem direcionadas ao governador do seu estado. A ideia é que seja apenas um exercício reflexivo, então a mensagem pode ser feita sem grandes formalidades. Tempo estimado: 35 minutos.
Sistematização
Solicite que eles gravem mensagens lendo seus textos/conclusões, e observe os pontos de divergência e convergência entre as propostas para promover um rápido debate. Aproveite para explorar o potencial de integração econômica entre os países através da criação de blocos econômicos e da industrialização dos próprios países da região, para se abastecerem entre si. Destaque a importância da intervenção/condução das políticas dos estados para fomentar essas mudanças e essa cooperação regional. Use exemplos atuais positivos e negativos de cooperação que ajudam ou atrapalham esses acordos de desenvolvimento mútuo. Leve os alunos a compreender os desafios do posicionamento econômico e das políticas de estado dos países latino-americanos na economia global, mostrando que o fortalecimento do comércio entre eles e o investimento na produção de produtos com mais tecnologia pode fazer com que os recursos circulem mais dentro do continente, evitando sua evasão para países desenvolvidos e fortalecendo as economias emergentes. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário disponível aqui, sobre globalização. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os desafios do posicionamento latino americano na economia global.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).